TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA

Por:   •  11/5/2020  •  Projeto de pesquisa  •  1.747 Palavras (7 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

CURSO DE PEDAGOGIA

 PROJETOS E PRÁTICA DE AÇÃO PEDAGÓGICA –

 GESTÃO DA EDUCAÇÃO EM AMBIENTES ESCOLARES E NÃO ESCOLARES

POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2

PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA

FUNDAMENTAL MESMO É O AMOR.

É IMPOSSIVEL VIVER SOZINHO.

Thaise Santos da Silva Figueiredo - 1642290

Polo Guarulhos Macedo

2020

FUNDAMENTAL É MESMO O AMOR, É IMPOSSÍVEL SER FELIZ SOZINHO.

O título para o projeto de intervenção tem como tema gerador as relações interpessoais e como questão central, como as relações interpessoais podem influenciar na efetivação do trabalho pedagógico.

PROBLEMA E HIPÓTESE 

Quando se pensa nas diversas especificidades do contexto escolar, é imprescindível trazer à tona as relações pedagógicas tanto entre professores e professores, professores e alunos, aluno e alunos e pais e professores, pois tais relações interferem diretamente no planejamento, na prática pedagógica e no desenvolvimento da aprendizagem dos alunos.

Diante de tais problemáticas constatadas no campo de estágio vivenciado por nós, surge a necessidade de refletirmos neste sentido, a fim de buscarmos saídas para tais situações. Então surgem diversos questionamentos quanto às relações interpessoais entre os diversos sujeitos pedagógicos: Como fazer com que os professores se unam e trabalhem deforma coletiva na garantia de um ensino e de uma aprendizagem significativa para seus alunos proporcionando um ambiente harmonioso nesta instituição.

A partir disso, observamos juntos com a gestão da escola a necessidade de uma intervenção nas relações interpessoais, a necessidade desta intervenção se dá diante das dificuldades de relacionamento dos membros da comunidade escolar, que percebemos enquanto visitamos e através dos acontecimentos que vivenciamos na escola.

Nas relações interpessoais entre os professores, que atinge diretamente o adequado andamento das práticas pedagógicas na escola, é primordial que se parta para ações que façam com que os docentes reflitam e redirecionem a relação entre os mesmos, para uma devida mudança de postura, os quais possam trabalhar de forma amigável, coletiva, rumo à aceitação da opinião do “outro”, com o propósito de pensar e planejar suas práticas de ensino que garantam o desenvolvimento e aprendizagem dos alunos.

As relações interpessoais que não se dão de forma adequada interferem nas diversas outras relações que se passam no contexto escolar. Sendo assim é que partiremos para ações que possam ajudar os professores a refletirem sobre as relações interpessoais que estão postas na escola, para uma devida mudança nas ações dos mesmos.

JUSTIFICATIVA DO TEMA

Este projeto versa uma intervenção voltada para a relação entre professor/professor com o objetivo de auxiliar esses relacionamentos. Há uma frase de Martin Bumber que diz: “O ser humano se torna eu pela relação com o você. À medida que me torno eu, digo você. Todo viver real é encontro”.

Tomando aprofundamento essa frase, escolhemos o tema “Fundamental é mesmo o amor, é impossível ser feliz sozinho” com base nas dificuldades relatadas pela gestão da escola, que também ressaltou a necessidade de continuação do projeto de intervenção do grupo de estagiárias do semestre passado e com intuito de levantar alguns questionamentos sobre a necessidade do trabalho coletivo, sobre a importância de trabalhar em equipe, de respeitar o outro, respeitar as opiniões diversas e contribuir para que o ambiente de trabalho seja um lugar harmonioso. O objetivo deste projeto de intervenção é mostrar que esses educadores podem e devem fazer a diferença, que é importante ter amor pelo que se faz e que nós possuamos um papel essencial na sociedade, podemos nos apropriar de uma frase de Paulo Freire (1987) que se relaciona tão bem com o que pretendemos articular: “ninguém educa ninguém, ninguém se educa sozinho, os homens se educam em comunhão”.

EMBASAMENTO TEÓRICO 

A escola possui o papel de transmissora de conhecimentos, no desenvolvimento pleno da pessoa humana e na formação para a cidadania. Mas, mesmo cumprindo a tarefa básica de possibilitar o acesso ao saber, sua função social apresenta variações em diferentes momentos da história, sociedades, países, povos e regiões. Mesmo depois da expansão e da obrigatoriedade da escolaridade para as crianças, ainda há problemas educacionais. A sociedade está em permanente mudança, e isto leva a escola a se adequar para fazer de seus alunos atuantes desta transformação, e não sujeitos passivos alheios a esta mudança.         

A escola deve proporcionar o desenvolvimento de seus alunos para o convívio na cultura global e a partir do desenvolvimento das competências de aprender a conhecer, aprender a fazer, a conviver e aprender a ser. O professor, por definição é o elemento chave no bom sucesso de uma escola, nas relações humanas dentro dela, no aproveitamento dos alunos e no rendimento escolar, pois este se encontra inserido numa prática democrática na instituição escolar que indica o desenvolvimento da comunicação e do relacionamento interpessoal, bem como a participação de todos os profissionais envolvidos no diálogo, e este é possibilitado pela ação e reflexão.

A inclusão da afetividade, o diálogo, a cooperação, o saber ouvir e a própria atenção e carinho com todos são de grande importância no processo de ensino e aprendizagem, pois o amor é fundamental, é à base de toda a vida. As frases como “Como você está hoje?” e “Tenha um bom dia!” podem ajudar a firmar uma proximidade, que vai além do ser professor e transformar colegas de trabalho em companheiros. Em um ambiente organizacional onde realmente existe carinho entre os indivíduos, o clima ficará mais tranquilo e harmonioso e dentro da escola onde se propaga a gestão democrática, a afetividade nas relações interpessoais deve surgir conectada à prática pedagógica, visando promover a qualidade da educação.

A prática democrática na instituição escolar propõe o desenvolvimento da participação de todos os profissionais envolvidos e do diálogo, sendo assim, a melhoria das relações interpessoais favorecem: [...] um ambiente de trabalho no qual prevaleçam relações interpessoais mais humanas e justas, privilegiando o respeito à diversidade sociocultural de todos os envolvidos no processo educacional que se relacionam diretamente com o aluno (SILVA, 2008, p. 13).

OBJETIVOS

Objetivo Geral: Conduzir uma intervenção com base nas relações interpessoais entre professor/professor que possibilitem formar verdadeiras equipes para a melhoria do ensino-aprendizagem, todos trabalhando juntos e em grupo. Propondo também um melhor convívio com os colegas, e um lugar onde possa haver diálogos e construção de projetos em equipe para a melhoria da Instituição, para que assim os indivíduos envolvidos possam se tornar sujeitos reflexivos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (107.7 Kb)   docx (251.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com