TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO GENTE ATIVA

Por:   •  15/10/2018  •  Monografia  •  755 Palavras (4 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO DISTRITO FEDERAL – UDF

MARCUS VINICIUS LOPES RODRIGUES

FRANKLIN BATISTA LIMA

ANDRESSA DINIZ SOARES

DANIELLE LUCENA SANTOS

LUCAS JEQUIS ESPINOSA

PROJETO GENTE ATIVA

BRASILIA

2018


MARCUS VINICIUS LOPES RODRIGUES -17559588

FRANKLIN BATISTA LIMA - 17809274

ANDRESSA DINIZ SOARES - 17586364

DANIELLE LUCENA SANTOS - 19473486

LUCAS JEQUIS ESPINOSA - 17782783

PROJETO GENTE ATIVA

Trabalho apresentado à disciplina PEGP I, como requisito parcial para aprovação.

Professor (a): Dr. José Luiz Pagnussat

BRASILIA

2018


RESUMO

Este projeto tem como principal objetivo, a inserção de pessoas que se encontram em situação de rua no mercado profissional, tendo em vista, o aumento de mão de obra qualificada, ampliação do mercado profissional aos beneficiários (gerando mais oportunidades de emprego), cursos técnicos e profissionalizantes para qualificação dos indivíduos, além de disponibilizar atendimento médico, psicológico e alojamento, dos quais os beneficiários terão à disposição, para que os mesmos possam apresentar constante evolução no seu desenvolvimento profissional e intelectual.  

Palavras-chave: Qualificação profissional, inserção no mercado profissional, evolução profissional e intelectual.


SUMÁRIO

SUMÁRIO        5

INTRODUÇÃO        6

PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA        7

1.1        Descritores do Problema        7

1.2   Estruturação do Projeto        9

1.3  Análise dos Interessados        10

CONSIDERAÇÕES FINAIS        11

REFERÊNCIAS        12


INTRODUÇÃO

        Atualmente, cerca de 101.854 pessoas encontram-se em situação de rua. Os indivíduos nessa situação, vivem abaixo da linha da pobreza, não possuem qualificação profissional, com faixa etária entre 14 e 44 anos de idade. Este projeto, objetiva a profissionalização e inserção dessas pessoas no mercado de trabalho, podendo então, atender a demanda de mão de obra com profissionais altamente qualificados.  


Pessoas em situação de rua

Conforme o relatório do primeiro Encontro Nacional Sobre População em Situação de Rua, organizado e realizado em 2005 pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome por meio da Secretaria Nacional de Assistência Social, a caracterização da população em situação de rua ficou definida como: grupo populacional heterogêneo, composto por pessoas com diferentes realidades, mas que têm em comum a condição de pobreza absoluta, vínculos interrompidos ou fragilizados e falta de habitação convencional regular, sendo compelido a utilizar a rua como espaço de moradia e sustento, por contingência temporária ou de forma permanente.

  1. Descritores do Problema

Infelizmente o número de pessoas em situação de rua aumenta desesperadamente, devido a diversos fatores, como a ausência de vínculos familiares, desemprego, violência, perda da autoestima, alcoolismo, uso de drogas, doença mental, entre outros fatores. Com o aumento deste índice, a participação e criação de ONGs afim de ajudar as pessoas que assim se encontram, tem sido bastante significativa.

Um dos fatores mais presentes nesse grupo de pessoas é justamente a falta de instrução, formação acadêmica e profissional, fato que é explicitamente notado. Tendo em vista este imenso problema, aumentam-se também as ondas de violência, roubos, assassinatos, doenças, que assim geram tremenda desestabilidade para o Estado, onde o Governo Federal tem que deixar alguns projetos relacionados a infraestrutura, transporte, educação e as demais políticas públicas em segundo plano, tendo então como prioridade um problema público que poderia ser evitado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (297.5 Kb)   docx (135.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com