TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROCESSOS DECISÓRIOS IDENTIFICAÇÃO DO PROBLEMA

Por:   •  27/9/2015  •  Artigo  •  1.430 Palavras (6 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 6

PROCESSOS DECISÓRIOS

  • IDENTIFICAÇÃO DO PROBLEMA

Manaus - Paradas sem abrigo e inseguras, longa espera, veículos lotados, motoristas e cobradores que desrespeitam os passageiros e vias que não foram construídas para receber os ônibus. Esses são os principais problemas do transporte público de Manaus, apontados pelos trabalhadores que dependem do serviço e esperam que o novo prefeito apresente soluções.

Mesmo com a renovação da frota, iniciada no ano passado, os passageiros reclamam que não sentem melhoria na agilidade do serviço.

Dez empresas operam o serviço de transporte público convencional da cidade. Segundo dados da SMTU, elas administram 244 linhas alimentadas por uma frota de 1.620 veículos. Por dia, o sistema transporta 800 mil pessoas. Desses ônibus, 49,3% são dos anos 2011-2012, de acordo com a superintendência. A idade média atual da frota é de 2,93 anos. Os veículos mais velhos são de 2005.

  • OBSERVAÇÃO

Os ônibus não conseguem andar a mais de 12 quilômetros por hora porque as ruas não têm estrutura para comportar a frota de carros particulares e do transporte público.

Em diversas paradas de ônibus, os passageiros enfrentam sol e chuva à espera do transporte porque não há abrigo.

As modalidades de transporte alternativo e executivo também funcionam precariamente e estão nas mãos de cooperativas porque a Prefeitura não conseguiu organizar o processo de licitação para regularizá-las.

  • ANALISE

O Sistema de Transporte Coletivo tem enfrentado dificuldades oriundas principalmente da crescente demanda populacional que exige mais e melhores serviços. A cidade tem sofrido com um crescimento horizontal desenfreado e precisa diante desse crescimento desenvolver-se econômica e socialmente. A metodologia utilizada envolveu demonstração e comparação dos dados levantados e tratados estatisticamente, dos referenciais teóricos e da consulta à população usuária do transporte coletivo.

 A análise procura diagnosticar a real situação do transporte coletivo para a cidade, com dados levantados e refletidos a partir de descrição documental e de entrevistas diretas à população, tendo em vista que, os meios de comunicação social da cidade nos últimos anos têm sinalizado o transporte coletivo como um problema que vem transformando o trânsito em verdadeiro caos.

  • PLANO DE AÇÃO

São objetivos específicos da estratégia de mobilidade de Manaus:

        - Aperfeiçoar, programar e ampliar as redes de circulação viária para integrar o território municipal e facilitar a articulação regional;

        - Promover a reestruturação da malha viária e os sistemas de tráfego urbano, capacitando-os para atender às necessidades de circulação na cidade de Manaus.

Constituem programas estratégicos de mobilidade de Transporte Coletivo em Manaus:

I. Programa de Transporte Coletivo Urbano que integre ações de otimização e racionalização do sistema, modernização do gerenciamento e qualificação dos equipamentos de suporte ao transporte urbano intermodal, mediante:

  • Integração dos diferentes modos de transporte, eliminando a concorrência entre eles e aumentando a disponibilidade do serviço;
  • Informação dos itinerários disponíveis em diferentes meios de comunicação;
  • Ampliação da rede de Transporte Coletivo com a implementação de infraestrutura adequada ao crescimento da demanda e a melhoria na qualidade do serviço oferecido.

II. Programa de Melhoria da Circulação e Acessibilidade Urbana, objetivando a qualidade dos logradouros públicos e o ordenamento dos sistemas operacionais de Tráfego, mediante:

  • Priorização dos pedestres nas vias, ordenando e padronizando os elementos do mobiliário urbano e a comunicação visual, implantando e ampliando a arborização, recuperando as calçadas ocupadas com usos impróprios;
  • Elaboração e implantação de rede ciclo viária, mantendo-a em constante adequação e integração quando da criação de novas vias e corredores urbanos;
  • Adequação e ampliação das redes de serviços urbanos que interfiram na qualidade de circulação nas vias, incluindo os sistemas de drenagem de águas pluviais e de iluminação pública;
  • Ampliação da acessibilidade de pessoas portadoras de deficiências.

A estratégia desse Plano de Ação para o Transporte Coletivo em Manaus tem como objetivo geral qualificar a circulação e a acessibilidade de modo a atender às necessidades da população em todo território municipal.

  • AÇÃO

A questão do Transporte coletivo é que ele é um monopólio, é uma concessão a grupos econômicos que não se modificam. Vamos ser claros. O Transporte Coletivo de Manaus é uma indecência. Os ônibus não tem horário certo para passar, são caros, desconfortáveis e pouco integrados com outros modais de transporte.

Algumas ações podem ser postas em pratica para minimizar as varias questões do Transporte Coletivo de Manaus, aqui vão alguma situações de melhorias:

  • Rigor nos horários: só dá para confiar em um transporte público que respeite os horários. As pessoas precisam ser pontuais para chegar ao trabalho, á escola e aos demais compromissos.
  • Faixas Exclusivas para Ônibus: Não dá para os ônibus ficarem disputando espaço com tantos carros. Para uma solução real do trânsito, é mister que boa parte das ruas sejam dedicadas aos ônibus.
  • Expansão e Integração de Ônibus: O meio de Transporte mais eficiente para os bairros de Manaus e solucionar meios de integração coerente para a população.
  • Qualificação dos Coletivos: É difícil convencer alguém a deixar o seu carro para entrar em um ônibus lotado, quente, com cadeiras quebradas. Os ônibus precisam ser conservados, precisam ter assentos em bom estado e precisam esta em dias com os órgãos competentes.
  • Educação dos Funcionários: Aparentemente, motoristas, colaboradores e fiscais de ônibus são contratados e jogados dentro dos veículos. Não há nenhum treinamento para que essas pessoas atendam seus clientes com presteza e educação. Pelo contrário. Submetidos a jornadas longas e com baixos salários, motoristas e cobradores são muitas vezes ameaçadas para usuários que querem apenas uma informação.
  • Preço das Passagens: Mesmos com veículos ruins e funcionários mal treinados, o preço das passagens é caro. Dependendo da distância e do tempo que ficamos dentro dos Coletivos, sai mais barato pagar o combustível do carro do que as passagens de ônibus. A conta precisa ser refeita, mesmo que seja necessário um subsidio maios do governo ás empresas de transporte público.  

 

  • VERIFICAÇÃO

A expansão urbana e o crescimento demográfico fazem do Transporte Coletivo um serviço público essencial. Sua importância é fundamental na solução de problemas de distância, no atendimento às necessidades de locomoção das pessoas, sendo, portanto, elemento indispensável ao processo e ao convívio social nas cidades contemporâneas. Porém esse é um setor que requer melhorias constantes, visto que a eficiência deste sistema ocorre quando se consegue atender qualitativamente a todas as áreas da cidade e, principalmente, as mais carentes, que se ampliam em velocidade crescente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (88.1 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com