TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR - INDIVIDUAL 3º Semestre

Dissertações: PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR - INDIVIDUAL 3º Semestre. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/5/2014  •  1.723 Palavras (7 Páginas)  •  543 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO DOS CUSTOS PARA A GESTÃO EMPRESARIAL 4

2.1.1 Método de Custeio GECON 4

2.1.2 Método de Custeio ABC 5

2.1.3 Método de Custeio RKW 6

2.2 COMPETITIVIDADE no mercado atual E ANÁLISE DE CUSTOS 6

2.3 O CONCEITO, A IMPORTÂNCIA E OS OBJETIVOS DA CONTABILIDADE 7

2.4 O CONCEITO, A IMPORTÂNCIA E OS OBJETIVOS DA MATEMÁTICA COMERCIAL E FINANCEIRA 8

3 CONCLUSÃO 9

REFERÊNCIAS 10

1 INTRODUÇÃO

Nesta produção irei abordar temas como o conhecimento dos custos e como esse conhecimento pode contribuir para a gestão, conceitos trabalhados com os temas GECON, ABC e RKW. Abordarei também os conceitos relacionados à matemática financeira e comercial e aos conhecimentos relativos à contabilidade.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO DOS CUSTOS PARA A GESTÃO EMPRESARIAL

O conhecimento dos custos de uma empresa é fundamental para seu bom funcionamento, tal como para o crescimento gradativo da empresa no mercado. É importante conhecer não só os custos, mas as despesas. É de suma importância antes de qualquer investimento, compra, empréstimo, fazer e refazer os cálculos dos custos e das despesas, a fim de facilitar a tomada de decisão.

A contabilidade de custos era originalmente utilizada para a avaliação dos estoques das empresas, mas com o passar dos anos veio à necessidade de mudança e esta passou então a gerar informações para a tomada de decisão das empresas.

A contabilidade de custos tem algumas divisões como: custos de produção, despesas administrativas, despesas com venda e apropriação dos custos diretos e indiretos. Deve-se separar os custos das despesas, alocar os custos diretos aos produtos, alocar os custos indiretos aos produtos, utilizando algum critério de rateio.

Tendo em vista que conhecendo os custos da empresa, fica mais fácil decidir onde e como investir o capital, ou se for caso fazer empréstimos, ou ainda aumentar ou diminuir o estoque.

2.1.1 Método de Custeio GECON

O GECON é um modelo de atuação, que compreende um sistema de informação baseado em gestão por resultados econômicos, que visa mensurar o VEE (Valor Econômico da Empresa) a qualquer momento. Este modelo de gestão permite a simulação, o planejamento e o controle da atuação da entidade com base na evolução do valor adicionado. O sistema de gestão no modelo GECON diz respeito ao processo de planejamento, execução e controle operacional das atividades, estruturado a partir da missão da empresa, de suas crenças e valores, da sua filosofia administrativa e de um processo de planejamento estratégico, que busca em última instância a excelência e a otimização do desempenho econômico da empresa.

2.1.2 Método de Custeio ABC

O método de custeio ABC (Activity Based Costing), surgiu para suprir a necessidade de informação de custos. O centro de interesse do ABC é se concentra nos gastos indiretos e tem como característica a rigorosa atribuição ao objeto de custo, permitindo um controle mais efetivo.

Dessa forma, o foco principal da contabilidade por atividades está baseado no princípio de que as atividades consomem recursos, enquanto produtos, clientes ou outros objetivos de custo consomem atividades. O custeio é realizado pelo rastreamento dos custos indiretos de fabricação de um produto ou serviço, através da identificação direta com as atividades relacionáveis e pela determinação de quanto de cada atividade é dedicado ao objetivo de custo. Esta estrutura de custo, chamada de lista de atividades, descreve o padrão de consumo da atividade.

O método ABC aprimora um sistema de custeio ao considerar as atividades individuais como objetos de custos fundamentais. O sistema calcula os custos das atividades e atribui custos para os objetos de custo, como os produtos ou serviços baseado em atividades necessárias para a produção de cada um desses produtos ou serviços.

Por fim, conforme relatado por Nakagawa (1994, p.31):

O ‘rastreamento’ feito pelo ABC tem o significado de identificar, classificar e mensurar, numa primeira etapa, a maneira como as atividades consomem recursos e, numa segunda etapa, como os produtos consomem as atividades de uma empresa. Entretanto, a informação gerada pelo ‘rastreamento’ é ainda apenas um meio para se chegar a um fim, que é a identificação das ações necessárias à sobrevivência e competição com sucesso da empresa no cenário descrito, e isto só se conseguirá efetivamente se ocorrerem mudanças significativas e permanentes de atitudes dos recursos humanos. É para isso que, fundamentalmente, o ABC se propõe contribuir, através do rastreamento.

2.1.3 Método de Custeio RKW

A análise do sistema de custeio RKW, visa proporcionar informações mais seguras sobre a composição do custo do produto e possibilitar a atribuição de responsabilidade aos diversos centros de custos das organizações. Partindo da idéia de que existem técnicas de apropriação de custos, cuja utilização se faz necessária para apropriar os custos de produção aos produtos no intuito de esclarecer aos tomadores de decisões das organizações, que a apropriação dos custos e despesas pelo método de custeio RKW possibilitará análises gerenciais mais precisas sobre os custos dos produtos, tendo como base a destinação de todos os gastos da entidade.

Nesta perspectiva, Beuren (1993, p.61) destaca que:

A operacionalização adequada de um sistema de custeio pode encontrar ampla aplicação nas empresas. Ressalta-se que a utilização efetiva de um sistema de custeio não se limita apenas à sua importância na avaliação de estoques. Ele também é um instrumento de suporte voltado ao fornecimento de subsídios importantes à avaliação de desempenho dos gestores, taxa de retorno nas decisões de investimentos, decisões do tipo comprar X fabricar,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com