TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRINCÍPIOS E PRÁTICA DE GESTÃO

Por:   •  6/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.661 Palavras (11 Páginas)  •  1.416 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 2]

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Curso de Pedagogia

MÓDULO:

PRINCÍPIOS E PRÁTICA DE GESTÃO – 100h

UNIDADE 1

GESTÃO ESCOLAR: CONCEITOS FUNDAMENTAIS

 Questões obrigatórias para o dossiê

  1. O conceito de gestão escolar foi criado para substituir o termo administração escolar. Aponte cinco motivos para a efetivação deste termo.

Esta transição ocorreu devido a ampliação do trabalho do gestor, pois os movimentos de abertura políticas que ocorreram no país promoveram novos conceitos e valores ligados a idéia de autonomia escolar participação da comunidade , criando escolas comunitárias cooperativas e associação de pais.

  1. Quais são as cinco áreas da gestão escolar? Explique-as.

Gestão Pedagógica: envolve o aspecto educativo e pedagógico,visa a implementação, acompanhamento e avaliação do Projeto Político Pedagógico onde se estabelece os objetivos e a linha de atuação para o ensino, acompanha-se a elaboração dos conteúdos e se avalia os rendimentos das propostas pedagógicas, dos objetivos e do cumprimento das metas.

Gestão participativa e estratégica: Promove a participação e o relacionamento entre escola e comunidade.

Gestão de pessoas : Promove a integração entre pais alunos funcionários professores assegurando o trabalho em equipe e os aspectos qualitativos e quantitativos.

Gestão administrativa: Trata-se do gerenciamento da parte física, burocrática e institucional, administrando serviços de apoio, recursos físicos e financeiros.

Gestão de resultados (avaliação): Gerenciar os índices escolares quanto ao ensino-aprendizagem.  

  1. Caracterize e exemplifique as competências esperadas para um gestor: competência política, competência afetiva e competência administrativa.

Competência política: quando o gestor através de sua articulação faz com que as decisões advindas  de várias discussões sejam compartilhadas e viabilizadas, realiza o gerenciamento do fluxo de trabalho de forma transparente e participativa.

Competência afetiva: capacidade de se relacionar com as pessoas, pais, professores, funcionários respeitando suas particularidades.

Competência administrativa: articular de maneira democrática o planejamento escolar e viabilizá-lo politicamente.

  1. Sintetize o perfil do gestor escolar (Mínimo de 15 linhas).

Um gestor escolar deve promover a integração entre a comunidade, favorecendo a formação de redes de apoio,pesquisar e aprimorar o cotidiano escolar, colocar em prática os princípios e diretrizes da administração pública, avaliar o desenvolvimento da proposta pedagógica e aprimorá-la quando necessário,promover a enriquecimento da proposta pedagógica através de formação continuada.

Articular e executar as políticas educacionais, ser líder mediador, valorizar a gestão participativa, promover ações voltadas para o contexto sócio-econômico e cultural do entorno escolar, da comunidade local incorporando as demandas aos propósitos pedagógicos da escola.

  1. Defina gestão democrática ou participativa e relate como ela pode contribuir com a implementação de mudanças na escola.

UNIDADE 2

GESTÃO DEMOCRÁTICA: CONTEXTO HISTÓRICO E LEGAL

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Argumente sobre o contexto histórico que delineou a proposta da gestão democrática.

Durante o contexto histórico a proposta da gestão democrática foi se delineando através da queda do poder autoritarismo, porém essa visão de novo gestão era privilégio para poucos.

Somente em 1998 a gestão democrática foi contemplada legalmente impulsionando novas idéias de democracia no país.

Após esse período é que foi possível realizar a votação para a escolha do diretor escolar pela comunidade, escolhendo alguém que pudesse atender as necessidades da comunidade,houve também neste período a implantação do PPP, onde o mesmo passou a ser construído pela participação da própria comunidade escolar o que resultou sem dúvida em um grande avanço na história da gestão.

2. Destaque dez competências que o gestor necessita desenvolver para dar conta de sua imensa tarefa.

3. Como a gestão democrática está contemplada na legislação nacional?

Está contemplada na Lei 9394/96 nos artigos 12/14 e 15 onde é determinada que as normas da Gestão Democrática devam atender as peculariedades locais, a participação dos profissionais da educação na elaboração do PPP, e na participação da comunidade em conselhos escolares.

4. Argumente sobre as principais dificuldades quanto à concretização da gestão democrática no interior da escola, apontando caminhos e/ou alternativas para superar tais desafios.

R: Principais dificuldades no interior da escola:

  • Resistência à socialização do poder
  • Visão patrimonialista;
  • Comodismo;
  • Falta de conhecimento;
  • Medo e resistência à mudança.

Para superar estes desafios é necessário que o gestor esteja empenhado na causa, trazendo a comunidade para a escola e criando uma competência afetiva onde seu objetivo principal deva ser conhecer cada um, suas necessidades e habilidades e usar isto a favor de sua gestão.

5. Pesquise, na internet, sobre a “Escola da Ponte” e apresente uma análise sobre a prática empreendida por José Pacheco na referida escola, considerando a proposta da gestão democrática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)   pdf (267.1 Kb)   docx (97.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com