TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROCESSO DE PRODUÇÃO DA BORRACHA

Exames: PROCESSO DE PRODUÇÃO DA BORRACHA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2014  •  2.090 Palavras (9 Páginas)  •  712 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 2

HISTÓRIA E ECONOMIA DA BORRACHA 3

DEFINIÇÃO DOS TERMOS POLÍMERO, ELASTÓMERO E BORRACHA 4

PROCESSO DE PRODUÇÃO DA BORRACHA 6

REAGENTES NO PROCESSAMENTO DA BORRACHA 7

Borracha Natural 7

Borracha Sintética 8

Compostos de Látex 8

Borracha recuperada 8

CLASSIFICAÇÃO DAS BORRACHAS 9

DERIVADOS DA BORRACHA 9

CONCLUSÃO 10

REFERÊNCIAS 11

INTRODUÇÃO

A borracha é extremamente importante na história econômica e social do Brasil, relacionado com a extração do látex e comercialização da borracha. Ela proporcionou a expansão da colonização, a atração de riqueza, e o grande impulso ao crescimento de Manaus, Porto Velho e Belém.

A borracha tornou-se, ao longo dos últimos séculos, uma das mais importantes matérias primas utilizadas industrialmente. Sua utilização tem crescido em qualidade e diversidade, principalmente a partir da descoberta de um tratamento industrial denominado vulcanização, tornando-a assim imperecível, resistente a solventes e a variações de temperatura, e adquirindo excelentes propriedades mecânicas perdendo o caráter pegajoso.

Este trabalho abrange a história e economia da borracha no Brasil, o processo de produção da borracha, os reagentes no processamento da borracha, classificação das borrachas, definição dos termos polímero, elastómero e borracha, e os derivados da borracha de uma forma breve.

HISTÓRIA E ECONOMIA DA BORRACHA

O francês Charles Marie la Condamine ficou bastante interessado quando tomou conhecimento da pegajosa e espessa seiva com a qual os índios da Amazônia, no século XVIII, confeccionavam objetos. Assim relatou sua descoberta na Academia de Ciências da França, em 1774. Ali foi dado o primeiro passo para o advento do Ciclo-da-Borracha.

O ciclo da borracha foi um momento extremamente importante na história econômica e social do Brasil, relacionado com a extração do látex e comercialização da borracha. Teve sua centralização na região amazônica, e proporcionou expansão da colonização, atração de riqueza, e grande impulso ao crescimento de Manaus, Porto Velho e Belém.

O látex é uma substância praticamente neutra, com pH 7,0 a 7,2. Mas, quando exposta ao ar por um período de 12 a 24 horas, o pH cai para 5,0 e sofre coagulação espontânea, formando o polímero que é a borracha.

A primeira fábrica de produtos de borracha surgiu na França, em Paris, no ano de 1803. Contudo, o material ainda apresentava algumas desvantagens: à temperatura ambiente, a goma mostrava-se pegajosa. Com o aumento da temperatura, a goma ficava ainda mais mole e pegajosa, ao passo que a diminuição da temperatura era acompanhada do endurecimento e rigidez da borracha.

Através de um tratamento industrial, eliminam-se do coágulo as impurezas e submete-se a borracha resultante a um processo denominado vulcanização, resultando a eliminação das propriedades indesejáveis. Torna-se assim imperecível, resistente a solventes e a variações de temperatura, adquirindo excelentes propriedades mecânicas e perdendo o caráter pegajoso.

A borracha tornou-se, ao longo dos últimos dois séculos, uma das mais importantes matérias primas utilizadas industrialmente. Seu emprego tem crescido em qualidade e diversidade, principalmente a partir da descoberta do processo de vulcanização por Charles Goodyear (1838) e da introdução dos elastômeros sintéticos que vieram substituir a borracha natural em diversas aplicações. Os conjuntos de características que os diferentes tipos de borracha apresentam hoje criaram um mercado diversificado que se estende desde a fabricação de pneus a aplicações em peças cirúrgicas passando por equipamentos industriais como correias transportadoras e de transmissão, absorvedores de impacto, solas de calçados, entre outros.

DEFINIÇÃO DOS TERMOS POLÍMERO, ELASTÓMERO E BORRACHA

Polímero - Substância composta por moléculas caracterizadas pela repetição múltipla de uma ou de várias espécies de átomos ou de grupos de átomos ligados entre si em quantidade suficiente para conferir um conjunto de propriedades que não variam de uma forma marcada por adição ou remoção de uma ou de algumas unidades constitutivas;

Elastómero - Material macromolecular que recupera rapidamente a sua forma e dimensões iniciais, após cessar a aplicação de uma tensão;

Borracha - Elastómero que já está ou pode ser modificado para um estado no qual é essencialmente insolúvel, se bem que susceptível de aumentar de volume num solvente em ebulição, tal como benzeno, metiletilcetona e etanol-tolueno azeotrópico, e que, no seu estado modificado, não pode ser reprocessado para uma forma permanente por aplicação de calor e pressão moderadas.

O perfil das propriedades que pode ser obtido depende fundamentalmente do elastómero escolhido, da formulação do composto utilizada, do processo de produção e da forma e desenho do produto. As propriedades que definem um elastómero só podem ser obtidas usando compostos adequadamente formulados e após vulcanização subsequente.

Elastómeros, ou borrachas, são classes de materiais que, como os metais, as fibras, as madeiras, os plásticos ou o vidro são imprescindíveis à tecnologia moderna.

Relativamente ao termo borracha que abrange um grande número de compostos macromoleculares que podem ser reticuláveis para formar estruturas tridimensionais, deve referir-se que é usual dizer-se que “A borracha, matéria-prima, está para os compostos de borracha assim como a farinha está para o pão” .

O termo “borracha” tinha inicialmente por significado, somente borracha natural e o termo “vulcanização” somente reticulação com enxofre. Face ao aparecimento de muitas borrachas sintéticas e de novos sistemas de reticulação, o alcance daqueles termos foi alargado, para que passem a ser termos genéricos. As borrachas, matéria-prima, podem ser transformadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com