TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROCESSOS ORGANIZACIONAL

Casos: PROCESSOS ORGANIZACIONAL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2014  •  2.449 Palavras (10 Páginas)  •  383 Visualizações

Página 1 de 10

CICLO PDCA

O PDCA originou – se a partir de vários pensamentos filosóficos sobre o desenvolver do conhecimento humano e suas interações. Com o passar do tempo esse conceito foi se expandindo e modificando - se juntamente com as transformações sociais.

Segundo Claudemir Y Oribe (2014) “O PDCA não é um modelo, nem um método e nem uma técnica. Ele é um conceito sobre os quais os métodos são derivados. Ainda segundo o autor os conceitos , por si, são abstrações ou construções lógicas elaboradas para captar um fato fenômeno por eles representado (Simbolismo lógico), expressos mediante um sinal conceitual (simbolismo gramatical). Os conceitos são captados por meio da percepção para tornar inteligível os acontecimentos ou experiências que se dão no mundo real.Isso significa que o conceito é um ordenamento lógico que simboliza uma ideia, sendo o método , portanto, um desdobramento daquele, na medida em que possibilita uma aplicação prática consistente.Exemplos de métodos que se utilizaram do conceito do PDCA são as normas de gestão da qualidade – ISO 9001 – e meio ambiente – ISO 14.001. Há também os métodos de análise e solução de problemas como o QC Story e o MASP, utilizados para solucionar problemas e desenvolver novos produtos, na metodologia Six Sigma.”Neste sentido Oribe (2014) afirma que: “ embora essa seja uma discussão meramente epistemológica, é incorreto denominar o PCDA de método, pois trata – se de um conceito sobre os quais os métodos e métodos são derivados.”

Ao longo dos anos de vida do PDCA ele foi se tornando não apenas um conceito utilizado para o desenvolvimento do conhecimento, mas principalmente para a prática deste. O PDCA segue uma sequência lógica dos processos de planejamento, execução, verificação e ação, pois através dele as organizações podem realizar todo e qualquer tipo de projeto ou mudança, estruturar pensamentos , objetivos e metas, além de possibilitar a ordenação dos esforços para que se alcance o sucesso do que foi planejado.

Através do ciclo PDCA as organizações podem medir e avaliar suas ações a medida que as mesmas são implantadas , possibilitando uma tomada de decisão mais consciente para as falhas que forem acontecendo no desenvolvimento do processo: ciclo de melhoria continua (CAPD), onde é possível realmente o ciclo, agindo e avaliando continuamente uma primeira vez sobre o efeito e a segunda sobre a causa.Assim a melhoria acontece em todos os níveis da organização.

O PLANEJAMENTO

Para uma vida bem sucedida planejar é um dos princípios essenciais para alcançar os objetivos traçados. O planejamento é uma estratégia utilizada para identificar onde serão realizadas melhorias e quais as soluções serão implantadas para realizar uma gestão de qualidade.

Segundo Márcio Eduardo Corrêa Sampaio (2014) o planejamento é um processo sequencial e dinâmico que consiste em um conjunto de ações intencionais, integradas, coordenadas e orientadas com o objetivo de tornar a realidade um parâmetro para um objetivo futuro, possibilitando o desenvolvimento do processo decisório de forma antecipada. O Planejamento deve identificar as ações permitindo que elas sejam prontamente executadas, considerando aspectos importantes como controle, prazo,custos, qualidade, segurança, desempenho e outras condicionantes relevantes para a execução deste. Corrêa conclui dizendo: “Em resumo, o tempo dedicado ao planejamento é vital para evitar problemas na fase de execução. O Objetivo central do planejamento é minimizar a necessidade de revisões durante a execução.”

O Planejamento deve pontuar os passos prováveis e necessários para que os objetivos e metas das mais simples as mais complexas, sejam atingidas de forma detalhada e precisa que garantam o resultado ao final da execução das etapas previstas.

O Planejamento deve ser sempre revisto e reavaliado como um processo continuo e interativo, pois o planejamento é ciclo abrangendo além das ações práticas, situações,resultados e atitudes, o processo decisório, componente indispensável dentro das organizações.

PROCESSO DECISÓRIO

Para as organizações saber agir em momentos decisivos é algo extremamente importante. Por essa razão atualmente os gestores têm buscado cada vez mais desenvolver habilidades que os auxiliem nos seus processos decisórios.

Segundo José Ticiano Beltrão (2014) o processo decisório é complexo, envolvendo diversas características individuais e coletivas determinadas por etapas facilitadoras da gestão com o objetivo de estabelecer critérios para a tomada de decisão, pois o crescimento e lucratividade da empresa estão intimamente ligados ao processo decisório. Beltrão conceitua o processo decisório como: “É um conjunto de fatores relevantes que mostram ao administrador como tomar decisão certa e precisa.”

As decisões devem estar sempre embasadas em um diagnostico e a medida que são executadas, devem ser avaliadas levando em consideração os aspectos que as norteiam.

TOMADA DE DECISÃO

A tomada de decisão dentro do processo decisório engloba vários fatores distintos. A medida que as situações vão acontecendo a interação do gestor se faz necessária.

Abrahan Shapiro(2014) conceitua a tomada de decisão da seguinte forma:

“Tomar decisão não é simplesmente dizer sim ou não.Envolve uma série de procedimentos . Deve ser encarado como um processo que se inicia com a identificação da verdadeira causa do problema e não apenas as suas consequências. Finaliza com a verificação dos resultados das decisões.”

A tomada de decisão é um desafio constante nas organizações. Identificar os fatores – chave não é uma tarefa simples,quanto maior o grau de complexidade da situação ,mais existirão possibilidades, ferramentas e estratégias que acompanharam a escolha da opção mais acertiva, aumentando consideravelmente o grau de riscos que poderá refletir positiva ou negativamente no resultado desejado pela empresa.

COMPLEXIDADE DA TOMADA DE DECISÃO

São inúmeros os aspectos que envolvem o risco e a incerteza no contexto organizacional. O gestor deve munir – se de todas as ferramentas possíveis no intuito de dirimir riscos e incertezas na tomada de decisão.

O risco na tomada de decisão é um dificultor potencial, visto que uma vez tomada à decisão se torna muito mais complicado e dispendioso voltar atrás. As consequências virão de qualquer forma sendo elas positivas ou negativas.

Apesar de existir várias ferramentas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com