TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONSELHOS GESTORES DE POLITICAS PUBLICAS NO MUNICIPIO E AS SUAS CONFLUENCIAS COM O PROJETO ETICO-POLITICO DO SERVIÇO SOCIAL

Por:   •  7/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.831 Palavras (12 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 12

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO 9

REFERÊNCIAS 10

1 INTRODUÇÃO

Os Conselhos Gestores de Políticas Públicas, são canais institucionais permanente,autônomos, formador por representante da sociedade civil e do poder público com o objetivo de propor diretrizes das políticas públicas, fiscaliza-las, controla-las e deliberar sobre elas, seu do órgão públicos ligados a estruturas do poder executivo, cabendo a este garantir a sua permanência.

Os Conselhos se instauraram enquanto instância de controle social a partir da Constituição Federal de 1988. Com a participação popular surgir para promover mudança na gestão das políticas publicas entre o Estado e sociedade, criando assim novas formas de Controle Social.

São espaços públicos embora ligados ao poder executivo, não são subordinados a eles.

Os Conselhos de saúde foram previstos pela Constituição como um espaço para atender alem de debates entre a sociedade civil e a política e filtrar o Controle Social de natureza deliberativa, propositiva e reinvidicativa de política publica na área da saúde.

Os Conselhos de Saúde integraram a estrutura básica do Ministério da Saúde, e secretarias de saúde dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

Fixando na lei n 8142/90, vinculados a estes órgãos, mas com estruturas jurídicas próprias, garantindo sua autonomia política.

A criação do Conselho Municipal de Saúde e estabelecida por lei Municipal Ordinária com base na Lei n 8142/90.

O regulamento interno deve ser aprovado pelos conselheiros, em decisão do plenário do Conselho.

O Conselho Municipal de Saúde e em forte e independente conselho que obriga o gestor publico a atuar com mais responsabilidade respeitando a existências dos órgãos participativos de controle e sentindo de perto os anseios da sociedade.

As atribuições da maioria dos conselhos estão de acordo com a legislação do SUS.

Os Conselheiros de saúde do Município de Mage em relação a idade encontra-se na faixa de 41 a 60 anos de idade.

2 DESENVOLVIMENTO

Da década de 1970 em diante o capitalismo mundial sofreu transformações devido à ofensiva do capital, por causa dessas transformações agravaram-se ainda mais a natureza, a desigualdade estrutural e a degradação da vida humana. A sociedade capitalista quando em sua forma contemporânea é caracterizada pela fragmentação das esferas da vida social. Uma das características marcantes da sociedade contemporânea era tentar capturar o passado por meio de memórias virtuais e também objetos, segundo eles o passado era como uma “memória subjetiva”.

A desmobilização dos trabalhadores e o empobrecimento deram-se devido ao Processo de Mundialização do Capital que também contribuiu para algumas crises, entre elas a da classe dos trabalhadores e a política. Todo esse contexto foi favorável para que os movimentos de direita se reorganizassem. No enfrentamento das tensões sociais quem exerce uma função ativa é a ideologia dominante.A busca do neoconservadorismo era simplesmente a legitimação para reprimir os trabalhadores era também criminalizar os movimentos sociais de militarização e também da pobreza no dia a dia. Essas repressões não geravam violência entre as pessoas.

Alguns estudos dizem que a ditadura deixou uma herança através de sua doutrina se segurança que é a ideologia na guerra ao narcotráfico que na ditadura era conhecida como “a ideologia da guerra contra o inimigo interno”. Nossa organização política precisa estar renovada e fortalecida com quadros novos junto a categoria com um trabalho de base com as escolas, com os alunos e também com os profissionais. O “modo de ser do ser socialmente determinado” é uma ética que se origina da autoconstrução em que um ser consciente, livre e universal é desenvolvido, ainda segundo essa ética o ser é capaz de se reproduzir sem estar atrelado, ou seja, preso às necessidades físicas apenas.

Segundo Marx essa proposição são referentes às capacidades que o trabalho desenvolve. Para buscar respostas para suas dúvidas o homem cria novas alternativas. E é nessas buscas que o homem se recria e através dessa busca também são criadas possibilidades novas. O ser humano ultrapassou as barreiras que existiam na natureza meramente física e deu um salto para uma existência social que fosse mais aberta e com novas possibilidades. Por isso quando o homem quebra as necessidades meramente objetivas ele se constrói como um ser genérico.

O principio ético dá a liberdade de o homem escolher entre suas possibilidades ou não, ou seja, os seres humanos podem são capazes de agir com ética, porém antes ele pode refletir sobre as ações, porém o homem deve ter consciência que suas escolhas podem ter base ou não nos fundamentos éticos. A ética é uma categoria social e também histórica que é efetivada pelos princípios éticos diferentes e segundo um conjunto de valores. Na pauta das ações humanas deve se fazer presente os princípios éticos e morais de forma que liberte o gênero humano, portanto a dignidade, a liberdade e a universalidade devem ser a luz para suas reflexões e também para seus projetos.

No decorrer do desenvolvimento sócio histórico que as necessidades humanas também são desenvolvidas, quando o mundo prático conhecido como material-ideal é constituído se permite ver como a esfera das objetivações materiais é transcendida pelo desenvolvimento do ser social. No Brasil o projeto ético-político do serviço social está firmado em um ponto de vista mais amplo, que está pautada na transformação social, seja pela emancipação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.6 Kb)   pdf (74 Kb)   docx (21.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com