TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PREVENÇÃO DO PROJETO DE DROGAS

Trabalho acadêmico: PREVENÇÃO DO PROJETO DE DROGAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2014  •  Trabalho acadêmico  •  1.140 Palavras (5 Páginas)  •  418 Visualizações

Página 1 de 5

PROJETO DE PREVENÇÃO DE DROGAS

CURSO DE PREVENÇÃO DO USO DE DROGAS PARA EDUCADORES DE ESCOLAS PÚBLICAS:

Escola estadual padre Miguel, Minas Gerais

Cursista: LÍLIAN CRISTINA DO CARMO ALVES

1. Introdução

A Escola Estadual Padre Miguel é localizada na Praça Jose Augusto de Carvalho, nº127 centro Simonesia MG.

A escola conta com uma ótima estrutura, bem localizada fácil acesso, conta com uma excelente equipe de trabalho. Atende a demanda regional contando assim com ensino fundamental e médio, funcionando em três turnos sendo que o turno noturno ainda conta com cursinhos pré- vestibulares. Partes de nossos alunos são da zona rural. Isso nos da uma alta complexidade de numero de estudante jovens e adultos sem contar com as crianças.

Na atualidade, a palavra droga está associada a substâncias que alteram estados da mental, proporcionando experiências de prazer ou desprazer que são capazes de levar parte de seus usuários ao uso contínuo e à dependência. Drogas tornaram-se sinônimo de coisas ruins ou de situações indesejadas. Até muito recentemente quase todos os medicamentos eram feitos à base de vegetais, embora tenhamos ainda hoje muitos vegetais como medicamentos. Atualmente, a medicina define droga como sendo: qualquer substância capaz de modificar o funcionamento dos organismos vivos, resultando em mudanças fisiológicas ou de comportamento (OMS, 1978). Existem drogas capazes de alterar o funcionamento mental ou psíquico - são denominadas “drogas psicotrópicas” ou simplesmente “psicotrópicas”. Desse modo, drogas psicotrópicas são aquelas que atuam sobre o nosso cérebro, alterando nossa maneira de sentir, de pensar e, muitas vezes, de agir. Estas alterações do nosso psiquismo não são iguais para toda e qualquer droga. Cada substância é capaz de causar diferentes reações. Uma parte das drogas psicotrópicas é capaz de causar dependência. Essas substâncias receberam a denominação de drogas de abuso, devido ao uso descontrolado observado com frequência entre os seus usuários.

Qual o perfil socioeconômico e sociocultural desse público? A economia dessa região vem da produção do café. É ele que predomina em nossa região, sendo assim a fonte de renda dos moradores da zona rural e o sustendo do comercio local. Culturalmente são povos com grau de instrução bem elevados. A taxa de analfabetismo também é baixa sendo que as mulheres de nossa região também trabalham nas lavouras e outros buscando cada dia mais suas independências.

Que aspectos históricos da instituição vale ressaltar? Podemos ressaltar sobre a parceria com Pronatec o qual a escola esta de braços abertos para acolher com cursos para melhor desempenho da comunidade, também pela iniciativa de aderir os cursinhos pré-vestibulares o qual ajudam dando suporte aos alunos que iram ingressar na faculdade. Outra coisa muito importante é a parceria juntamente com a Policia Militar local a qual da um grande suporte na área escolar sendo que contamos com grandes números de jovens que estuda no período noturno.

Que recursos pedagógicos estão disponíveis?

Verificamos a existência dos seguintes recursos: reto projetor; computadores, tanto exclusivos para professores como os disponíveis para alunos; data show; aparelho de DVD; equipamentos para aulas de educação física; biblioteca.

A escola conhece o perfil das famílias dos estudantes?

A escola conta com a participação da comunidade a qual faz conhecer bem a realidade de cada aluno, ou seja, das famílias as quais estão inseridas.

Como vocês caracterizam o desempenho escolar dos estudantes? Ótimo, pois índice de reprovação aqui é baixo a maioria dos alunos trabalha e se esforçam para obterem boa nota.

Como é o relacionamento dos estudantes com os professores e funcionários e vice-versa?

É um relacionamento de amigos e muito respeito.

Quais são as atividades escolares de maior interesse dos estudantes?

Interpretações de textos com temas da atualidade. Apresentações de trabalhos de forma teatrais; educação física.

Quais são as atividades sociais, culturais e comunitárias preferidas por eles? Em nossa cidade temos o instituto Pagus o qual elaboramos projetos para uma feira de ciência que fica montada na cidade.

Com instantes de trabalhos realizados pelos próprios alunos eles gostam muito e contamos com a participação das escolas vizinhas. Também grande parte ajuda nos trabalhos evangélicos da comunidade.

De que forma vocês poderiam conhecer melhor os estudantes? Com uma parceria já existente em contato com a família e dinamicamente na elaboração de outros projetos extracurriculares os quais nos proporcionam maior convívio com esses alunos.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com