TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROINTER II

Por:   •  19/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.146 Palavras (5 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

PROINTER II – RELATÓRIO FINAL

VALPARAÍSO DE GOIÁS

Novembro de 2015


PROINTER II – RELATÓRIO FINAL

                Projeto Experimental de Viabilidade para implantação de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) na Lavanderia Classic.

                 

     

Faculdade Anhanguera

Valparaíso de Goiás – Novembro de 2015

 

INTRODUÇÃO              

A preocupação crescente com a preservação do meio ambiente e com a melhoria na qualidade dos serviços faz com que as empresas busquem mecanismos que visem à garantia de crescimento sustentável, aliando o progresso econômico financeiro a não agressão ao meio ambiente.

Um dos principais mecanismos utilizados é o Sistema de Gestão Ambiental (SGA) cuja função principal é garantir que a organização exerça rigoroso e constante controle sobre possíveis danos ambientais ocorridos, em todas as etapas do processo de produção, começando pela aquisição da matéria prima, a qualidade na produção, destinação dos produtos e dos seus resíduos, a fim de que, tendo o controle de toda a situação, possam ser tomadas as medidas necessárias e adequadas para reduzir e controlar os impactos ambientais introduzidos pelo empreendimento.

O presente estudo visa discutir a Viabilidade para a implantação de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) na empresa Lavanderia Classic Ltda. ME, localizada em SEPS EQ 712/912 Conjunto D Bloco 01 Parte Pav.03 Sala 12 – Clube dos Previdenciários, de propriedade do Sr. Mauro Vendramini, formado em Administração de Empresas pela Faculdade Unip.

A Lavanderia Classic é uma empresa de pequeno porte voltada para as pequenas encomendas. Criada em 2005, a empresa está com projetos de expansão para atendimento de restaurantes, hospitais e empresas de grande porte. Com isso, já está em negociação com um restaurante. Os serviços prestados são: Serviço de coleta e entrega nas áreas da Asa Sul, Asa Norte, Cruzeiro e Sudoeste, Lavagem a Seco, Passadoria, Edredons, Cobertores, Tapetes, Cortinas e Secagem.


Fundamentos da Organização:

Visão

Ser referência no mercado de atuação, reconhecida pela qualidade no atendimento e excelência nos serviços prestados.

Missão

Estar presente no dia-a-dia dos nossos clientes, facilitando suas vidas e superando suas expectativas, oferecendo serviços com qualidade, pontualidade e responsabilidade socioambiental.

Valores

  • Respeito e cumprimento dos padrões;
  • Ética e transparência com todos;
  • Transformação de problemas em soluções;
  • Atendimento Encantador;
  • União e comprometimento entre as partes.

Fluxograma:

[pic 2]

A implantação de um SGA na empresa Lavanderia Classic, deverá ocorrer em etapas pré-determinadas, e seguirá as determinações das leis federais, estaduais, municipais, e resoluções de conselhos e Agências reguladoras, tais como o Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), e da bibliográfica especializada disponível. De acordo com a necessidade de adaptação da empresa às novas normas ambientais, houve uma análise do funcionamento de todos os setores da organização, extraindo dessa observação, três etapas para o implemento do SGA, sendo departamentos fundamentais na empresa, tais como o Controle de Qualidade e Linha de produção, sendo elas:

Etapa 1 – comprometimento e definição da política ambiental da empresa;

Etapa 2 – elaboração do plano de ação;

Etapa 3 – implantação e operacionalização do SGA.

Como anteriormente mencionado, o SGA é o mecanismo utilizado pela organização para ter o controle sobre suas atividades no que se refere à organização ambiental. São ações e recursos que são organizados com o objetivo de garantir que os produtos e serviços da organização sejam ecologicamente corretos.

De acordo com Cajazeira (1997) suas diretrizes são no sentido de organizar, planejar, atribuir responsabilidade, prever recursos materiais e humanos, determinar procedimento para atender assim, a uma “Política Ambiental”.

Para implantação do SGA, será criada a Comissão Interna de Gerenciamento de Resíduos, e realizado um levantamento dos resíduos sólidos e líquidos na linha de produção, buscando soluções para o tratamento e o descarte dos mesmos, além da redução da emissão nas atividades futuras.

Uma vez implantado, o procedimento permitirá a redução dos custos, uma vez que número significativo de resíduos na empresa é gerado pelo desperdício de matéria prima durante a produção.

Obtidos os dados acerca da emissão de resíduos, serão iniciados os Procedimentos Operacionais Padrões (POP’s) objetivando a correta implantação do SGA, seguindo-se as três etapas anteriormente previstas.

São inúmeras as vantagens na implantação de um SGA, seja na diminuição dos custos, aumento da produtividade e competitividade, redução dos danos ambientais, melhoria da imagem da organização perante a sociedade, demonstrando ter a organização, responsabilidade social e ambiental, atuando em conformidade com a legislação ambiental e boas práticas fabris.

Desenvolvimento e Implementação do SGA - Sistema de Gestão Ambiental.

Foi identificado que a organização possui alto uso recursos naturais, sem haver controle inteligente do seu uso, desse modo foi proposta a meta de redução no consumo de água e energia elétrica. Foi criado o projeto para captação e armazenamento de água da chuva, que será reutilizada na limpeza do ambiente interno da lavanderia. Também será feita a instalação de arejadores nas torneiras para redução no consumo de água. Foi proposto a reutilização das águas utilizadas nas máquinas de lavar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (169.3 Kb)   docx (38.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com