TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO E DE CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES

Exames: PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO E DE CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  877 Palavras (4 Páginas)  •  773 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

Este trabalho trata do processo de socialização e construção de identidades , importancia que tem a socialização para posições e na hierarquia social. tambem fala dos principais agentes da socialização familia, escola e grupos sociais a cosntrução de identidade como é caracterizada, a influência que a classe social, a religião ou a política tem e o mundo de hoje

SOCIALIZAÇÃO E O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE

No sentido de que a socialização é um aprofundamente cultural, inclui o conhecimento, a crença, arte, moral, costumes e muitas outras capacidades e habitos adquiridos pelos individuos na sociedade, ou seja, personalidade é a soma de comportamentos para se tornar diferente do restante da sociedade.

Alguns fatores tambem contribuem para o desenvovimento de personalidade, como: a herança biologica, o ambiente fisico, a cultura e as experiencias desenvolvidas no meio social. Sendo assim podemos afirmar que personalidade é um comportamento unico e total da pessoa, e varia de um local para outro, por exemplo: Os gaucho costume de chimarão e churrascos, na Bahia os vatapas e carurus e outros apimentados.

A socialização é de extrema importancia, pois ao longo do tempo ela desenvolve relações socias e outros.Atraves desse processo o individuo poderá ocupar ao longo de sua vida varias posições socias na hierarquia social. Em nosso cotidiano a palavra “status” definem essas posições sociais, sendo alta ou baixa, sendo pobre ou rico, cada um tera seu papel na sociedade!

“STATUS” pode ter diferentes visões, como:

* Status adquirido- que é aquele que o individuo consegue pelo seu proprio esforço e sua capacidade.

* Status atribuido - que é no geral para os mais famosos, como por exemplo: cantores, jogadores de futebol entre outros, sendo assim esse se torna o status mais elevado.

Os grupo de status diferenciam-se pelo consumo de bens e são representadas por estilos de vida, ou ate mesmo pelo modo de se vestir, onde mora, consumo entre outros. E é por isso que existe essa desigualdade na sociedade, exemplo: Um filho de lixeiro não iria se misturar e se caracterizar entre os filhos de advogados ou engenhiros.

Principais agentes da socialização:

* 1° FAMÍLIA: Porque o individuo é influenciado desde ao nascer e de certa forma mantem essa influencia por grande parte da sua vida. Os pais socializam seus filhos de acordo com a cultura que conheceram. Primeiros passos da socialização!

* 2° ESCOLA: Trasmite as diferanças sociais, regras e aplicações e reconhecendo um desenvolvimento. Onde interagem tambem com outras crianças, seguindo seu caminho de socialização.

* 3° GRUPOS SOCIAIS: São esses grupos que acontecem interações uns com os outros, para discução e estudos, um maior aprendizado, expandindo conhecimentos e recebendo cultura.

Sendo assim, no ultimo passo é onde ele ja foi introduzido na sociedade e dai em diante segui seus proprios caminhos, iniciam talves esse processo de socializaçãp com seus filhos.

O processo de construção da identidade social

A identidade social é caracterizada essencialmente pela forma como nós próprios nos vemos, ou seja é um sentido do “eu” conjugada com a forma como os outros nos veem.

Quando nos autocaracterizamos estamos ancorados num determinado modelo com o qual nos identificamos, quer isto dizer que a identidade social requer um certo grau de escolha,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com