TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRINCÍPIOS ORIENTATIVOS DA IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA DE VALOR EFICAZ

Tese: PRINCÍPIOS ORIENTATIVOS DA IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA DE VALOR EFICAZ. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  Tese  •  593 Palavras (3 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 3

DIRETRIZES PARA A IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE CUSTOS EFICAZ

O Sistema de Custos é um conjunto de técnicas e recursos para que a empresa possa acompanhar seus gastos.

A primeira diretriz é que cada empresa deve ter seu próprio sistema de controle e análise de custos, onde adaptará as informações e relatórios de acordo com as estratégias que precisa definir para alcançar seus orçamentos.

A segunda diretriz mostra que apesar da eficácia de um bom sistema de custos, é imprescindível saber que ele não consegue administrar uma empresa sozinho, portanto não impede erros de administração, dessa forma, é fundamental levar em consideração a possibilidade de troca de pessoal, mesmo que isso signifique altas posições da diretoria.

De acordo com a terceira diretriz, uma vez que são diagnosticados dois sistemas de custos semelhantes que se adequam às necessidades da organização, a melhor opção será sempre o que for mais simples, dessa forma a análise e controle de custos reduz os riscos de erros devido à sua complexidade.

A quarta diretriz diz que as previsões de ganhos, perdas e riscos devem ser realistas, nem otimismo demais tão pouco pessimismo, dessa forma é possível criar um cenário mais cético em relação à análise e desenvolvimento dos custos e sua lucratividade.

De acordo com a quinta diretriz, Apesar da necessidade de reformulação e atualização constante do sistema de custos, é importante observar que nem sempre isso supre a necessidade de criar um novo sistema de custos. Pois, cada alteração em um sistema já existente torna a tarefa de êxito mais complexa, já que as pessoas estão acostumadas e tendem a ter uma resistência a qualquer tipo de mudança.

A sexta diretriz, reforça a segunda, as pessoas são essenciais para a eficiência da administração de uma empresa, tal qual para a eficiência de um sistema de custos. Dessa forma, um sistema eficaz de custos depende estritamente da competência das pessoas envolvidas,

Na sétima Diretriz, embora a elaboração do sistema de custos ser uma tarefa inicialmente teórica e de planejamento, é importante que ele se torne uma ferramenta aplicável, sendo assim, precisa ter características reais em relação à empresa, isto é, não adianta fazer um sistema de orçamentos, por mais ideal que seja, diferente da condição real da empresa, portanto, não importa o quanto seja melhor aumentar um investimento em determinado projeto, se a empresa não tiver condições para isso, ou se ela não se dispuser a fazê-lo.

O bom planejamento de cada sistema estratégico de uma empresa precisa levar em consideração o futuro, porém, esse planejamento só será eficiente se considerar as informações inusitadas e também os riscos. Conforme a oitava diretriz, o crescimento e as modificações devem, da melhor maneira possível, ser previstos, assim, a sua evolução não fica comprometida por falta de estratégia.

ALGUMAS RECOMENDAÇÕES IMPORTANTES PARA UMA IMPLANTAÇÃO EFICIENTE

Os responsáveis pela implantação de um sistema de custos deve conhecer com exatidão a estrutura da empresa, seu processo produtivo e as informações da diretoria, dessa forma pode criar um sistema de custos adaptado à sua realidade e necessidade.

Essencialmente,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com