TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROCESSOS

Ensaios: PROCESSOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2015  •  603 Palavras (3 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 3

Pergunta 1

Ao estudar os princípios do processo decisório, seguindo seus preceitos básicos e aprendendo sua metodologia, você visualizará todas as etapas que envolvem esse processo com clareza e terá a oportunidade de usufruir e de se beneficiar de cada conceito dessa importante área da ciência da administração. Dito isso, pergunta-se: O que significa decidir?

a.

“Tomar decisões é o processo de escolher uma dentre um conjunto de alternativas.” (CARAVANTES, 2005, p. 446)

b.

“Uma decisão pode ser descrita, de forma simplista, como uma escolha entre alternativas ou possibilidades com o objetivo de resolver um problema ou aproveitar uma oportunidade.” (SOBRAL, 2008, p. 98)

c.

“A tomada de decisão ocorre em reação a um problema. Isto é, existe uma discrepância entre o estado atual das coisas e o estado desejável, que exige uma consideração sobre cursos de ação alternativos. [...] O conhecimento sobre a existência de um problema e sobre a necessidade de uma decisão depende da percepção da pessoa.” (ROBBINS, 2005, p. 111)

d.

“[...] Embora tudo aquilo que um administrador faz envolva a tomada de decisões, isso não significa que todas sejam complexas e demoradas. Naturalmente, as decisões estratégicas têm mais visibilidade, mas os administradores tomam muitas pequenas decisões todos os dias. Aliás, quase sempre, as decisões gerenciais são de rotina. No entanto, é o conjunto delas que permite à organização resolver problemas, aproveitar oportunidades e, com isso, alcançar seus objetivos.” (SOBRAL, 2008, p. 100)

e.

As alternativas “a”, “b”, “c” e “d” estão corretas.

.

0,5 pontos

Pergunta 2

Ao final de setembro de 2008, o mundo toma conhecimento de uma nova crise, com características nunca antes vistas no cenário econômico. Uma instituição financeira decide suspender, após estudos do cenário vigente, as linhas de crédito e o financiamento para seus clientes. Em consequência disso, parte de seu corpo de colaboradores é dispensada. A tomada dessas duas decisões pode ser classificada, respectivamente, como:

a.

Tática; operacional.

b.

Estratégica; tática.

c.

Estratégica; operacional.

d.

Operacional; estratégica.

e.

Tática; estratégica.

.

0,5 pontos

Pergunta 3

Após ser assaltado, um estrangeiro em visita ao Brasil entra em contato com a central de atendimento de seu cartão de crédito, primeiramente, para informar a respeito do ocorrido e, em segundo lugar, para perguntar como deveria proceder a fim de emitir um novo cartão de crédito. Após passar as informações necessárias, o cliente mostrava-se preocupado, visto que, além de não falar português, ficara sem seus documentos pessoais e sem dinheiro para prosseguir com sua viagem. O funcionário da empresa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com