TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROCESSOS ADMINSITRATIVOS

Artigos Científicos: PROCESSOS ADMINSITRATIVOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/4/2013  •  1.713 Palavras (7 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 7

PROCESSOS ADMINSITRATIVOS

Introdução

O processo de planejamento é a ferramenta utilizada pelas organizações para administrar suas relações com o futuro, planejar é definir objetivos ou resultados a serem alcançados, é definir meios para o mesmo.

Este processo é utilizado em organizações privadas e públicas, as organizações governamentais estão mudando e adotando cada vez mais o planejamento para suas empresas, visando melhorar o seu desempenho e cumprir sua missão. Portanto existe uma distinção entre o planejamento usado pelas organizações privadas e o planejamento governamental utilizado nas instituições públicas. O objetivo de uma empresa é obter lucro, o objetivo estatal é promover o bem estar social.

Mostraremos como realizar um bom planejamento, com seus principais pontos para aplicá-los de forma eficiente, que faça o, administrador, obter sucesso em suas ações.

Informando maneiras que a empresa pode utilizar para se organizar, e de que forma isso será realizado.

As teorias utilizadas por muitas empresas em ramos diversos, todas as formas de planejamento que mais são utilizadas hoje em dia por grandes e medias empresas.

O ponto de vista de alguns grandes administradores, comparando suas idéias e opiniões por cada nível de planejamento e suas aplicações no nosso próprio dia-a-dia.

Definições dos tipos de planejamento

Há planejamento estratégico, tático, operacional, ou de negócios, como donos e gerentes formulam estratégias para a empresa. Há outros tipos de planejamento, para quanto tempo a frente, quem ou qual área faz, quem os gerencia, como, em quais momentos, quanto podem mostrar de realizado versus planejado / programado.

Qual a visão da direção e gerentes sobre “pensar o futuro”, há preocupação quanto a isso.

Como conseguem combinar a visão de futuro, se tiverem, como, o dia-a-dia.

Se tiverem planos, seja lá da forma e projeções possíveis para a empresa, como os comunicam aos empregados.

1. Planejamento Estratégico

Segundo Idalberto Chiavenato: É realizado no nível institucional da empresa, ou seja, no ponto mais alto da hierarquia. Os participantes desse nível devem desenvolver estratégias para enfrentar esses elementos ambientais. Para este planejamento é necessário haver uma boa intuição e discernimento, pois é projetado em longo prazo e não se têm dados ou informações sobre ele, daí as dificuldades de um planejamento estratégico. Sujeito a incerteza e imprevisibilidade, ele envolve a empresa como um todo, utilizando todos os recursos. O planejamento estratégico não é a soma dos planos tático e operacional, é um conjunto de tomada de decisões acerca de empreendimentos que afetam ou deveriam afetar toda a empresa por longos períodos de tempo.

Não diferente da idéia de Chiavenato, Patrick J. Montana e Bruce H. Charnou dizem que esse planejamento realmente acontece á longo prazo (acima de 5 anos). O processo tem inicio pelos executivos da empresa e talvez por membros do conselho de diretores e consultores de administração. A complexibilidade desse planejamento está nas variáveis que são arriscadas e precisam ser constantemente reavaliadas juntamente com seus pontos fortes e fracos. Os autores deixam claro que cada organização pode ver de forma diferente seu planejamento estratégico, porém o resultado é sempre o olhar quanto ao ambiente externo futuro de forma realista e isso determina um rumo amplo e centralizado para a organização.

Margarida Maria Krohling Kunsch também concorda que o planejamento estratégico é responsável pelas grandes decisões nas organizações, ocupa o topo da pirâmide organizacional e se caracteriza em longo prazo. Seu objetivo é buscar novas formas de gerenciar as ações estratégicas, buscando identificar as ameaças e oportunidade nos ambientes auxiliando nas tomadas de decisões no presente para trazer resultados eficazes no futuro.

2. Planejamento Tático

Segundo Margarida Maria Krohling Kunsch o planejamento tático atua em curto prazo e em áreas mais restritas, ou seja, em áreas determinadas na organização sendo mais especifico para dar respostas às demandas imediatas por meio de ações administrativas e técnicas eficientes. É a implementação do planejamento estratégico, verificando os recursos disponíveis para a obtenção dos objetivos, ocupa o nível intermediário e funciona como ponte entre o planejamento estratégico e o planejamento operacional.

Para Chiavenato, este planejamento se refere ao nível intermediário das organizações, ou seja, ao nível dos departamentos ou unidades de negócio da empresa. Ele é elaborado pelos gerentes e executivos, tendo como base o planejamento estratégico da empresa e o objetivo de contribuir para que este tenha sucesso. O planejamento é um processo continuo e permanente, não se esgota na simples montagem de um plano de ação, é sempre voltado para o futuro, conseqüência do planejamento estratégico. É uma relação entre coisas a fazer e tempo disponível para fazê-las, se preocupa com a racionalidade e em subtrair a incerteza. O planejamento é sistêmico, pois considera a empresa ou o órgão como um todo, deve ser flexível para aceitar correções, alterações e modificações, permite a coordenação de várias atividades no sentido da realização dos objetivos desejados de modo eficaz. O planejamento é uma das maneiras de introduzir mudança e inovação dentro da empresa, portanto planejamento tático representa a ligação entre o planejamento estratégico e o planejamento operacional.

Montana e Charnou dizem que o planejamento tático seria escolher as alternativas adequadas para realizar o planejamento estratégico.

Embora complexo, ou sistemático como diz Idalberto Chiavenato,neste nível existem menos variáveis do que no planejamento estratégico, já que a missão já foi definida. Uma variedade de fontes de informações, como retornos financeiros, condições de mercado e recursos, organizacionais são considerados. Informações externas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com