TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRO FUNCIONARIO

Artigos Científicos: PRO FUNCIONARIO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2013  •  3.669 Palavras (15 Páginas)  •  666 Visualizações

Página 1 de 15

Você acha que os funcionários deveriam todos se profissionalizarem? Por quê? E os outros trabalhadores? Qual a diferença entre escolarização e profissionalização? Entreviste alguém de seu sindicato para ajudar a responder essas perguntas.

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

CURSO TÉCNICO PROFUNCIONARIO

ORLANDO DENIS DE OLIVEIRA

MEMORIAL

CUIABÁ/MT

2013

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

CURSO TÉCNICO PROFUNCIONARIO

ORLANDO DENIS DE OLIVEIRA

MEMORIAL

Memorial apresentado como requisito parcial para conclusão do curso técnico Pro funcionário, junto ao Instituto Federal de Mato grosso e o Centro de Formação de Professores de Cuiabá/MT. Sob a orientação da Tutora: Vanessa Patrícia.

CUIABÁ/MT

2013

MEMORIAL DESCRITIVO

CURSISTA: ORLANDO DENIS DE OLIVEIRA

TUTORA: VANESSA PATRÍCIA

MÓDULO 2: EDUCADORES E EDUCANDOS: TEMPOS HISTÓRICOS.

Cuiabá/MT

2013

RELATO PESSOAL

Sou Orlando Denis de Oliveira, nasci em uma fazenda no interior de Corumbá-MS, vivi parte da minha infância em harmonia com a natureza entre animais e belos rios e lagos existentes no local, meus pais trabalhavam e viviam la desde a época do casamento. Aos 9 anos de idade tivemos que mudar para Cuiabá-MT e foi ai que comecei a estudar, entrei no curso primário em uma escola perto de casa, lembro-me até hoje o nome: Escola Joaquina Cerqueira Caldas. Eu brincava na hora do recreio de pega-pega e bola e quando acaba o intervalo vinha uma mulher tocando o sino no meio do pátio e todos iam para a classe. Depois no curso ginasial mudei para outra escola: Nilo Povas, onde passei a entender mais o sentido do estudo, eram 5 aulas com 5 professores diferentes, era tudo novo para mim, essa escola era grande com salas amplas e tinha uma quadra coberta e eu subia lá em cima e ficava observando, também tinha um teatro onde os alunos assistiam filmes e peças teatrais, foi nessa época que tenho as melhores recordações dos professores, onde um deles o de matemática sempre mandava eu ir ao quadro para resolver as questões, isso me marcou muito. Já no ensino médio, conclui em uma escola particular, o regime era rígido e os professores não deixavam sair da classe antes do recreio, mas foram bons momentos que passei lá.

Hoje sou casado, tenho 3 filhos e os amo muito e sou feliz ao lado deles. Levo uma vida simples, porém digna. Prestei concurso do governo do estado e fui aprovado para o cargo de agente de pátio e trabalho desde 2011 na Escola Estadual Leovegiodo de Melo. Comecei o curso técnico pro funcionário em março de 2013 na Escola Estadual Jose de Mesquita e tenho como tutora Vanessa Patrícia Lima, onde estudei o modulo II (Educadores e Educando) e passei a compreender tudo sobre a época do Brasil-Colônia com a vinda de D.João VI e a corte portuguesa. Também tive aulas no CEFAPRO e aprendi muito sobre a educação desde a época da colonização ate os tempo atuais.

Conclusão

Espero que através desse curso eu possa aprimorar e adquirir mais conhecimentos estudando módulo por módulo para poder transmitir na minha unidade escolar.

Referências Bibliográficas:

DA SILVA, Maria Abadia. Educadores e Educandos: temposhistóricosProfuncionário módulo Pedagógico. Cuiabá-Mt, Ministério Da Educação.

MODULO V

Educação sociedade e trabalho

Abordagem sociológica da educação.

1) Faça uma entrevista com uma pessoa que se mudou do interior para a cidade grande. Procure perceber quais as diferenças que ela notou entre a vida interiorana e a do centro urbano. Quais as dificuldades que ela encontrou para se adaptar à nova realidade? Anote os resultados no seu memorial.

R: Meu vizinho Sr. Benedito Salgado, 62 anos, pedreiro de mãos cheias, mudou-se pra Cuiabá-MT a pouco tempo sendo que ele era oriundo de Lucas do Rio Verde interior de MT, ele me relatou que ao mudar para esta cidade encontrou grande dificuldades e diferenças de onde ele morava; Foram problemas como encontra emprego, transporte, moradia e muita violência já que onde ele morava era uma cidade pacata e muito tranquila. Hoje ele recorda com muito entusiasmo esses velhos tempos de dificuldades e me disse com muita clareza que foi difícil mais eu venci.

2) Em sua opinião, é assim que funciona a nossa democracia? Na escola, o princípio da gestão democrática nos chama à participação, para construirmos juntos os processos educacionais. Como tem sido essa prática em seu ambiente de trabalho? Ao delegar a alguns o direito de decidir por nós, não estaríamos repetindo mecanismos de representação? Só isso basta? Ou existem mecanismos de participação direta de todos os envolvidos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.6 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com