TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROCESSO DE PRODUÇÃO DE PEÇAS PLÁSTICAS

Projeto de pesquisa: PROCESSO DE PRODUÇÃO DE PEÇAS PLÁSTICAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  471 Palavras (2 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 2

PROCESSO DE FABRICAÇÃO DE PEÇAS PLÁSTICAS

INTRODUÇÃO:

Com o passar dos tempos, a grande necessidade humana em obter no seu dia a dia, maior conforto, praticidade e economia em itens que compõem nossa rotina diária, tanto em nossos lares, como trabalho, laser e outros, forçou o setor industrial a substituir cada vez mais, artigos que eram produzidos inicialmente em madeira, metais, vidro, tecido e papel dentre outros, pelo plástico. Isto porque o plástico em suas diversas características oferece uma gama muito ampla de aplicações e alta produtividade a um custo relativamente baixo, se comparado a outros materiais e processos.

Para a fabricação de plásticos, os setores de Química e Engenharia executam a seguinte escala industrial:

1-Preparação de matérias-primas e dos monômeros.

2-Realização de reações de polimeração.

3-Processamento dos polímeros em “resinas de polímeros” finas.

No segmento do setor de plásticos existem duas grandes categorias que são os Plásticos Termorrígidos (Termofixos ) e os Termoplásticos.

TERMORRÍGIDOS:

Estes polímeros possuem cadeias conectadas entre si por ramificações ou braços compartilhados. Assim, ligações químicas primárias ( Covalentes ) são responsáveis pelas ligações cruzadas entre cadeias, esta condição faz com que a energia necessária para o rompimento destas ligações seja extremamente alta e os polímeros sejam “queimados” antes de se transformarem em materiais moldáveis. Esta condição possibilita a confecção de peças plásticas muito rígidas, duráveis e quebráveis, porém muito resistentes e estáveis a variações de temperaturas. Uma vez transformados ( moldados ) mantém o formato e não conseguem voltar a sua forma original. O polímero acabado não se funde mais, pois promove a decomposição do material antes da fusão, tornando-o inutilizável para o processo de reciclagem. Mesmo sob a ação de solventes, as ligações entre cadeias primárias não são passíveis de rompimento, caracterizando assim os termorrígidos como insolúveis.

Porém, existem outros termorrígidos, que no entanto, não necessitam de aquecimento externo ou algum tipo de pressão para serem produzidos, como o Poliéster, Poliuretano ( Pintura ) e Epóxi ( Adesivos e Pisos ), que são moldados normalmente com produtos químicos e componentes líquidos que reagem à temperatura ambiente, dando-lhes a característica de rigidez necessária.

De uma maneira geral o processamento de polímeros termorrígidos é realizado em dois estágios:

1-Preparação de polímero linear ( Pré-polímero ) líquido com pequena massa molecular, convertido em produto final, duro e rígido durante o segundo estágio.

2-Processo de “Cura” que ocorre através de aquecimento, ou adição de catalisador, ou ainda sob pressão.

Existem alguns métodos para processar os termorrígidos, dentre eles destacam-se:

-MOLDAGEM

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com