TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS METODOLOGIAS ATIVAS DE APREDIZAGEM – PROJETOS INTERDISCIPLINARES

Por:   •  6/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  678 Palavras (3 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE VIRTUAL DO ESTADO DE SÃO PAULO

PEDAGOGIA – METODOLOGIAS ATIVAS DE APREDIZAGEM – PROJETOS INTERDISCIPLINARES

ÉRIKA BRANCO MORAES AMARAL

Lino Macedo e suas reflexões sobre a área da educação – especializado na teoria de Piaget aplicada à questão educacional.

Bauru

Nov. 2018


UNIVERSIDADE VIRTUAL DO ESTADO DE SÃO PAULO

PEDAGOGIA  – METODOLOGIAS ATIVAS DE APREDIZAGEM – PROJETOS INTERDISCIPLINARES

ÉRIKA BRANCO MORAES AMARAL

Lino Macedo e suas reflexões sobre a área da educação – especializado na teoria de Piaget aplicada à questão educacional.

Em cumprimento à atividade avaliativa da semana VI do curso de Pedagogia, respondendo às questões relacionadas à teoria de Piaget, mencionando se é possível uma aproximação dessa teoria de Piaget, com o processo educativo, segundo Lino Macedo.

Bauru

Nov. 2018

Sumário

Introdução......................................................................................................................3

Desenvolvimento............................................................................................................3

Referências.....................................................................................................................5

Introdução

A Atividade avaliativa da semana 6 do curso exigiu que nós respondêssemos  á duas questões sobre o ponto de vista de Lino Macedo, com relação aos contribuições de Piaget para a psicologia escolar e uma aproximação da teoria de Piaget com o processo educativo.

Lino Macedo e sua concepção das contribuições de Piaget para psicologia escolar e a aproximação do processo educativo.

Para Lino Macedo, a contribuição de Piaget para a psicologia escolar foi fundamental e necessária, porém incompleta para dar conta da complexidade da questão. Para Lino, algumas contribuições foram a análise teórica e experimental dos processos de tomada da de consciência, abstração e generalização, construção de possíveis e necessárias correspondências e transformações, implicações, lógica das significações e formas elementares da didática, entre outras.

Todos esses temas forma estudados na perspectiva do sujeito que conhece, no caso crianças de 5 à 15anos, que foram entrevistadas em uma situação experimental.

Piaget e seus colaboradores fizeram muitos estudos experimentais sobre noção de lógica e matemática na criança e , não da criança. È importante saber disso no processo educacional, pois os conteúdos escolares são pautados na perspectiva dos adultos e a didática tradicional só fazia um esforço para simplificar e organizar os conceitos de um modo didático. Em outras palavras, o professor deveria apenas corresponder a uma boa compreensão das crianças , comprovada pela correção de exercícios e respostas corretas  e , os que não se encaixassem nesse modelo, sofriam com a retenção e exclusão escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (97.8 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com