TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRINCIPAIS MEDIDAS MUNICIPAIS PARA A CONTENÇÃO DA COVID19 PREFEITURA DE BERNARDÓPOLIS

Por:   •  7/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.805 Palavras (12 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

1.0        TAREFA 1 - DESENVOLVIMENTO ECONOMICO        4

1.1        Impactos econômicos e sociais da pandemia        4

1.2        Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)        4

1.3        Índice de Geni (IG)        5

2.0        TAREFA 2 - DIREITO PUBLICO        6

2.1        Competência legislativa dos Estados-membros        6

2.2        Competência prevista para o município        6

3.0        TAREFA 3 - LICITAÇÃO, CONTATRATOS E TERCEIRIZAÇÃO        7

4.0        TAREFA 4: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA GESTÃO PÚBLICA        8

5.0        TAREFA 5: PLANEJAMENTO URBANO E AMBIENTAL        9

CONCLUSÃO        10

REFERÊNCIAS        11


  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como abordagem o tema Principais medidas municipais para a contenção da COVID19. Contaremos com essa proposta para que ocorra a fixação do conteúdo ministrado durante o semestre.

Bernardópolis, fica localizada na região sul do Brasil e possui em torno de 550.000 habitantes, é a segunda cidade mais populosa de seus Estado. Eleonora é a prefeita da cidade, e está preocupada com a situação a qual se encontra no momento que todos nós estamos passando frente essa pandemia do COVID 19.

Uma das duas principais atribuições nesse momento delicado é com a saúde e segurança da sua população, quanto com a saúde financeira de sua cidade.  Por isso, é necessária a realização de pesquisas para garantir que o poder administrativo acate as decisões, a transparência e, principalmente, a segurança quando a administração municipal passa por uma crise macroeconômica, sem afetar a saúde dos cidadãos que nela residem.

A cidade tem um alto índice de crescimento operacional, seu ponto forte é a produção de café e algodão e o comercio local e bem desenvolvido, principalmente no seguimento imobiliário e construção civil. Tem um dos maiores índices de potencial de consumo (IPC) de sua região. Com o avanço da pandemia o Brasil, afetou o sistema de saúde do pais e em Bernardópolis não está sendo diferente, pois a saúde das pessoas e da cidade está em primeiro lugar, para que todos possam sair juntos dessa.

Buscaremos aplicar e compreender conceitos pertinentes estudados ao longo do semestre, diante das matérias que foram aplicadas aos fundamentos de Desenvolvimento Econômico, Direito Público, Licitação Contratos e Terceirização, Tecnologia da Informação na Gestão Pública e Planejamento Urbano e Ambiental. Este trabalho é baseado em estudos de caso e métodos de revisão bibliográfica, para que possíveis desdobramentos possam ser compreendidos por meio da aplicação teórica e prática do conteúdo da pesquisa.

 


  1. TAREFA 1 - DESENVOLVIMENTO ECONOMICO

  1. Impactos econômicos e sociais da pandemia

Durante esse período de pandemia muitas pessoas sofreram juntos, pois impactou na vida de muita gente, principalmente em jovens, pois muitas escolas tiveram que fechar suas portas para o bem e a segurança de os seus alunos, também, muitos exames e eventos tiveram que ser adiados, inúmeras outras atividades tiveram que ser totalmente cancelados ou até mesmo reduzidas, a área da saúde teve que ser limitada. Até mesmo as socializações entre familiares e amigos tiveram que ser canceladas, deixadas para um outro momento, pois a saúde de todos estava em primeiro plano. Para muitos jovens e adolescentes, viver em tais circunstâncias pode ser um tanto difícil e complicado, aderir o novo normal não é uma tarefa fácil, tanto para o bem-estar, físico e mental.

O novo corona vírus é um vírus que até hoje é um grande desafio para muitos pesquisadores, muito pouco se sabe a respeito dele, sabemos que causam doenças respiratórias gravíssimas, muitas pessoas podem ir a óbito.

As estimativas de infectados e mortos competem diretamente com o impacto no sistema de saúde, a exposição de grupos e grupos vulneráveis, o sistema financeiro e o suporte econômico da população, a saúde mental das pessoas em confinamento e as preocupações com o risco de doença. Doença e morte, consiga itens básicos como comida, remédios, transporte, etc.

Os impactos causados pela pandemia do COVID 19 foram inúmeros, desde março quando tivemos os primeiros casos no Brasil, o pais inteiro passou por situações complicadas, tanto na falta de equipamento na área da saúde, quanto a desempregos gerados por muitas empresas que tiveram que fechar suas portas devido a pandemia e não puderam ter seus rendimentos mensais para conseguir manter seus negócios de pé. Muitos comerciantes tiveram que fechar as portas de seus estabelecimentos e colocar muitos empregados para a rua, pois não tinham rendimentos, outros depois de um tempo conseguiram reabrir seus negócios.

  1. Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)

O IDH foi criado em 1990 para enfatizar que as pessoas e suas capacidades devem ser os critérios finais para avaliar o desenvolvimento de um país, não o crescimento econômico sozinho, é uma unidade de medida usada para medir o grau de desenvolvimento de uma determinada sociedade em termos de educação, saúde e renda. O Índice de Desenvolvimento Humano também pode ser usado para questionar as escolhas políticas de um país e como dois países com o mesmo nível de renda nacional bruta per capita têm efeitos diferentes no desenvolvimento humano. Essas comparações provocarão debates sobre as prioridades das políticas governamentais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.2 Kb)   pdf (204.4 Kb)   docx (47 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com