TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO TEXTUAL ADM 2º SEMMESTRE

Ensaios: PRODUÇÃO TEXTUAL ADM 2º SEMMESTRE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2013  •  3.759 Palavras (16 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 16

SUMÁRIO

Resolução das questões propostas 3

Interdisciplinaridade 8

Referências 14

RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES PROPOSTAS

1. Principais características da lei da oferta e da demanda.

R: Oferta é quantidade de um bem no mercado, enquanto que demanda é o interesse dos consumidores em relação a esse bem. A Lei de Oferta e Demanda busca o equilíbrio entre esses dois conceitos na economia e depende não só do preço dos produtos, mas de fatores que influenciam a demanda e a oferta. A demanda é influenciada pelo preço, desejos e necessidades dos compradores, a renda, existência de bens substitutos ou complementares, entre outros. Já a oferta depende também do preço, da disponibilidade dos vendedores e a procura pelos produtos.

2. Quais são os itens do mercado que podem influenciar a demanda?

R: A quantidade demandada depende de variáveis que influenciam a escolha do consumidor pela compra ou não de um bem ou serviço: o seu preço, o preço dos outros bens substitutos ou complementares, a renda do consumidor e o gosto ou preferência do indivíduo. Para estudar a influência dessas variáveis, considera-se separadamente a influência de cada uma nas decisões do consumidor (condições).

3. Quais são os principais itens que influenciam a oferta?

R: A demanda sempre influencia a oferta, ou seja, é a demanda que determina o movimento da oferta. Por isso, para as empresas, além de identificar os desejos e as necessidades de seus consumidores, é muito importante identificar a demanda para um determinado produto ou serviço, pois é ela que vai dizer o quanto se comprará da oferta que a empresa disponibiliza no mercado. Isto é, quem e quantos são os consumidores que irão adquirir o produto ou serviço.

4. Equilibrio de mercado.

R: O mercado de um produto encontra-se em equilíbrio quando as quantidades oferecidas desse produto são iguais às quantidade procuradas. O preço para o qual as quantidades oferecidas vão ser iguais às quantidades procuradas é o preço de equilíbrio. A quantidade de equilíbrio é a quantidade em que tanto a procura como a oferta são iguais. Quando a oferta é maior que a demanda, ocorre liquidação por parte das empresas como forma de reduzir seus estoques. Quando a demanda é maior que a oferta, as empresas aumentam a quantidade ofertada e, conseqüentemente, os preços dos produtos, fazendo assim com que a demanda diminua. Nesses dois casos, o objetivo da empresa é levar o mercado para o preço e quantidade de equilíbrio. Havendo igualdade entre oferta e demanda, terá uma harmonização entre os variados interesses entre os produtores e os consumidores.

5. Quais as principais características da Gestão de conhecimento?

R: A gestão do conhecimento engloba vários aspectos. Segundo Santos (2005c) não se trata apenas de gerir ativos de conhecimento, mas também a gestão dos processos que atuam sobre esses ativos, o que inclui desenvolver, preservar, utilizar e compartilhar conhecimento. Tudo isso com o intuito de atingir os objetivos da organização. Para a maioria dos gestores é difícil perceber claramente os benefícios práticos do mapeamento do conhecimento sobre os processos da empresa. Mas, às vezes é mais fácil perceber o custo de não ter este conhecimento registrado.

Nonaka e Takeuchi afirmam que se os investimentos em P, D & E começarem a ultrapassar os investimentos em bens de capital, pode-se dizer que a empresa esta começando a deixar de ser um local onde se produz, para ser um local onde se pensa.

6. Qual a definição de Conhecimento Tácito e de Conhecimento Explicita?

R: Conhecimento tácito é aquele que o indivíduo adquiriu ao longo da vida, que está na cabeça das pessoas. Geralmente é difícil de ser formalizada ou explicada a outra pessoa, pois é subjetivo e inerente as habilidades de uma pessoa, como "know-how".

A palavra tácito vem do latim tacitus que significa "não expresso por palavras". Conhecimento explicito é aquele formal, claro, regrado, fácil de ser comunicado. Pode ser formalizados em textos, desenhos, diagramas, etc. assim como guardado em bases de dados ou publicações. A palavra explicito vem do latim explicitus que significa "formal, explicado, declarado".

7. Qual o significado de internalização, Externalização, Sociabilização e Combinação?

R: É o "aprender fazendo". Quando internalizadas nas bases do conhecimento tácito dos indivíduos sob a forma de modelos mentais ou know-how técnico compartilhado, as experiências através da socialização, externalização e combinação tornam-se ativos valiosos.

A externalização [2] é um processo de articulação do conhecimento tácito em conceitos explícitos. É um processo de criação do conhecimento perfeito, o conhecimento tácito se torna explícito, expresso por metáforas, analogias, conceitos, hipóteses ou modelos.

8. Quais as principais caracteristicas do processo de comunicação?

R: O processo de Comunicação, ocorre quando o emissor (ou codificador) emite uma mensagem (ou sinal) ao receptor (ou decodificador), através de uma chamada exemplo telefone. O receptor interpretará a mensagem que pode ter chegado até ele com algum tipo de barreira (ruído, bloqueio, filtragem) e, a partir daí, dará o feedback ou resposta, completando o processo de comunicação.

Elementos da Comunidade: Codificar: transformar, num código conhecido, a intenção da comunicação ou elaborar um sistema de signo ou um Significado quem aparenta objetivos comuns.; Descodificar: decifrar a mensagem, operação que depende do repertório (conjunto estruturado de informação) de cada pessoa; Feedback: corresponde à informação que o emissor consegue obter e pela qual sabe se a sua mensagem foi captada pelo receptor.

9. Qual o significado de barreiras na comunicação?

R: as barreiras na comunicação podem estar presentes em todo e em qualquer processo de comunicação. Pode-se dizer que é mais provável que ocorra interferência quando a mensagem é complexa, provoca emoções ou se choca com o estado mental do receptor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.5 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com