TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTEGRADO MULTIDICIPLINAR

Pesquisas Acadêmicas: PROJETO INTEGRADO MULTIDICIPLINAR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/4/2014  •  3.112 Palavras (13 Páginas)  •  504 Visualizações

Página 1 de 13

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo identificar e analisar as atividades do Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP). Elucidar as principais características da organização: sua história, a estrutura, serviços, equipamentos utilizados, forma de constituição, ramo de atuação, estrutura financeira e contábil, orçamento, sua estatística, dinâmica das relações interpessoais, e a conclusão.

O Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo está localizado no campus da Universidade de São Paulo, na Capital do Estado onde está sua sede. Foi fundado em 1986 através do decreto n. 93.439, em 17 de outubro de 1986, sob o nome de Coordenadoria de Projetos Especiais (Copesp). Sua denominação foi alterada em 1995 para CTMSP.

O CTMSP é a principal empresa no marco histórico no Programa Nacional de atividades Nucleares, resultado de um grande esforço, ao longo dessas três últimas décadas, com intuito de obter para o país um submarino de propulsão nuclear. Para isso foram várias conquistas tecnológicas, principalmente na área nuclear, pois o Brasil ocupa a sexta posição no ranking mundial de reservas de urânio, e isso não pode ser deixado de lado.

Palavra(s) Chave: Marinha, Propulsão Nuclear, Submarino.

ABSTRATC

This study aims to identify and analyze the activities of the Navy Technological Center in Sao Paulo (CTMSP). Elucidate the main features of the organization: its history, structure, services, equipment used, manner of formation, line of business, financial and accounting structure, budget, his statistics, dynamics of interpersonal relationships, and the conclusion.

Navy's Technological Center in Sao Paulo is located on the campus of the University of São Paulo, in the city and state where it is situated. It was founded in 1986 by Decree No 93439, on October 17, 1986, under the name of the Coordinator of Special Projects (COPESP). Its name was changed in 1995 to CTMSP.

The CTMSP is the main landmark in the company in the National Nuclear activities, resulting in a great effort, over three decades, aiming to get into the country a nuclear-powered submarine. For this there were several technological achievements, particularly in the nuclear area, because Brazil is the sixth in the world ranking of uranium reserves, and this can not be overlooked.

Keyword (s) Key: Navy Nuclear Propulsion, Submarine.

Sumário

Folha de Rosto 3

Folha de Aprovação 3

Resumo 3

Abstract 3

Introdução 3

1. Descrição da Organização 3

1.1 Denominação e Forma de Constituição 3

1.2 Dados e Fatos Relevantes da Origem da Organização 3

1.3 Natureza e ramo de atuação 3

1.4 Informações sobre o porte da Empresa 3

1.5 Principais Equipamentos 3

1.6 Composição da Força de Trabalho, incluindo quantidades de pessoas, percentuais por nível de escolaridade, por níves de chefias ou gerencias, por regime jurídico de vínculo 3

1.7 Principais Produtos 3

1.8 Denominação dos Principais tipos de fornecedores, principais insumos,matérias primas e serviços por eles fornecidos 3

1.9 Principais mercados e, nos ramos de atuação, principais segmentos desses mercados onde se encontram os clientes alvo 3

1.10 O Segmento de Mercado do grupo no âmbito internacional 3

1.11 O Segmento de Mercado do grupo no âmbito nacional: Como surgiu o negócio na Brasil e como vem sendo sua evolução até os dias atuais 3

1.12 Principais Concorrentes da organização e aspectos relevantes de cada um 3

1.13 Organograma: Destacar quem faz parte da Alta Direção e os diferentes elementos da estrutura organizacional 3

2. Contabilidade 3

3. Aplicações de fundamentos da gestão financeira 3

4. Estatística 3

5. Análise e Demonstrativos financeiros 3

6. Orçamento 3

7. Dinâmica da relações interpessoais 3

Introdução

O Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo - CTMSP - é uma instituição de pesquisa e desenvolvimento pertencente à Marinha do Brasil, e que tem sua sede localizada no campus da Universidade de São Paulo, na Capital do Estado. Ao CTMSP foi atribuída a missão de executar as atividades do programa de Capacitação Nuclear da Marinha, que faz parte da estratégia para dotar o País de um submarino de propulsão nuclear.

Atualmente cerca de 1.300 funcionários trabalham no projeto, que originou-se de uma estreita cooperação com renomadas instituições de pesquisa e universidades paulistas, entre as quais o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), a USP, o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), a Universidade de Campinas (Unicamp), o Centro Técnico Aeroespacial (CTA) e a Faculdade de Biologia da PUC, em Sorocaba, além da Universidade Federal de Santa Catarina.

O propósito deste trabalho foi identificar, em uma instituição de pesquisa e desenvolvimento que realiza importantes conquistas de desenvolvimento tecnológico, colocando o Brasil em um seleto grupo mundial que detém a tecnologia de enriquecimento de combustível nuclear, setores de sua estrutura administrativa e práticas gerenciais.

Com tudo a Marinha do Brasil vem aplicando recursos e pessoal em um programa nuclear cujo principal objetivo é o domínio, por parte dos institutos de pesquisa e da indústria nacional, de toda a tecnologia necessária para a capacitação nacional da construção de reatores nucleares de potência e do desenvolvimento do combustível para estes reatores.

1. Descrição da Organização

1.1

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com