TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção Textual Interdisciplinar Individual 2º Semestre ADM

Pesquisas Acadêmicas: Produção Textual Interdisciplinar Individual 2º Semestre ADM. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2013  •  2.409 Palavras (10 Páginas)  •  1.311 Visualizações

Página 1 de 10

Este trabalho foi realizado com o objetivo de constatar de forma clara e objetiva, alguns conceitos básicos para o entendimento da Economia. Passamos a abordar as grandes áreas do estudo dessa ciência que faz parte do nosso cotidiano. A Macroeconomia e a Microeconomia. Métodos quantitativos aplicados na gestão empresarial com seus diversos graus de complexidades. Analisando também a ética como mecanismo dentro do sistema empresarial. Notícias sobre inflação, taxa de juros e taxa de câmbio, variação de emprego e desemprego, fazem parte diariamente dos noticiários, revistas, jornais, etc.

Expor os assuntos de maneira que possamos aumentar nossos conhecimentos é de grande valia, tendo em vista que no curso de Administração, tudo se renova. Como não vivemos uma estabilidade econômica, os3 dados econômicos variam todos os dias

Estatística é a matéria que coleta, analisa e interpreta dados numéricos para o estudo dos fenômenos naturais, econômicos e sociais. Faz parte da vida de todos que procuram se inteirar mais sobre levantamento de dados.

Logo, trata-se de um trabalho que tem um valor significativo para o conhecimento de quem está fazendo, e que posteriormente acarretará em benefícios culturais de alta relevância para a vida acadêmica e posteriormente para vida profissional dos Bacharelados em Administração de Empresas.

2 DESENVOLVIMENTO

A economia tem como conceito: ser a “Ciência que estuda as formas de comportamento humano resultantes da relação existente entre as ilimitadas necessidades a satisfazer a e os recursos que, embora escassos, se prestam a usos alternativos.” (MOREIRA, César Augusto B., 2011). E propõe soluções para as dificuldades vigentes a sua época e no contexto que está inserida. Esta por sua vez está dividida em duas áreas que são:

2.1 MICROECONOMIA E MACROECONOMIA

A Microeconomia ou teoria dos preços analisa, a formação de preços no mercado, isto é, como a empresa e consumidor interagem e decidem o preço e a quantidade de um produto ou serviço. Estuda o funcionamento da oferta e da demanda (procura) na formação do preço.

A microeconomia se preocupa em explicar como é fixado o preço e seus fatores de produção. Divide-se em:

• Teoria do Consumidor: Estuda a preferência do consumidor analisando seus comportamentos, suas escolhas, as restrições quanto aos valores e a demanda de mercado.

• Teoria de Empresa: Estuda a reunião do capital e do trabalho de uma empresa a fim de produzir produtos conforme a demanda do mercado e a oferta dos consumidores dispostos a consumi-los.

• Teoria da Produção: Estuda o processo de transformação da matéria prima adquirida pela empresa em produtos específicos para a venda no mercado. A teoria da produção se refere aos serviços como transportes, atividades financeiras, comércio e outros.

A Macroeconomia estuda a economia em geral, analisando a determinação e os níveis de preços, emprego e desemprego, estoque de moeda, taxa de juros, balança de pagamentos, e taxa de câmbio. O enfoque macroeconômico, pode omitir fatores importantes, mas estabelece relações entre grandes agregados e permite compreender algumas interações relevantes. A macroeconomia se preocupa com aspectos em curto prazo, como por exemplo: o desemprego.

A Macroeconomia possui algumas metas como aumentar o número de empregos, estabilizar os preços, distribuir renda, crescer a economia, solucionar conflitos de objetivos. A estrutura macroeconômica se compõe de cinco mercados:

• Mercado de Bens e Serviços: Determina o nível de produção agregada bem como o mercado de preços.

• Mercado de Trabalho: Admite a existência de um tipo de mão de obra independente de características, determinando a taxa de salários e o nível de emprego.

• Mercado Monetário: Analisa a demanda da moeda e a oferta da mesma pelo Banco Central que determina a taxa de juros.

• Mercado de Títulos: Analisa os agentes econômicos superavitários que possuem um nível de gastos superiores ao seu nível de renda.

• Mercado de Divisas: Depende das exportações e de entradas de capitais financeiros determinada pelo volume de importações e saída de capital financeiro.

2.1.1 INFLAÇÃO: É o aumento persistente e generalizado no valor dos preços. Quando a inflação chega a zero dizemos que houve uma estabilidade nos preços.

A inflação pode ser dividida em:

• Inflação de Demanda: É quando há excesso de demanda agregada em relação a produção disponível. As chances da inflação de demanda acontecer aumentam quando a economia produz próximo do emprego de recursos. Para a inflação de demanda ser combatida, é necessário que a política econômica se baseie em instrumentos que provoquem a redução da procura agregada.

• Inflação de Custos: É associada a inflação de oferta. O nível da demanda permanece e os custos aumentam. Com o aumento dos custos ocorre uma retração da produção fazendo com que os preços de mercado sofram aumento. As causas mais comuns da inflação de custos são os aumentos salariais que fazem com que o custo unitário de um bem ou serviço aumente; e por fim, a estrutura de mercado que algumas empresas aumentem seus lucros acima da elevação do custo de produção.

• Índices de Inflação: Servem para medir as variações dos preços e o impacto no custo de vida da população. Cada um tem uma metodologia diferente e a mediação é feita por diversos órgãos especializados como o IGPE (Índice Geral de Preços), IPA (Índice de Preços no Atacado), INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), INCC (Índice Nacional do Custo da Construção), CUB (Custo Unitário Básico).

http://www.b-a-bes.com/nova-economia/o-que-e-taxa-juro

2.1.1.1 Taxa de Juros: A taxa de juros é o preço ou o valor do dinheiro. Representa o custo a suportar pelo dinheiro que se pede emprestado – taxa de juros ativa – ou o rendimento que se recebe quando se faz uma aplicação financeira – taxa de juros passiva.

Existem outros fatores que influenciam a taxa de juros nomeadamente:

• A taxa da inflação: quanto maior for a inflação maior será a taxa de juros nominal de forma a proporcionar uma taxa de juros positiva ou não muito negativa;

• A procura de moeda: sendo a taxa de juros o preço pago pela utilização do dinheiro, quanto maior for

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com