TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE PESQUISA: ANALISE DAS PUBLICAÇÕES SOBRE O PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BASICA PUBLICA

Por:   •  18/4/2022  •  Monografia  •  1.239 Palavras (5 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL - UFMS

FACULDADE DE EDUCAÇÃO - FAED

CURSO DE PEDAGOGIA

GUSTAVO CAREAGA PEREIRA

PROJETO DE PESQUISA: ANALISE DAS PUBLICAÇÕES SOBRE O PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BASICA PUBLICA

CAMPO GRANDE

2019

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL - UFMS

FACULDADE DE EDUCAÇÃO - FAED

CURSO DE PEDAGOGIA

GUSTAVO CAREAGA PEREIRA

PROJETO DE PESQUISA: ANALISE DAS PUBLICAÇÕES SOBRE O PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BASICA PUBLICA

 

Relatório apresentado como avaliação para disciplina de Pratica Cientifica I, do Curso de Pedagogia, do 7º Semestre, sob orientação da professora Dra. Solange Jarcem Fernandes.

CAMPO GRANDE

2019

Analise das Publicações sobre o Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica.

Resumo da Proposta

O presente projeto tem por objetivo analisar e identificar as publicações relacionadas ao Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica Publica entre o período de 2008 a 2018. Através de uma pesquisa documental e auxilio de artigos, documentos oficiais, banco de dados da Capes e outras bibliografias busca-se primeiramente apresentar o programa que faz parte das ações do Plano de Desenvolvimento da Educação - PDE, como surgiu e como foi desenvolvida durante esse período definido para pesquisa. Esta pesquisa busca apresentar resultados que agreguem conhecimento no campo da educação e na importância que a formação e capacitação de gestores e administradores no ambiente escolar podem ser um fator eficaz na condução de uma boa gestão escolar.

INTRODUÇÃO

        O gestor escolar tem um papel fundamental no cotidiano escolar, as atribuições a ele determinadas variam desde a organização do trabalho pedagógico a assuntos pertinentes aos recursos financeiros e humanos que envolvem o ambiente escolar, neste sentindo o profissional que ali foi designado seja por indicação ou através do processo eleitoral com votos da comunidade escolar precisar ter os requisitos mínimos de formação democrática para uma boa gestão visando contribuir com bom desenvolvimento dos sujeitos ali presentes na escola.

        Este projeto busca apresentar uma analise das publicações sobre o programa Escola de Gestores da Educação Básica Publica através da pesquisa documental e com auxilio dos documentos oficiais busca-se no período de 2008 a 2018 entender o que foi produzido em textos científicos sobre o programa e com isso contribuir com os estudos e conhecimento sobre a gestão democrática e escolar no Brasil, a iniciativa do Ministério da Educação com esse programa é justamente visar à melhoria dos índices educacionais através das parcerias que foram criadas.

JUSTIFICATIVA

        Um dos princípios norteadores desta pesquisa é o da gestão democrática na educação pública e seu processo de formação continuada no âmbito escolar, visando aprofundar na temática e compreender que o gestor escolar não e mais que um mero cargo e sim um agente de transformação no seu local de atuação. O gestor precisar lidar diariamente com diversas situações e processos como a gestão de recursos, processos, de pessoas e principalmente a gestão pedagógica uma vez que todo processo de gestão tem um papel importante para que a instituição consiga alcançar seus objetivos que é formar cidadãos que contribuam com a transformação da sociedade.

        O Plano Nacional de Educação - PNE apresenta como uma das estratégias na meta 19 o desenvolvimento de programas de formação de diretores e gestores escolares, apesar do plano atual ser do ano de 2014 o princípio da gestão democrática já é destacada na Constituição Federal de 1988 no art.206 e na LDB n.9394/1996 com suas definições.

        O Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica Publica surge como parte das ações do Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE, com a necessidade de qualificar os gestores escolares e através de parcerias com as Universidades Federais buscou oferecer cursos em nível de especialização (lato sensu) voltado aos dirigentes e coordenadores educacionais que estão inseridos na escola publica de educação básica. O programa tem como objetivos gerais formar e contribuir com a qualificação do gestor na perspectiva da gestão democrática visando melhorias dos índices educacionais nas escolas e município atendido pela rede publica onde estes gestores estão se capacitando.

        Essa capacitação é necessária e valida uma vez que o gestor escolar é diretamente um dos responsáveis pelo sucesso do trabalho pedagógico juntamente com sua equipe de coordenadores e os professores são os agentes de transformação deste ambiente e contribuem para organização do trabalho seja positiva.

OBJETIVOS GERAIS

Analisar as produções cientifica acerca do Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica Publica no período de 2008 a 2018.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Analisar as contribuições e melhoria que o programa trouxe através da formação de seus gestores.

- Apresentar informações que contribua com processo de melhoria na formação continuada dos gestores escolares visando auxiliar em suas práticas.

METODOLOGIA

O projeto será desenvolvido através de pesquisa documental como fonte de analise, seguindo as orientações para a fundamentação teórica será feita o levantamento de dados através de pesquisas a livros e publicações referentes ao Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica Publica, buscando apresentar e identificar as abordagens deste programa e suas publicações de artigos científicos produzidos após a formação. A pesquisa abrangera o entretempo de 2008 a 2018, utilizaremos a base de dados nacional como a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - (CAPES).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (113.4 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com