TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO A RESPEITO DO USO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO RECURSO PARA A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA

Por:   •  15/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  7.588 Palavras (31 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 31

[pic 1]

[pic 2]

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA EM MATEMÁTICA

TATIANE BONFIM SANTO

ESTÁGIO CURRICULAR NO ENSINO FUNDAMENTAL II

RELATÓRIO FINAL

[pic 3]

Barra de São Francisco

2017

TATIANE BONFIM SANTO

ESTÁGIO CURRICULAR NO ENSINO FUNDAMENTAL II

Relatório de Estágio apresentado ao curso Formação Pedagógica 100% Online em Matemática da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório I – No ensino Fundamental II – 1°semestre.

Tutor eletrônico: Caroline Torres Minorelli

Barra de São Francisco

2017

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO                03

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO        04        

ANÁLISE DE DOCUMENTOS OFICIAIS        05

A organização da escola        06

ANÁLISE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA.................11

ENTREVISTA COM O SUPERVISOR DE CAMPO......................................19

DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO..........................................................................20

PROJETO A RESPEITO DO USO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO RECURSOPARA A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA...................................................................................................25

CONSIDERAÇÕES FINAIS..................................................................................        30

REFERÊNCIAS        31

INTRODUÇÃO

Sabemos que a educação hoje é pratica por diversas pessoas que tem o intuito de transmitir sabedoria e conhecimento para qualquer individuo. Em muitos lugares a educação é vista por descaso por parte de muitos, mas é sempre necessário que tenhamos em mente que ela é a melhor saída para construir pessoas e um mundo melhor.

O professor tem um papel fundamental na vida dos alunos, é por meio dele que novas profissões surgiram ao longo de uma jornada. É fundamental que o professor esteja sempre se capacitando em prol de alcançar o melhor e esta transmitindo isso aos alunos.

O estagio vem nos proporcionando um contato amplo com a docência e com todo o corpo educacional da instituição. Esse momento é vivenciado justamente para nos relatar como ocorre todo o processo de ensino-aprendizado. São realizadas observações de como ocorre um planejamento de aula, como o professor regente ministra suas aulas, os recursos que ele utiliza pra tornar o momento dinâmico e atrativo, os meios avaliativos que são utilizados e a relação que há entre ele e os alunos.

O presente estagio foi realizado na Escola Família Agrícola Municipal de Educação Profissional Técnica do Nível Médio Jacyra de Paula Miniguite, com o intuito de proporcionar uma vivência alargadora de todo o processo de aprendizado, onde os resultados obtidos só trouxe conceitos de ensinamentos que contribuíram em toda a carreira acadêmica e profissional. A fim de esta sempre caracterizado e aperfeiçoando ao longo do tempo.

1.DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

O estágio foi executado na Escola Família Agrícola Municipal de Educação Profissional Técnica de Nível Médio “Jacyra de Paula Miniguite” o modelo de ensino e o semi-integral e a escola recebeu este nome para homenagear uma Lavradora, que sempre lutou pela terra em que vivia, uma senhora que admirava a educação do campo.

A Escola foi Fundada  pela Lei Municipal Nº 23 de 21/03/2005, complementada pela Lei Nº 51 de 06/06/2005 e Lei Nº 142 de 14/11/2005 para oferta do curso e  seu funcionamento foi aprovado pela  Resolução do CEE/ES Nº 2.675 de 04/04/2011 e convalida os estudos dos alunos concluintes em 2010. Em 2010, através da Resolução do CEE/ES Nº 2.484 de 29/11/2010 foram convalidados os estudos dos alunos concluintes em 2008 e 2009.

No ano de 2014 a associação de pais e alunos juntamente com secretaria de educação e o grupo pedagógico da escola Jacyra de Paula Miniguite decidiram em prol acordo com a implantação do  Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano), pois nos arredores da escola  há muitas crianças que saiu de casa para estudar na cidade e pensando em melhorar o conceito de agricultura familiar foi expandida a educação no campo também para  ensino fundamental.  O ensino nesta escola funciona na modalidade pedagógica de alternância e com semi-internato. Portanto ficou deliberado por decisão unânime dos representantes a abertura de turmas do Ensino Fundamental a partir do ano letivo de 2015, na Escola Família Agrícola Municipal de Educação Profissional Técnica de Nível Médio“Jacyra de Paula Miniguite”.

As turmas que foram  observadas para a realização do estagio foram 6°, 7º, 8º e 9° ano do ensino fundamental II.

2.ESTUDO DE ARTIGO

        A historia da matemática começou a ser criada com a preocupação de Portugal em ter soldados bem treinados na costa brasileira. Com isso os livros didáticos que não existia naquela época fez falta, com isso os primeiros livros didáticos de matemática que se tem noticia escritos no Brasil foi do autor José Fernandes Pinto Alpoim.

Com o passar do tempo foi se melhorando cada dia, mas o livro didático usado para ensinar a matemática. Na década de 1970 foi inauguradas grandes editoras de livros dentre elas a Companhia Editora Nacional. Com a era Vargas surgiram profissionais modernos e com ele um crescimento acelerado da produção de livros no País.

        O ensino da Matemática na educação tem nos livros o elemento essencial construção do ensino nas escolas. A investigação desses livros antigos que conta como começou a trajetória da educação matemática em nosso país e de suma importância.

        Uns dos maiores pesquisadores dos livros didáticos foi o Professor Alain Choppin, ele trabalha para juntar informações de vários livros didáticos de varias disciplina, e organiza-los em bancos de dados para ficar mas fáceis as pesquisas de algumas informações. Essa pratica de analisar livros didáticos que o Professor Alain focaliza os conteúdos internos dos livros, mas ultimamente tem-se ampliando as formas de pesquisas para que as informações ficassem, mas precisas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (50.3 Kb)   pdf (606.6 Kb)   docx (910 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com