TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto do uso de Trigonometria

Por:   •  4/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  913 Palavras (4 Páginas)  •  654 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA

BRUNO VALCELI VIEIRA

PROJETO: APLICAÇÕES MATEMÁTICAS NA ENGENHARIA CIVIL.

Palhoça

2014

BRUNO VALCELI VIEIRA

PROJETO: APLICAÇÕES MATEMÁTICAS NA ENGENHARIA CIVIL.

Projeto apresentado para a disciplina de Elementos da Trigonometria e Funções Elementares, ministrada pelo Prof. Jefferson Jacques Andrade no curso de Engenharia Civil, da Universidade do Sul de Santa Catarina - Campus Norte – Unidade Pedra Branca, como requisito parcial para aprovação na disciplina.

Palhoça

2014

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO        

2. APLICAÇÃO        

3.CONCLUSÃO        

4.REFERÊNCIAS        

        


                1.INTRODUÇÃO

         

Neste projeto será executada uma aplicação de trigonometria na construção civil, especificamente utilizando o Teorema de Pitágoras para realizar o cálculo, que determinará as informações para a construção de um telhado na residência.

        A utilização do Teorema de Pitágoras será fundamental para obter a informação de medidas desconhecidas da construção do telhado, onde posteriormente será possível executar a obra.

2. APLICAÇÃO

        Para a construção de um telhado é necessário primeiramente verificar as restrições da telha que determinam o percentual de inclinação, onde a informação vai determinar a altura da cumeeira que será executada na construção.

        Por exemplo, a telha utilizada para a demonstração da construção será uma telha de Cerâmica (Barro), telha que é muito utilizada na construção de telhados pelo país, (Demonstrada na Imagem a seguir)

[pic 2]

        Fonte: http://pedreirao.com.br/geral/telhados-e-forros/tipos-de-telhas-e-suas-caracteristicas-passo-a-passo-2/

        

A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) determina que a telha de cerâmica através da norma (NBR 13582) precisa ser colocada com uma inclinação de 30% a 35%, tendo em vista que neste projeto a execução será realizada com o percentual de escolha 30%.

        No projeto aplicaremos a demonstração do cálculo utilizando a medida base da casa de 6 m x 10 m, e descartando a medida do beiral entorno da casa que é de 60 cm, onde a execução do telhado será realizada com o corte do telhado com o caimento de duas águas. Conforme demonstrada nas imagens a seguir.

[pic 3]

                Fonte: Criada pelo autor, 2014.

[pic 4]

                Fonte: Criada pelo autor, 2014.

        Para calcular a altura da cumeeira é necessário realizar a relação de que para cada 1 metro na horizontal soma-se 30 cm na altura na cumeeira, como o exemplo representado apresenta o caimento de duas águas, apresenta dois triângulos retângulos, onde a base de cada triângulo apresenta a medida de 3 m, sendo assim utilizando o cálculo:

3 m x 0,30 m = 0,90 m

Ao ser descoberto a medida da altura da cumeeira (0,90 m), é possível descobrir a medida da empena do telhado, pelo motivo de ser a hipotenusa do triângulo retângulo, então aplicamos o Teorema de Pitágoras para descobrir essa medida.

[pic 5]

                Fonte: Criada pelo autor, 2014.

Resolução do cálculo:

a² = b² + c²  a² = 0,90² + 3²  a = 3,13m (Valor aproximado).

Após obter o resultado da empena é possível calcular a quantidade aproximada de telhas que serão usadas para a construção, é necessário calcular a área da água primeiramente e posteriormente multiplicar pela quantidade de telhas que é usada por metro quadrado, onde este valor é de 17 peças/m².

[pic 6]

                Fonte: Criada pelo autor, 2014.

Resolução do cálculo:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (199.9 Kb)   docx (81.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com