TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROINTER: ARMAZENAGEM – CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO COOP.

Por:   •  12/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.906 Palavras (16 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 16

UNIAN - UNIVERSIDADE ANHANGUERA DE SÃO PAULO

MICHEL AUGUSTO RECHE DA SILVA                    6690417867

PROINTER: ARMAZENAGEM – CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO COOP.

 

SÃO BERNARDO DO CAMPO

2016

ARMAZENAGENAGEM

Definição de armazenagem segundo Paulo Roberto Ambrósio Rodrigues:

“Gerenciar Eficazmente o espaço tridimensional de um local adequado e seguro, colocado à disposição para a guarda de mercadorias que serão movimentadas rápida e facilmente, com técnicas compatíveis às respectivas características, preservando a sua integridade física e entregando-a a quem de direito no momento aprazado”.

        A gestão de armazenagem visa locar ou fazer estoque de produtos visando bom condicionamento do produto, cuidando para que não haja deterioração dele, avarias, e para que seja preservada a qualidade destes, estudando também o espaço físico para localização, projetos de docas, baías de atração e configuração do armazém.

        A necessidade de armazenar produtos veio desde o tempo do homem primitivo, quando ele descobriu que podia guardar algo para usar depois, fosse para próprio consumo ou até mesmo como uma espécie de mercadoria ou permuta.

        Com o passar do tempo os humanos perceberam o quão vantajoso podia ser um armazém para poderem equilibrar os tempos de abundancia com os tempos de escassez, e logo centros de distribuição em volto de uma área estratégica principalmente em tempos de guerra onde o mais forte vence.

        A importância da armazenagem também aparece no ramo da economia, na globalização, por estarmos sempre em processos de alta competitividade no mercado, e pelo fluxo de produtos utilizados atualmente. Ou seja, há a necessidade de custeamento do produto, seja através de ganhos em alta escala, seja na queda de custos financeiros das operações pelo fato dos clientes precisarem do abastecimento dos produtos de forma constante.

        As operações de armazenagem estão adquirindo grande importância neste processo, por equilibrar produção e demanda, com isso garante a continuidade em toda a cadeira de suprimentos agregando valor ao cliente na oferta de prestações de serviços diferenciados conforma necessidade do cliente, entre eles; inventários e controle de estoques mais confiáveis via on-line, rastreamento dos produtos via satélite, entre outros que fornecem comodidade ao cliente.

        Para gerir operações de armazenagem de forma eficiente, precisamos entender que existem cinco passos na cadeia de suprimentos antes de os materiais chegarem ao armazém / centro de distribuição para o processo de distribuição física no mercado interno. São eles:

        1 – Preparação dos produtos na fábrica ou em seu local de origem para que seja embarcada.

        2 – No terminal de transferência os produtos são temporariamente armazenados, separados em lotes e devidamente separados em lotes e devidamente vistoriados.

        3 – Entrega até um centro de distribuição.

        4 – Descarga, movimentação e armazenagem temporária no CD

        5 – Separação e distribuição física dos materiais aos pontos do consumidor final.

        Após entendimento destes fluxos da cadeia de suprimentos, podemos entender também que há diversas atividades atribuídas ao setor de transporte e distribuição da cadeia logística como: aquisição e recebimento de matéria-prima; processamento industrial de transformação e controle da qualidade; marcação, separação e embalagem; transporte, movimentação, distribuição física, e entrega final.

        Conforme pesquisas feitas pelo instituto brasileiro IMAM, os princípios básicos de armazenagem são:

        Planejamento: avaliar a carga a ser armazenada, se o espaço físico se adéqua com as necessidades do produto a ser armazenado observando sua natureza, peso, dimensões e características de manuseio e segurança.

         Flexibilidade Operacional: espaço físico adaptado pela movimentação de mercadorias com características distintas.

        Simplificação: adaptar / implantar recursos fáceis para recebimentos e armazenagens simples de modo rápido e que não cause gargalos.

Integração: integrar, organizar e coordenar todas as operações simultaneamente.

        Otimização do Espaço Físico: possibilitar a maior quantidade possível de materiais armazenados num único espaço respeitando a capacidade de peso e volume da área.

        Otimização de Equipamentos e Mão-de-Obra: padronizar procedimentos direcionados à racionalização dos equipamentos de movimentação e equipes de trabalho.

        Verticalização: aproveitar ao máximo os espaços verticais, respeitando segurança na movimentação destes.

        Mecanização: avaliar real necessidade e custo benefício em relação a mecanizar processos de movimentação de mercadorias.

        Automação: avaliar real necessidade e custo benefício em gerenciamento de armazenagem, controle e demais sistemas administrativos.

        Controle: planejar, implantar programas de fácil informação para possibilitar entregas imediatas.

        Segurança: garantir integridade física dos materiais armazenados, mão-de-obra, segurança das instalações, equipes treinadas e saúde financeira da empresa de modo a lidar com eventuais emergências.

        Preço: garantir compatibilidade de preços com os do mercado, se ele estiver em desacordo deverá ser feito um novo planejamento considerando outras variáveis, com prioridade nos seguintes parâmetros: Verificar no que os concorrentes investem, verificar se irá fazer como a concorrência ou entrará num novo eixo de mercado, custos das operações, implantar simplificação e otimização dos serviços nos processos que são viáveis, e pesquisar se tem alguém o fazendo melhor e mais barato.

Sobre o CD:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.8 Kb)   pdf (214.4 Kb)   docx (21.9 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com