TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONSELHOS GESTORES DE POLÍTICAS PÚBLICAS NO MUNICÍPIO E SUAS CONFLUÊNCIAS COM O PROJETO ÉTICO-POLÍTICO DO SERVIÇO SOCIAL.

Por:   •  13/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.464 Palavras (6 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 6

RESUMO

Neste trabalho apresentaremos uma análise com os seguintes objetivos: a estruturação da ética profissional salientando os princípios éticos presentes no atual código de ética da profissão do assistente social; a origem do conselho de política pública da assistência social do município de Altamira do Paraná, analisando sua atual legislação em paralelo com a conjuntura nacional, correlacionando o fundamento vigente nestas leis com o comprometimento ético político do assistente social frente aos cidadãos altamirenses.

Palavras-chave: Ética, Conselho Gestor, Assistente Social, Altamira do Paraná.

.

SUMÁRIO

1. Introdução: 3

2. Município de Altamira do Paraná 4

3. O papel do Assistente Social e seu projeto ético-político 5

Conclusão 6

Referências 7

1. INTRODUÇÃO

Com a Constituição de 1988, a Constituição Cidadã, a Assistência Social passa a ser um direito do cidadão e dever do Estado. A partir desta é regulamentado pela Lei Nº 8662 em 07 de Junho de 1993, a profissão do Assistente Social. É sancionada em 07 de dezembro de 1993 a Lei Nº 8742 (Lei Orgânica da Assistência Social), na qual define a política e seus propósitos, estabelece suas diretrizes, entre outros, apresentando um sistema participativo e descentralizado através das conferências, conselhos, fundos e planos nas três esferas governamentais. Em 15 de outubro de 2004 o Conselho Nacional de Assistência Social aprovada a PNAS (Política Nacional de Assistência Social). Em 2005 em concordância com as deliberações da LOAS e da PNAS é constituído o SUAS – Sistema Único da Assistência Social, que efetiva a Política Pública de Assistência Social sendo um novo modelo de gestão, propiciando o sistema descentralizado e participativo em todo o país, por área, levando em conta as regiões e o tamanho do municípios. Sistematizando e fornecendo ações em vários níveis de complexidade como a Proteção Social Básica (abrangendo programas, benefícios e serviços como: Programa Bolsa Família, BPC – Benefício de Prestação Continuada, BPC na Escola, BPC Trabalho, PROJOVEM, Carteira do Idoso e Programa de Atendimento Integral à Família – PAIF) tendo o CRAS como instrumentalizador; e a Proteção Social Especial de alta e média complexidade (abrangendo programas, benefícios e serviços como: Centro da Criança e Adolescente, Centro da Juventude, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI, Serviço de Acolhimento Institucional, Serviço de Acolhimento República Abrigo, Casa-Lar, Casa de Passagem, Albergue), tendo o CREAS como instrumentalizador, tendo como ponto central dos serviços assistenciais, às famílias, os indivíduos acometidos pela pobreza e exclusão social.

Com a descentralização da gestão das políticas públicas, é atribuída aos gestores municipais (formado pelo Prefeito e pelo Secretário da Assistência Social) a responsabilidade de executar a política de assistência social, como também a elaboração do Plano Municipal de Assistência Social, a administração e sistematização da estrutura municipal de incorporação e de amparo social, o direcionamento, o acompanhamento e a averiguação das ações em seu município, fazer o controle social, etc. Pois estes instrumentos orientarão o destino dos recursos de acordo com a necessidade da população.

2. Município de Altamira do Paraná

O município analisado está localizado na região centro ocidental paranaense. Através da Lei Nº 7571 de 27 de Abril de 1982 se torna o município de Altamira emancipado do município de Palmital e por meio da Lei Nº 7601 de 15 de Junho de 1983 tem seu nome alterado para Altamira do Paraná devido já existir um município no Pará com o nome de Altamira. Segundo dados do IBGE, atualmente têm uma população estimada de 3.143 habitantes.

Na data de 02 de novembro de 1995, através da Lei Nº 009/95 é criado o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS). Este conselho gestor é um órgão colegiado (membros participantes do grupo tem poderes iguais), deliberativo (tem poder de decisão), paritário (sendo constituído por 50% de representantes do governo e 50% de representantes da sociedade civil), viabilizando a participação de diferentes segmentos sociais, no conselho deste município há um total de 20 pessoas, entre titulares e suplentes, com um período de gestão de dois anos. Os conselheiros devem agir de modo: impessoal, não tentando tirar proveito próprio; legal, agindo dentro do que estabelecido por lei; moral, pautado por princípios éticos. É de competência do Conselho Municipal algumas destas atribuições: aprovar municipal de assistência social bem como controlar e acompanhar sua execução, designar os programas de assistência social seguindo os princípios e objetivos estabelecidos na LOAS, controle do Fundos de Assistência Social, cadastrar e fiscalizar as entidades e organizações de assistência social municipal, entre outras. A composição do CMAS pressupõe, para desenvolvimento de suas realizações, a constituição de Assembleia Ordinária e/ou Extraordinária, Mesa Diretora, Secretaria Executiva e Comissões Temáticas - estruturas permanentes. O Conselho possui comissões temáticas dentre elas destacam-se: Comissão de Projetos e Comissão de Fundos. A Mesa Diretora do CMAS é constituída por: Presidente, Vice-Presidente, Secretário Executivo.

O município não possui CREAS, apenas o CRAS, a sua equipe multidisciplinar conta com: assistente social, psicólogo, pedagogo entre outros. Nele, são ofertados os serviços e ações do PAIF (Programa de Atenção Integral à Família) e prestados outros serviços, programas, projetos e benefícios de proteção social básica: acolhida, acompanhamento de famílias e de indivíduos, grupos/oficinas de convivência e atividades sócio educativas, visitas domiciliares, atividades coletivas – campanhas, palestras, acolhida, convívio ou vivência familiar e comunitária e de sobrevivência a riscos circunstanciais.

3. O papel do Assistente Social e seu projeto ético-político

Atualmente o assistente social tem um grande desafio profissional quando deixa de mero executor, como no passado, para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (135.6 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com