TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR II

Por:   •  3/10/2019  •  Projeto de pesquisa  •  794 Palavras (4 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 4

ULAN FERREIRA SERPA

RA 1971442

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR II

Viana

Espírito Santo

2019

RESUMO

O objetivo deste trabalho e aplicar na prática todo conteúdo teórico adquirido até o momento, aplicando as matérias estudadas , em uma empresa do estado do Espírito Santo , desenvolvendo o conteúdo e apresentando soluções para problemas comuns no ramo comercial .

  1. INTRODUÇÃO

Este Projeto Integrado Multidisciplinar tem por foco analisar uma empresa do ramo alimentício, uma panificadora, situada no Espírito Santo, sob a otica dos aspectos da Economia e Mercado, Recursos Materiais e Patrimoniais e Matemática aplicada, usando os conceitos até aqui estudados.

A Panificadora fica localizada em Cariacica, com uma população aproximada de 387.368 habitantes.

A pesquisa in loco realizada na panificadora se baseia na avaliação dos seguintes aplicações:

  • Economia e mercado, destacando o tipo de mercado, funções, e as as mudanças econômicas que influenciam diretamente no valor final;
  • Recursos materiais e patrimoniais, onde destaca-se o planejamento e gestão dos materiais necessários para a produção e distribuição dos produtos;
  • Matemática aplicada, verificando as utilizações da mesma e como é utilizada para que seja apresentada ao cliente.

2- ECONÔMICA E MERCADO

A entidade analisada se trata de uma empresa privada e familiar onde é desenvolvida a atividade de produção de pães e derivados.

Seus serviços prestados variam conforme a demanda de produção, e a oferta de vários produtos a seus clientes .

Seus produtos que possuem maior rentabilidade são pães, tortas, bolos e sonhos tendo em vista que estes produtos são bem aceitos nos cafés das famílias.

Por outro lado, deve-se considerar não só os lucros, porém os custos e perdas, onde, para a panificadora é difícil estar repassando aumentos freqüentes que ocorrem em seus produtos “base” para a fabricação dos alimentos, produtos esses como leite, ovos, trigo e fermento.

Os horários de maior demanda na produção e consequentemente de maior lucro é no período do início da manhã, compreendendo 06:00 h a 08:30 h e no fim da tarde no horário de 16:00 h a 18:00 h.

3- RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS

A Panificadora utiliza muitos materiais para chegar ao produto final,  por esta questão se faz necessário que a empresa possua local apropriado para estocagem de materiais básicos para a produção. Analisando o perfil da empresa, pode-se notar a utilização da curva ABC para base de cálculo do estoque.

Por definição:

“ Tubino(2000) explica que para a gestão de estoques, a classificação ABC mais utilizada é feita pela demanda valorizada. A análise ABC consiste na alocação dos itens de estoque em três grupos de acordo com a demanda valorizada, determinada através da multiplicação do preço ou custo unitário de cada item com a demanda de um determinado período. “

Desta dorma, pode-se definir os três grupos da seguinte maneira:

  • Classe A: Itens com valo de consumo acumulado elevado;
  • Classe B: Itens com um valor de consumo acumulado intermediário;
  • Classe C: Itens com um valor de consumo acumulado menos relativo.

Desta forma , otimiza-se o tempo de verificacao para saber em quais recursos no controle de estoque que se deve investir, utilizando a curva ABC  e assim a empresa consegue trabalhar com uma base correta de produtos necessários não havendo prejuízo em sua estocagem .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (104.7 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com