TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO COMERCIAL (PROINTER III REL.PARCIAL)

Por:   •  18/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.854 Palavras (12 Páginas)  •  810 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA

PLANEJAMENTO DE VENDAS

POLO DE ATIBAIA

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL

PAULO RICARDO DE CAMARGO RA 8976182794

PROINTER III – Relatório Parcial

Disciplinas:

Gestão de Custos e Preços

Pesquisa de Mercado e Comportamento do Consumidor

TUTORA EaD – Profª Marley Casagranda

ATIBAIA / SÃO PAULO

26/04/2015

SUMÁRIO

Introdução: .....................................................................Pagina 01.

Desenvolvimento............................................................Pagina 02.

Considerações Finais: ...................................................Pagina 12.

Referencias Bibliográfica e sites visitados: ...................Pagina 13.


INTRODUÇÃO.

As organizações sempre estão em constantes transformações e batalhando em busca da eficiência e produtividade e, para isso, alia-se nas informações proporcionadas pela gestão de marketing, fonte onde são captadas informações preciosas para alcançarem ao menor custo possível para seus produtos e serviços, obtendo um retorno que possibilite a sua manutenção e permanência no mercado competitivo.

Nos dias atuais existem muitas necessidades que o profissional de vendas busque inovações e renovações com mais frequência que tempos atrás. Mas para que isso aconteça com maior qualidade é necessário ter acesso a ferramentas que possam aperfeiçoar este processo.
0 planejamento de vendas contribui para que esses aspectos sejam atendidos, por ser uma área de estudo voltada a desenvolver práticas que favoreçam a venda de produtos e serviços que estejam de acordo com as necessidades e desejos dos clientes.
Muitos paradigmas estão sendo quebrados, principalmente no mercado brasileiro, pois o profissional de vendas hoje deve ser qualificado e ter conhecimento de estratégias de negócios para elaborar planos de ação embasados em dados e fatos aliados ao seu feeling de negócio, tendo assim uma assertividade em busca de sucesso em maior escala. É necessário que este profissional se mantenha cada vez mais qualificado e “antenado” para obter êxito em seu plano de ação, conseguindo assim dirigir e controlar suas atividades.

O profissional da era moderna necessita ter uma visão 360º e com visão de futuro, deve entregar quantidade sem deixar de lado a qualidade, e o principal, deve sempre buscar alternativas para entregar ao consumidor a melhor opção de compra e, ao mesmo tempo, entregar à corporação a liquidez/lucro necessária para sua sobrevivência. Este profissional necessita entender o quanto é importante o gerenciamento de custos e preços da empresa que atua, assim como também utilizar da pesquisa de mercado, que o norteia para uma maior analise e entendimento do comportamento do consumidor e para a elaboração de seu planejamento de vendas.

DESENVOLVIMENTO

 Planejamento de vendas, gestão de custos em conjunto com pesquisa de mercado.

[pic 2]

O objetivo de qualquer empresa independente do ramo que atua é obter lucro em seus negócios. Não é interessante para a empresa somente comprar por comprar ou vender por vender, pois em dias de mercado muito competitivo e economia recessiva, o que vemos hoje é que, quem não se planejar e/ou se inovar será “engolido” por aqueles que buscam alternativas de sustentabilidade, financeiras e qualidade nos serviços prestados.

É necessário o entendimento de todos os pontos de uma venda, desde custo em cada nível de gerenciamento, e buscar alternativas para que os mesmos sejam controlados, afinal, se uma empresa vive de lucro, a conta final deve ser positiva.

A organização tem de saber o básico: para quem eu vou vender meu produto/serviço? Isso é essencial para conseguir focar e acertar o alvo.

O planejamento vendas tem importância crucial no resultado financeiro e organizacional da empresa, deve ser o espelho prático das ações planejadas pelo estratégico e dos objetivos e/ou metas do plano de marketing.

