TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do Processo de formulação do Problema de Pesquisa

Por:   •  8/3/2022  •  Projeto de pesquisa  •  409 Palavras (2 Páginas)  •  104 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo do Processo de formulação do Problema de Pesquisa

A atividade cientifica interessa e beneficia o conhecimento acerca de como acontece todo o processo de criação cientifica através da psicologia, Skinner já chamava a atenção para esse fato, tanto para psicologia quanto para educação. Em geral quando se fala em formação de estudantes para esse tipo de atividade, logo pensa-se em atividade formal, que ensinam estudantes apenas a falarem de métodos e técnicas de pesquisa, e não conduzem uma pesquisa desde seu início. A solução de problema depende muito mais de uma compreensão dos dados que se obtém do que da aprendizagem de estatística e tipos de delineamentos sejam eles experimentais ou não.

Os psicólogos estudam o comportamento humano e perdem-se nas teias do formalismo, quando orientam os estudantes ao fazerem a análise da pesquisa na área da Psicologia da Ciência, que abordam descrições fenomenológicas, análises de tarefas e papéis dos cientistas e dados psicométricos por exemplo.

Quando estamos interessados na formação de pesquisadores, seria necessário compreender quem são e como são os cientistas, mas como que se desdobra o seu processo de formação e que engajam na atividade de pesquisar, sejam eles processos de fazer pesquisa e de formar pesquisador são de natureza psicológica e não lógico formal, ou seja uma pesquisa realizada e relatada.

Esse processo permitiu conhecer um pouco a respeito de algumas dificuldades encontradas para essa formulação de problemas dentre alguns citamos o seguinte.

Vários aspectos relacionados ao problema (relações concretas de suas experiencias), com momentos de superar suas dificuldades, são tratados como processos psicológicos e não lógico formal.

Um projeto de pesquisa é uma descrição detalhada e fundamentada do problema de pesquisa, seria bastante certo começar pela formação cientifica do estudante, definindo sua necessidade de realização de sua pesquisa e conferir se isso faz sentido.

O problema de pesquisa é uma forma explícita de dizer qual é a dificuldade ou lacuna encontrada no tema do seu trabalho, é uma pergunta não respondida pelo tema e deve ser clara, compreensível, operacional e específica.

Escolha o tema, faça leituras, busque referencias e anote todas as questões que os conteúdos deixam em aberto ou qualquer coisa que chame a sua atenção. Escreva perguntas, critique suas próprias perguntas, coloque as mais relevantes, secundárias, mais amplas, por fim escreva um texto para explicar o seu problema de pesquisa.

O problema é qualquer questão não resolvida e que é objeto de discussão, antes de tudo, o pesquisador deve nortear-se de que seu trabalho já tenha uma temática pré-definida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (33.6 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com