TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONSELHOS E GESTORES DE POLÍTICA PÚBLICAS NO MUNICÍPIO E AS SUAS CONFLUÊNCIAS COM O PROJETO ÉTICO-POLITICO DO SERVIÇO SOCIAL.

Por:   •  27/10/2017  •  Projeto de pesquisa  •  2.751 Palavras (12 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO DE GRADUAÇÃO EM SERVICO SOCIAL IV SEMESTRE

ADRIANA PEREIRA DE OLIVEIRA

TATIANE SANTOS LOPES

VALÉRIA PEREIRA DOS SANTOS

CONSELHOS E GESTORES DE POLÍTICA PÚBLICAS NO MÚNICIPIO E AS SUAS CONFLUÊNCIAS COM O PROJETO ÉTICO-POLITICO DO SERVIÇO SOCIAL.

Riachão do Jacuipe - BA

2016

ADRIANA PEREIRA DE OLIVEIRA[pic 2]

TATIANE SANTOS LOPES

VALÉRIA PEREIRA DOS SANTOS

CONSELHOS E GESTORES DE POLÍTICA PÚBLICAS NO MÚNICIPIO E AS SUAS CONFLUÊNCIAS COM O PROJETO ÉTICO-POLITICO DO SERVIÇO SOCIAL

Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Fundamentos Historicos, Téoricos e Meteodologicos do Serviço Social III, Fundamentos das Politicas Sociais e Politicas Sociais, Administração e Planejamento em Serviço Social e Ética Profissional em Serviço Social.

Professores Rosane Aparecida Belieiro Malvezzi, Maria Lucimar Pereira, Rosane Malvezzi e Paulo Sérgios Aragão.

Riachão do Jacuipe - BA

2016

SÚMARIO[pic 3]

  1. INTRODUÇÃO..............................................................................................04
  2. DESENVOLVIMENTO PARTE I....................................................................05

      2.1 ETICA PROFISSIONAL................................................................................05

  1. DESENVOLVIMENTO PARTE II...................................................................06

      3.1 CONSELHOS DE POLITICAS PÚBLICAS NO MUNICIPIO........................06

      3.2 CONSELHO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL NO MÚNICIPIO..........................07

     4. DESENVOLVIMENTO PARTE II......................................................................08

      4.1 ATUAL LEGISLAÇÃO DO MÚNICIPIO EM COMPARAÇÃO COM  

    CONTEXTO BRASILEIRO..................................................................................08

      4.2 LEGISLAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL CORRELACIONADA

     COMPROMISSO ETICO POLITICO FRENTE AOS CIDADÕES.........................08

  1. CONCLUSÃO..................................................................................................09

  1. CONSIDERAÇÕES FINAIS............................................................................10

        

REFERÊNCIAS...............................................................................................11

  1. INTRODUÇÃO

A sociedade Brasileira em sua historia vem mostrando suas lutas contra a ditadura dos setores democráticos, seguido pela consolidação das liberdades política propiciou uma experiência para todos os cidadão. As reivindicações das cidadania, adquirir novos estudos são valores e praticas secundarizados.

        Na décadas de noventa o serviço social foi apresentado como profissão legitimada e reconhecida academicamente e socialmente, este processo conduziu á consolidação profissional, estava sendo construído um projeto profissional vinculado a um projeto social democrático, no código de 1986 foi exigido uma melhor explicação, tratava-se de objetivar com mais rigor  as implicações do propícios conquistados  e plasmados naquele documento, tanto para fundar mais adequalmente os parâmetro éticos quanto para permitir uma melhor instrumentalização deles na prática cotidiana do exercício fundamental.

        Ocorreu uma revisão do código de 1986 vinha sendo sentida nos organismos profissionais desde fins dos anos oitenta, ficou agendada na plataforma programática da gestão de 1990/1993 do CFESS. Considerando o compromisso da gestão 90/93, a criação de novos valores éticos, fundamentos na definição mais abrangente, de compromisso com os usuários, com base na liberdade, democracia, cidadania, justiça e igualdade social.

        O I seminário Nacional da Ética em agosto de 1991 perpassou o VII CBAS em Maio de 1992 e resultou no Seminário Nacional de Ética em Novembro de 1992, envolvendo, além do Conjunto CFESS/CRESS,  a ANAS, a ABESS e a SESSUNE. Estes novos códigos assegura a participação do Assistente Social em todo Brasil. Em 1986 a revisão do textos processou-se em dois nível. A revisão que se procedeu, compatível com o espírito do texto de 1986, partiu da compreensão de que ética deve ser social: Os valores são determinações da prática social, resultante da atividade criadora tipificada no processo de trabalho.

        Todos os Municípios tem a presença de conselhos ativos, ressaltaremos aos dez conselhos e aprofundaremos no conselho de assistência social todos foram criado no intuito de resgatar os direitos de toda população.

2. DESENVOLVIMENTO PARTE I

2.1 ETICA PROFISSIONAL

O Serviço Social foi uma das primeiras profissões na área social, que teve regulamentação aprovada, apresentada na Lei Nº 3252 de agosto de 1957. Houve a divisão em quatro conselhos, CFAS, CRAS, CFESS, CRESS. Em 1993 um debate das categorias de todo pais alterou o código de ética profissional do assistente social, instituído pela resolução de 273/93 do CFESS, onde ficou ressaltada o aumento e a concretização da cidadania.

O código de ética profissional considera alguns tópicos dentre eles institui parágrafos presentes no CFESS, determina o conselhos fiscais e os conselhos regionais do serviço social procedem da imediata e ampliada divulgação do código atual, o conselho federativo declara o direitos, deveres e competências.

        A lei Nº3.662 constituem em seu conjunto uma entidade com o objetivo básico de disciplinar, defender o exercício da profissão em todo território nacional, no código ético tanto Assistente quanto o usuário conseguem privacidade reservada, levando em questionamento o desenvolvimento e agir profissional, assim se transformou-se uma profissão conservadora para democrática e desenvolvida, contando com os direitos dos usuários garantindo direito de sigilos em algumas historias familiar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)   pdf (145.9 Kb)   docx (39 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com