TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PREVALÊNCIA DA HIPERTENSÃO ARTERIAL COM GRADUANDOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA FACULDADE UNIPLAN.

Dissertações: PREVALÊNCIA DA HIPERTENSÃO ARTERIAL COM GRADUANDOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA FACULDADE UNIPLAN.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2014  •  3.027 Palavras (13 Páginas)  •  439 Visualizações

Página 1 de 13

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

PREVALÊNCIA DA HIPERTENSÃO ARTERIAL COM GRADUANDOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA FACULDADE UNIPLAN.

AUTOR: WILIAN CARLOS FERREIRA DE SOUZA

ORIENTADOR: Prof. Dr. KEILA POES

BRASÍLIA - DF

2014

WILIAN CARLOS FERREIRA DE SOUZA

PREVALÊNCIA DA HIPERTENSÃO ARTERIAL COM GRADUANDOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA FACULDADE UNIPLAN.

Pré projeto apresentado ao curso de graduação em Educação Física do Centro Universitário Planalto do Distrito Federal, como requisito parcial para obtenção do título de Licenciado em Educação Física.

Orientador: Prof. Dr. Keila Lopes.

Brasília – DF

2014

Introdução

As doenças que antes só atingia os idosos, hoje estão entre os adolescentes e crianças, devido a falta de acompanhamento dos pais ser irrelevante na saúde de seus filhos. O Brasil por sua vez esta se tornando uma potencia mundial, isso faz com que sua renda per capita aumente e nisso os pais tão uma renda aos seus filhos e não importa com que vão gastar. Com isso adolescente e crianças come o que quiser nas ruas como, salgados, doces e balas, e o fast-food. O fast-food acaba se tornando o almoço e janta deles e acaba se esquecendo o que realmente é importante para a saúde. A falta de atividade física ordinalmente deixado de lado pelos adolescentes e crianças é de numero alarmante, devido o acesso fácil a celulares com internet, tablet psp , notebook e computadores em casa,nisso acontece com que esses jovens deixem de procurar uma atividade física onde posso movimentar seus corpos e mentes,trabalhando seus aspectos cognitivos sócias,afetivos e motores,interagindo com a saúde e a sociedade.

A Pressão arterial pode ser definida de uma forma bastante simples,como sendo a força que o próprio sangue,depois de bombeado pelo seu músculo cardíaco,exerce sobre as paredes dos seus vasos sanguíneos enquanto percorre cada milímetro do seu corpo, garantindo assim que todo ele receberá a visita do seu sangue. É indispensável que todo o seu organismo seja bombeado pelo seu sangue, pois sem isto este vai ficar sem circulação, podendo ate sentir algumas zonas do corpo sem reação, ou mesmo dormentes.

Hipertensão, normalmente chamada de pressão alta, é ter a pressão arterial, sistematicamente, igual ou maior que 14 por 9. A Pressão se eleva por vários motivos, mas principalmente porque os vasos sanguíneos nos quais o sangue circula se contraído. O coração e os vasos podem ser comparados a uma torneira aberta ligada a vasos esguichos. Se fecharmos a ponta dos esguichos a pressão lá dentro aumenta. O mesmo ocorre quando o coração bombeia o sangue. Se os vasos são estreitados a pressão sobe.

A Pressão alta ataca os vasos sanguíneos, coração, rins e cérebro. Os vasos são recobertos internamente por uma camada muito fina e delicada, que é machucada quando o sangue está circulando com pressão elevada. Com isso, os vasos se tornam endurecidos e estreitados podendo, com o passar dos anos, entupir ou romper. Quando o entupimento de um vaso acontece no coração, causa a angina que pode ocasionar um infarto. No cérebro, O entupimento ou rompimento de um vaso, leva ao derrame cerebral ou AVC, acidente vascular cerebral. Nos Rins podem ocorrer alterações na filtração até a paralisação dos órgãos. Todas essas situações são muito graves e podem se evitadas com o tratamento adequado, bem conduzido por médicos e remédios controlados. (Doutor, José Pedro, 2011). Desta forma, o presente estudo terá com o objetivo de verificar a pressão arterial e a atividade física dos alunos do município de Novo Gama - GO, do entorno de Brasília-DF.

Justificativa

Viagens, festas e baladas, namoros ou simples ficadas, esportes radicais, ou sedentarismo, clubes, sauna e piscina, amigos e paqueras. Assim é a rotina dos adolescentes e todas as inúmeras atividades desempenhadas por eles nesta fase da vida. No percurso estão também alguns hábitos que os levam a contrair doenças sem perceber. Muitas vezes doenças. No entanto, alguns adolescentes desenvolvem doenças crônicas que duram por anos ou mesmo a vida toda, como resultado de fatores genéticos (herdados) relacionados com fatores ambientais, ou uma combinação de ambos. a Hipertensão Arterial hoje é uma epidemia mundial a, é um dos tipo de doenças que são descobertas somente na face adulta por ela ser silenciosa e maléfica,essa doença não tem cura,vai levar pelo o resto da vida, com isso, com atividades físicas, tratamentos adequados e orientação pelo um médico, nada impede que suas atividades diárias sejam normais. Entendemos o conceito de doença é à partir do ponto de em que somos atingidos conosco ou com alguém próximo a nós. É a partir dai que vamos analisar os casos. Se posicionado na perspectiva piagetiana, alguns autores defendem a ideia de que, assim como, cognitivamente, tanto a criança como o adolescente passa por estágios que possuem suas características próprias, haveria diferenças marcantes na concepção de doença, derivadas destes. Outros pesquisadores se contrapõem a isso, sustentando que o entendimento das crianças sobre doença depende muito mais de informações a ela fornecidas, superando muitas vezes os limites impostos pelas fases de desenvolvimento. (REVISTA ADOLESCÊNCIA E SAÚDE). Na maioria dos casos visto em reportagem e questionário vistos pela a ultima fez no dia 15 de março de 2013 pelo o programa globo repórter, as causas são detectadas na maioria dos entrevistados pela a má a alimentação, sedentarismo, obesidade, falta de atividade física e nível de colesterol alto.Isso são determinantes para obter diabetes e hipertensão em qualquer individuo. Buscando compreender como isso ocorre, essa pesquisa terá como objetivo investigar se há

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com