TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM: PROJETOS INTERDISCIPLINARES PROJETO CIDADANIA

Por:   •  25/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.128 Palavras (5 Páginas)  •  634 Visualizações

Página 1 de 5

6[pic 1]

Universidade Virtual do Estado de São Paulo

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

2018

METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM:

PROJETOS INTERDISCIPLINARES

PROJETO CIDADANIA

Aluno: Priscila do Carmo Rodrigues

RA: 1804605

Email: 1804605@aluno.univesp.br

RIO CLARO/2018

Projeto Cidadania

        

        Este projeto procura apresentar questões relacionadas a cidadania, envolve o que é ser um cidadão e quais suas implicações, entrelaçadas a educação. Levando o aluno a conhecer e se identificar culturalmente, para poder participar dos seus direitos, como garantia de uma vida digna, e cumprir seus deveres estabelecidos em Lei, que organizam a vida em sociedade.

        Conforme Piaget, a criança recebe influências no desenvolvimento moral pela qualidade dos estímulos cognitivos e sociais ao longo de seu desenvolvimento. Através do relacionamentos entre iguais, a criança percebe a necessidade da solidariedade para que agir com forme as regras, elas aprendem a efetividade das regras aceitas na sociedade.

        Saviani (1999):

A escola é uma das grandes responsáveis pela formação de um cidadão, bem como do seu caráter e personalidade. Afinal, é no ambiente escolar que os alunos aprendem e adquirem grande parte do seu conhecimento, que vai muito além das teorias matemáticas ou da gramática, garantindo o desenvolvimento de habilidades, competências, responsabilidades e conceitos como conscientização social.

         

        Por tanto exercer cidadania é ter consciência das obrigações, de forma ética, solidária e responsável e saber reivindicar seus direitos. Cidadania é a relação de respeito como o meio em que se vive.        

Público alvo

        A escola atende a um quantitativo de aproximadamente 360 alunos, atende o ensino fundamental I e funciona com 9 salas no período da manhã e tarde e faz parte da rede municipal, localizada em um bairro residencial da cidade de Rio Claro, é um bairro novo, possui comercio, transporte público e conta com um posto de saúde.

        As salas de aula possuem mobiliário adequado ao tamanho dos alunos, mesas, cadeiras, estantes, murais onde são expostos os trabalhos dos alunos, conta também com a biblioteca, refeitório, banheiros, área de recreação, onde acontecem as danças e teatros, do mesmo modo quadra de esportes, campo de futebol e tanque de areia.

        Por se tratar de uma escola pública a maioria de seus alunos fazem parte da mesma classe social, são de origem humilde, a escola possui uma diversidade cultural significativa. Seus alunos têm em média de 6 a 9 anos de idade, e ficam apenas um período na escola, são crianças extremamente enérgicas, curiosas e questionadoras.

        Gostam de atividades ao ar livre, criam laços de amizade rapidamente e precisam da vivencia em grupo para se socializar.

        De acordo com Davis:

“Segundo Jean Piaget (1967), a criança de 7 a 11anos desenvolve o pensamento operatório–concreto, sendo que a criança possui pensamento indutivo, um raciocínio lógico, sendo capaz de cooperar, porque não confunde mais eu próprio ponto de vista com o dos outro, graças à socialização, torna-se menos egocêntrica, participante ativa no desenvolvimento do conhecimento, construindo seu próprio entendimento, a criança passa a ir atrás do conhecimento”.

 Justificativa

        A infância é um processo onde a criança se desenvolve e aprende a se relacionar com as pessoas e o mundo a sua volta, a socialização satisfaz suas necessidades e auxilia na assimilação da cultura, através do qual a cidadania se efetiva num processo de conhecimento dos direitos e deveres humanos. Um cidadão deve desenvolver uma percepção e compreensão mais crítica da realidade. O presente projeto será realizado devido a importância da construção de uma consciência cidadã e do desenvolvimento da percepção da responsabilidade de ações de cidadania nos diversos meios: sociais e ambientais, pois, segundo Paulo Freire, “Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão.”

Objetivo Geral

        Considerar e reconhecer o conhecimento prévio do aluno, construir um melhor relacionamento da classe, construir valores morais e éticos na escola e na sociedade, trabalhando as diferenças sociais. Compreender o que é ser cidadão e quais seus direitos, deveres e responsabilidades diante da sociedade e do meio ambiente.

     

Tema: Eu Sou Cidadão

Contar a História:

Turma da Mônica em Cidadania

[pic 2]

Pode ser encontrada em:  https://www.atividadeseducacaoinfantil.com.br/recursos-educacionais/cidadania-turma-monica/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (268.8 Kb)   docx (224.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com