TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE PESQUISA

Por:   •  22/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.959 Palavras (8 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUÇÃO

A revolução trazidas pela popularização das mídias sociais não afeta apenas a sociedade como um todo, mas também todas as profissões que existem, algumas menos e outras mais. Pode-se dizer que o jornalismo foi afetado ou presenteado com as redes sociais.

Com o surgimento das redes sociais, o jornalismo ganhou muitas formas de propagar informações. As redes sociais estão interligadas com o público o que ajuda a interagir entre si e conseguir obter uma comunicação mais fácil do jornalista com leitor, ouvinte ou telespectador. Além de que, a popularização destas novas mídias trouxe novas fontes de informação para estes profissionais, muitas vezes facilitando a vida.

Outro ponto positivo desse avanço é que utilizando as mídias sociais os jornalistas tem acesso e mais informações em diferente lugares, podendo usar as informações como fonte para matérias ou mesmo para complementar os seus textos. Porém, está facilitação da coleta de informações resulta em alguns impasses, como as fontes não confiáveis, é trabalho do jornalismo não só trazer a informação mas também confirmá-la, pelo simples motivo de as pessoas não gostaremde ser enganadas. Talvez as fontes não confiáveis também existissem antes, mas agora são muito mais fáceis de serem descobertas pelo público.

TEMA: O Uso das redes sociais na prática do jornalismo colaborativo.

O jornalismo está se revolucionando cada vez mais através das redes sociais.

Ao longo dos anos o jornalismo vem se adaptando as mudanças da história, pois vem surgindo a criação de novas ferramentas, aparelhos e a exigências do público faz com que a rotina da produção se altere, logo, as redes sociais contribuem para o novo formato de jornalismo que tem como foco a interação do leitor.

O acesso a smartphones nas redes sociais vem crescendo, hoje milhões de pessoas acessam sites como Facebook e Twitter pelo celular, por isso, as empresas de comunicação precisam estar onde seu público está, logo, as redes sociais é o meio que os jornalistas podem utilizar para atrair novos públicos.

Segundo o artigo, as redes sociais já fazem parte da vida dos jornalistas, tanto para pesquisar assuntos, como para publicar fatos. No Brasil a principal fonte de apuração de notícias utilizada pelos jornalistas é a rede, e que hoje a rede mais utilizada em todo o mundo é o Facebook, criado por Mark Zuckerberg, em outubro de 2003.

Rodrigues (2010), defende: “A utilização do Facebook pelos media é um dado adquirido, nomeadamente como agregador de notícias, como plataforma de difusão de informação e até como uma forma de captar leitores”.

Através das redes sociais o jornalismo vem tendo um grande fortalecimento, pois os jornalistas encontram e monitoram possíveis informações sobre os acontecimentos.

Enfim, os jornalistas têm que saber quais as ferramentas corretas precisam utilizar para ter uma boa interação com seus leitores, para que eles possam filtrar as postagens relevantes e verificar a veracidade dos fatos, por isso as redes sociais vem se tornando a ferramenta mais utilizado no ramo de comunicação.

AUTOR: Maria Emília Tavares Varela Cavalcanti.

TEMA: As redes sociais como ferramenta de jornalismo participativo nos meios de comunicação regionais: um estudo de caso.

O artigo relata o jornalismo participativo em Portugal, onde os meios de comunicação tem sido colocado em prática através de várias iniciativas no âmbito do jornalismo participativo.

A autora observa que o público tem estado cada vez mais presente no cotidiano de um jornalismo, seja por mensagem, ligações ou pelas redes sociais. Já que nos últimos anos ela tem se destacado na sociedade graças a tecnologia que está avançada, deixando assim a TV e o Rádio em segundo plano. Segundo a autora, a rede social é uma ferramenta de extrema importância para quem trabalha na área da comunicação, seja de jornalismo ou não.

Ela também avalia, que a maioria dos estudos realizados sobre jornalismo participativo e mídias sociais, é relativo a um ponto específico do tema de investigação. Em concreto, a questão que entra em debate, é a seguinte: de que forma as redes sociais são usadas como ferramenta para o jornalismo participativo na dimensão local e regional?

Para responder a questão, ela apresenta os resultados de uma análise de utilização de redes sociais, por meio da comunicação social regional da Vila Real. Onde se explicará que a mesma é uma ferramenta essencial para o jornalismo permitindo a colaboração como em todo o processo jornalístico.

Por meio de pesquisas e debates, sobre as novas tecnologias, pode-se dizer que o jornalismo já se praticava por meios de comunicação sociais tradicionais.

Sendo assim, "o jornalismo colaborativo não nasceu com a web." (SILVA, 2011). Acrescenta-se que qualquer noticiário, inclui sempre a participação de seu público. Antes do emails, essa participação acontecia por cartas ou ligações.

Portanto, este é um fenômeno que não sendo novo, ganhou novos contornos com a Internet e com a facilidade de acesso as ferramentas de produção, publicação, cooperação e partilha de informações.

AUTORA: Inês Mendes Moreira Aroso

TEMA: Jornalismo na era das mídias sociais: as transformações e as novas práticas da profissão.

O surgimento das mídias sociais interativas, causou impactos no jornalismo, como a criação de novos recursos e métodos para o processo de coletas de dados e a produção de notícias.

Segundo o autor, o webjornalismo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)   pdf (58.7 Kb)   docx (17 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com