O gestor da área deve fazer as seguintes perguntas para realiza-lo:

  • O que vender?
  • A quem vender?
  • A que preço?
  • Por que métodos?
  • A que custos?
  • A metodologia de vendas está adequada para alcançar os objetivos determinados?
  • A equipe de vendas está motivada a alcançar estes mesmos objetivos?
  • Os recursos disponíveis são adequados?
  • As estratégias e as táticas de marketing estão bem orientadas para a consecução do plano de metas?

Uma empresa/organização que utiliza de planejamentos passando por pontos de analise, definição de meta, estratégias, táticas e consequentemente o plano de ação, com certeza estará alguns passos à frente e no caminho do sucesso.

GESTÃO DE CUSTOS E PREÇOS (FORMAÇÃO DE PREÇOS)

[pic 3]

A importância de se ter uma gestão de custos em uma organização é fundamental para o sucesso da mesma, e para que isso aconteça de maneira objetiva, à organização precisa estar munida de informações precisas e atualizada de todos os departamentos da mesma. E isso poder ser conseguido por meios de relatórios de controles financeiros com conteúdos que auxiliem aos executivos a mensurar e controlar todos custos e despesas, auxiliando assim em planos de redução das despesas.

Os pontos abaixo definem com clareza quais são os tipos de custos e suas variáveis.

  1. Investimento - gasto ativado em função de vida útil ou benefícios atribuídos a futuro(s) período(s).
  2. Despesa - bem ou serviço consumido direta ou indiretamente para a obtenção de receita
  3. . Desembolso - pagamento resultante da aquisição de um bem ou serviço.
  4. Perda - bem ou serviço consumido de forma anormal e involuntariamente.
  5. Ganho: É resultado líquido favorável resultante de transações ou eventos não relacionados às operações normais da entidade.
  6. Lucro / Prejuízo: Diferença positiva e/ou negativa entre receita e despesa/custo, ganhos e perdas.
  7. Custeio: É o método para apropriação dos custos, diretos e indiretos, aos produtos.
  8. Custear: “Significa coletar, acumular, organizar, analisar, interpretar e informar custos e dados de custos, com o objetivo de auxiliar a gerência da empresa”.
  9. Custo Direto - é aquele facilmente identificado no produto. Não precisa de critérios de rateio.
  10. Custo Indireto - é aquele não identificado no produto. Necessita de critérios de rateios para locação. Ex.: depreciação, mão-de-obra indireta, seguros e etc.
  11. Custo Variável - depende da quantidade produzida.
  12. Custo Fixo - independe da quantidade produzida. Ex.: aluguel, depreciação e etc.
  13. Custo semi-variável ou semi-fixo: varia com o nível da atividade, porém não direta e proporcionalmente. Ex.: luz, força e etc.
  14. Custo Primário - é a soma da matéria prima, material de embalagem mais a mão-de-obra direta.
  15. Custo de Transformação - é a soma de todos os custos de produção, exceto a matéria-prima e outros elementos adquiridos, ou seja, é o custo do esforço realizado pelas empresas. Diferenciação entre Custo e Despesa.
  16. Custo: É o consumo de valores para determinados fins. Quando uma Despesa for atribuída aos vários produtos de uma empresa, ele passa a se denominar Custo de Produção.

Afinal, toda empresa/organização depende dos seus lucros para sua sobrevivência, por isso, se ela não souber quanto custa sua operação e/ou seus produtos, não saberá se está perdendo ou ganhando, ficando vulnerável à concorrência com sérios riscos financeiros.

No quesito formação de preço de um produto, é importante que o entendimento de todos os processos de custos seja concebido pela organização, devido à importância que a definição do preço de venda tem.  Devem ser levados em consideração todos os custos e despesas envolvidos na operação compra-venda. Para atingir seus objetivos, é indispensável que as empresas trabalhem com preços de venda competitivos e ao mesmo tempo lucrativos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)   pdf (261.6 Kb)   docx (204.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com