TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO DE PROCESSO JOGURA

Trabalho acadêmico: PRODUÇÃO DE PROCESSO JOGURA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/12/2014  •  Trabalho acadêmico  •  544 Palavras (3 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 3

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4

2 PROCESSO DE PRODUÇÃO IOGURTE 5

2.1 MISTURA 5

2.2 HOMOGENEIZAÇÃO 6

2.3 PASTEURIZAÇÃO 6

2.4 FERMENTAÇÃO 7

2.5 RESFRIAMENTO 7

2.6 ADIÇÃO DA BASE DE FRUTAS 8

2.7 EMBALAGEM 8

2.8 CONSERVAÇÃO 8

2.9 PRODUTO ACABADO 9

3 CONCLUSÃO 10

4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 11

1 INTRODUÇÃO

O processo de produção do iogurte é separado em etapas com explicações simples para o conhecimento de qualquer leitor compreenda facilmente o que ocorre em cada setor. Sendo produzido com o auxilio de tecnologia para assim obter o resultado final e tendo alguns padrões para chegar ao consumidor.

2 PROCESSO DE PRODUÇÃO IOGURTE

A fabricação de qualquer produto começa na escolha e compra da matéria-prima. O processo de fabricação do iogurte envolve muita tecnologia e ingredientes de qualidade. Estudos da bioquímica do leite chegaram ao processamento desse produto. A produção do iogurte tem início na seleção das matérias primas, como o Leite, Leite em pó e açúcar, que são de alta qualidade. Após esta fase o processamento, que é dividido em várias etapas.

2.1 MISTURA

Padronização de leite no teor de gordura desejável e adição de todos os ingredientes ao leite, em um tanque hermético, que não permite a entrada de qualquer corpo estranho e/ou bactérias indesejável. Misturam-se, em diferentes tanques, iogurtes Light (0% de gordura e sem adição de açúcar) e iogurtes com gordura (cremosos ou líquidos).

2.2 HOMOGENEIZAÇÃO

A mistura dos produtos com Gordura passa por um equipamento chamado Homogeneizador o qual trabalha a alta pressão, sendo assim homogeneizado com o objetivo de reduzir o tamanho dos glóbulos de gordura e obter no, produto acabado, uma consistência lisa e cremosa.

2.3 PASTEURIZAÇÃO

Um equipamento chamado de pasteurizador, aquece toda a mistura do iogurte a uma temperatura suficiente para eliminar todas as bactérias indesejáveis que possam estar presentes na mistura.

2.4 FERMENTAÇÃO

A lactose (o açúcar do leite) é transformada em ácido láctico que será o agente da coagulação do leite. São usadas duas bactérias para a transformação da Lactose em ácido lático: Lactobacilos bulgaricus e Estreptococos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com