TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção Textual Interdisciplinar Individual 1° Semestre Adm

Artigo: Produção Textual Interdisciplinar Individual 1° Semestre Adm. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2014  •  3.183 Palavras (13 Páginas)  •  556 Visualizações

Página 1 de 13

Sumário

1 Introdução...........................................................................................4

2 Macroeconomia e Microeconomia....................................................5

2.1 Inflação..............................................................................................5

2.2 Taxa de Juros....................................................................................5

2.3 Taxa de Câmbio.................................................................................6

3 Métodos Quantitativos Aplicados a Gestão Empresarial...............6

3.1 Medidas Descritivas...........................................................................6

3.1.1 Medidas de Tendência Central.......................................................7

3.1.1 Medidas de Dispersão....................................................................8

3.2 Técnicas de Amostragem Probabilística............................................9

3.3 Números-Íindices...............................................................................9

3.4 Deflação de Dados..........................................................................10

4 Ética, Política e Sociedade...............................................................10

5 Elementos de Apoio ao Texto......................................................... 12

6 Conclusão..........................................................................................13

7 Referências........................................................................................14

Introdução

Este trabalho tem como objetivo, aprofundar conhecimentos relacionados às disciplinas do segundo semestre de administração de empresas, visando conhecer técnicas de probabilidades estatísticas, possibilitando uma melhor alternativa para gerir conforme dados adquiridos.

Veremos em seu conteúdo técnicas de probabilidades, formas de obtenção de dados, aplicação de técnicas nas organizações, contemplando a ética na forma de valores administrativos.

Ao longo da pesquisa, aspectos como a sustentabilidade, consumismo, cidadania corporativa, consciência ambiental, conduta ética serão abordados, visando a incorporação de valores nos parâmetros sociais. Assim como a visão de instabilidade econômica derivada de fatores inflacionários e a importância da taxa de juros e câmbio tão vigente na atualidade.

Microeconomia e Macroeconomia

Inflação

A inflação é um conceito econômico que representa o aumento dos preços dos produtos, durante um período, resultando em uma perda do poder de compra da moeda. Podemos verificar a influência desta sobre a economia através da mídia, onde numa entrevista concedida a um Jornal, o coordenador do Índice FipeZAP, o senhor Eduardo Zylberstajn comprova que os preços de locação de móveis registraram a primeira queda em três anos. Afirma o economista´´ quando esse preço recua é sinal de que o poder de consumo está diminuindo e a desaceleração dos preços não é uma surpresa``. Ele lembra que esse movimento é compatível com a conjuntura atual, que ficou mais complicada, com o aumento da inflação e da taxa básica de juros.

A taxa mais falada no Brasil, é a Selic, que nada mais é do que a taxa de juros que os bancos cobram entre si no mercado interbancário para emprestar ou tomar emprestado, o dinheiro que possuem em suas reservas.

Podemos concluir que a inflação é muito ruim para a economia do país como um todo, porém geralmente quem mais se prejudica são os trabalhadores de baixa renda, que não conseguem investir o dinheiro em aplicações que lhe garantam a correção inflacionária.

Taxa de Juros

No âmbito econômico e finançeiro o conceito de juros diz respeito ao custo de um crédito ou a rentabilidade das poupanças. Trata-se de um termo que permite fazer alusão ao valor, a utilidade, ao proveito ou ao ganho de algo. Pode-se afirmar então, que a taxa de juros é o preço do dinheiro que se paga ou que se cobra por pedí-lo emprestado ou por emprestá-lo a uma dada altura.

Recentemente a mídia vem chamando a atenção da população sobre o aumento na taxa de juros. Nacionalmente falando, segundo o Jornal O Globo, o Comitê da Política Monetária aumentou a taxa básica de juros da economia pela quarta vez seguida esse ano, o que representa o aumento de 0,5 ponto percentual.

Sem dúvida essa taxa tem um papel muito importante na política monetária, pois é instrumento utilizado pelo Banco Central para manter a inflação controlada. Mas a sociedade brasileira vem pagando em silêncio a conta da ineficiência do Estado, pois apenas nos resta esperar pelas mudanças estruturais na economia que nos permita conviver com taxas de juros civilizadas.

Taxa de Câmbio

A taxa de câmbio é o preço de uma moeda estrangeira medida em unidades ou frações (centavos), da moeda nacional. Noutros termos indica quanto dinheiro se pode comprar com a moeda de outro país.

Segundo a colunista Alessandra Ribeiro, da Tendência Consultoria `` A piora na avaliação dos investidores em relação a economia brasileira deprecia o câmbio. As estatísticas mostram que o Brasil está deslocado de outros emergentes. Isso aumenta o risco do país afugentar investidores estrangeiros.

Já o Ministro Guido Mantega em entrevista ao site Uol, afirma que o comércio internacional irá se recuperar, após ter enfraquecido no ano passado. Pois, para diminuir os custos das viagens internacionais, algumas agências de viagem estão negociando com hotéis e companhias aéreas o reajuste da taxa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com