TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE PESQUISA CÁRIE DENTÁRIA EM PRÉ-ESCOLARES DA REDE PÚBLICA DE SALVADOR

Por:   •  17/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.157 Palavras (5 Páginas)  •  1.269 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

FACULDADE REGIONAL DA BAHIA

CURSO DE ODONTOLOGIA

ITAMAR COELHO

CÁRIE DENTÁRIA EM PRÉ-ESCOLARES DA REDE

PÚBLICA DE SALVADOR - BA

Salvador, BA

2015.2


ITAMAR COELHO

PROJETO DE PESQUISA

CÁRIE DENTÁRIA EM PRÉ-ESCOLARES DA REDE PÚBLICA DE

SALVADOR - BA

Projeto de Pesquisa apresentado ao Curso de Odontologia da Faculdade Regional da Bahia, UNIRB, como parte das exigências para a disciplina de Estágio em Saúde Coletiva.

Profª Gilma Azevedo

Salvador, BA

2015.2


SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        4

2.        OBJETIVOS        5

2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO        5

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS        5

3.        JUSTIFICATIVA        6

4.        METODOLOGIA        6

5.        REFERÊNCIAS        7


4

  1. INTRODUÇÃO

Atualmente, a cárie dentária tem sido considerada como uma doença comportamental. Apesar de o seu agente etiológico estar relacionado com o acúmulo não perturbado de biofilme em superfícies dentárias propícias à estagnação, modulado positivamente pela sacarose da dieta e negativamente pelo uso de produtos fluoretados, fatores sociocomportamentais, como o baixo nível socioeconômico, situação de desvantagem social, nível de educação e conceitos de saúde maternos influenciam diretamente essa tríade.

Peres (2003) considera que a cárie dentária é a doença mais comum na região das Américas, e constitui um aspecto crítico das condições gerais de saúde, devido ao seu peso na carga de doenças, e ao seu impacto na qualidade de vida por ser causa de dor e sofrimento. Além disso, os altos custos de tratamento e a possibilidade de utilização de medidas preventivas efetivas contribuem para ela ser considerado um importante problema de saúde pública.

Os fatores socioeconômicos têm recebido considerável atenção na literatura científica, como fator de risco à saúde. Na odontologia, a associação entre nível socioeconômico e cárie dentária está amplamente estabelecida, é um problema socioeconômico e comportamental que afeta crianças em idade precoce e que, se não for interceptada no início da infância poderá comprometer a saúde bucal em idades mais avançadas e, consequentemente a qualidade de vida do indivíduo. A epidemiologia das doenças bucais na dentição decídua tem preocupado os pesquisadores do mundo inteiro. Estudos epidemiológicos nacionais e internacionais em crianças de 5 a 60 meses de idade constataram que o maior problema de saúde bucal nessa faixa etária continua sendo a cárie dentária.

Possíveis fatores envolvidos na etiologia da cárie dentária possibilita a identificação de indivíduos de risco, estabelecimento de diagnóstico precoce e, monitoramento adequado de indivíduos com experiência prévia de cárie. Porém, identificação dos grupos de risco requer informações individuais referentes a exposição a fluoretos, hábitos de higiene bucal, aspectos socioeconômicos, bem como resultados obtidos a partir de exames microbiológicos.

A experiência prévia de cárie pode ser avaliada pelo índice CPO-D, recomendado pela Organização Mundial de Saúde, principalmente para crianças


5

com 12 anos de idade. Apesar de abrangente, esta organização propôs em 1997 a utilização de novos critérios para o Índice CPO-D quando da realização de estudos sobre saúde bucal. Para a dentição permanente passou a ser avaliada a condição da coroa e da raiz e no caso de dentes decíduos apenas a coroa dentária. O item obturado foi reclassificado e subdividido em dois novos itens denominados dentes restaurados com cárie e dentes restaurados sem cárie. O primeiro representa os elementos dentários já restaurados, mas que ao exame exibem simultaneamente lesões de cárie novas ou recidivantes. E, o segundo item indica a presença de dentes previamente restaurados, no entanto livres de lesões de cárie no momento do exame. O mesmo aconteceu com o código perdido subdividido em perdido por cárie ou perdido por outras razões.

Com o intuito de conhecer a realidade da saúde bucal de crianças que tem possivelmente maior acesso aos serviços de saúde, o objetivo do estudo é avaliar o CPOD relacionado a fatores de risco para cárie em população de escolares inseridos em programa coletivo de saúde bucal.

  1. OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO

Verificar o risco e a experiência de cárie em população de escolares de uma determinada escola do município de Salvador, inseridos em programas de saúde bucal curativo e preventivo.

  1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS
  • Avaliar as condições de saúde bucal dos escolares;
  • Aprimorar o conhecimento teórico;
  • Verificar os fatores de riscos envolvidos na etiologia da cárie
  • Promover higienização oral através da orientação à escovação;

6

  • Coletar dos dados no decorrer da pesquisa.
  1. JUSTIFICATIVA

O presente trabalho tem como justificava a avaliação dos riscos que permitem descrever quando o indivíduo corre o risco de desenvolver lesões de cariosas, possibilitando um direcionamento na tomada de decisão para intervenções preventivas adequadas e na determinação da periodicidade do uso de serviço odontológico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (159.8 Kb)   docx (42.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com