TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR - MAGAZINE LUIZA

Por:   •  4/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  8.464 Palavras (34 Páginas)  •  562 Visualizações

Página 1 de 34

[pic 1]

INSTITUTO BAIANO DE ENSINO SUPERIOR

 PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR - PIM

 

ANGELA MARIA MARQUES CORREIA

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

MAGAZINE LUIZA

Salvador

2014

ANGELA MARIA MARQUES CORREIA

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

MAGAZINE LUIZA

Salvador

2014

RESUMO

O sucesso das organizações passa por aspectos como, alta produtividade, qualidade do processo e de produtos e serviços junto aos clientes, o uso de novas tecnologias, marketing, sendo necessário adotar nova política de Gestão de Pessoas com gestores de linha. Um dos pontos mais importantes para uma boa e adequada gestão de Recursos Humanos é a existência de um Plano de Cargos e Salários, consistente e voltado para a dinâmica, estratégia e eficiência dos negócios da organização. Um bom Plano de Cargos e Salários deve ser estruturado a partir do equilíbrio interno (hierarquia de cargos) e do equilíbrio externo (mercado), deve ainda, estar apoiado nas políticas e critérios claros de administração, deste modo, permitir a avaliação de cargos e salários, captação e retenção de mão de obra e ainda na melhoria do clima organizacional, levando aos ganhos de produtividade. A busca pela excelência tem levado as organizações a desenvolverem modelos gerenciais com foco na força de trabalho coesa, motivada, capacitada e, sobretudo, comprometida com os objetivos organizacionais. A avaliação de desempenho é uma ferramenta da gestão de pessoas que visa analisar o desempenho individual ou de um grupo de funcionários em uma determinada empresa. É um processo de identificação, diagnóstico e análise do comportamento de um colaborador durante certo intervalo de tempo, analisando sua postura profissional, seu conhecimento técnico, sua relação com os parceiros de trabalho etc. Traz benefícios para o avaliado, o avaliador e a organização. Além da administração de cargos e salários e da avaliação de desempenho, o gestor de uma organização pode contar com a matemática financeira para auxiliar na tomada de decisões na empresa, e esta quando bem desenvolvida traz maior rentabilidade possibilitando o processo de maximização nos resultados financeiros de uma empresa.

Palavras-Chaves: Motivação, Relações Interpessoais e Desenvolvimento do Capital Humano.

“Que os vossos esforços desafiem as impossibilidades, lembrai-vos de que as grandes coisas do homem foram conquistadas do que parecia impossível.” (Charles Chaplin).

Sumário

  PG

1.

Introdução

5

2.

Descrição da Organização

6

2.1

Denominação e forma de constituição

6

2.2

Dados e fatos relevantes da origem da organização

6

2.3

Natureza e ramo de atuação

7

2.4

Informações sobre o porte da empresa

7

2.5

Descrição dos principais produtos/serviços

7

2.6

Principais mercados e principais segmentos desses mercados onde se encontram o cliente-alvo

8

2.7

O segmento de mercado da empresa no âmbito internacional

9

2.8

O segmento de mercado da empresa no âmbito nacional

9

2.9

Principais concorrentes da organização e aspectos relevantes de cada um

10

3.

Análise de Recursos Humanos

10

3.1

Organograma da empresa e do RH

11

3.2

Modelo de gestão de pessoas utilizado pela empresa

13

3.3

Ferramentas de Recrutamento e Seleção que a empresa utiliza

14

3.4

Processo de seleção que a empresa utiliza

15

3.5

Mecanismos para contratação e controle de pessoal

17

3.6

Planejamento estratégico de recursos humanos da empresa

17

4.

Aspectos relacionados à disciplina de Mercadologia

19

4.1

Como foi identificado o público alvo da empresa para a definição do seu conjunto de produtos

19

4.2

Como é feita a avaliação de satisfação do cliente.

20

5.

Suprimento de Mão de Obra

20

6.

Aspectos relacionados à Disciplina de Contabilidade

22

7.

Aspectos relacionados à Disciplina de Dinâmica das Relações Interpessoais

24

8.

Considerações finais

28

9.

Referências

29


  1. Introdução

A apresentação deste trabalho dá ênfase à empresa Magazine Luiza que se expandiu de forma extraordinária seu negócio. Começando com uma modesta loja no interior de São Paulo, hoje possui várias lojas espalhadas nas regiões do Brasil. Segundo Maximiano (1992) “uma organização é uma combinação de esforços individuais utilizados para realizar propósitos coletivos e por meio de uma organização torna-se possível perseguir e alcançar objetivos que seriam inatingíveis para um cidadão”. O Magazine Luiza, está sempre à frente realizando ações que conquistam cada vez mais clientes e colaboradores. Tem uma preocupação enorme com o bem-estar de seus colaboradores enfatizando que o Magazine Luiza possui seres humanos que promovem outros seres humanos, ou seja, o Magazine Luiza tem profissionais excelentes para atenderem clientes excelentes. Afinal, todo cliente Luiza se torna especial para a empresa e é tratado como tal. E assim que é o pensamento da rede Magazine Luiza: foco nas pessoas e coragem para inovar no ramo do varejo e agradar cada vez mais seus clientes internos (colaboradores) e seus clientes externos (clientes). Segundo Osborn (1999), uma organização que funciona bem atinge seu objetivo com os benefícios da sinergia, isto é, a criação de um todo maior do que a soma das partes. São todos, um grande time que agem para o sucesso da empresa e o seu próprio. O Magazine Luiza representa a forma como uma empresa trata seus funcionários: com respeito e como um agente que expande a alegria que a direção quer passar. A empresa se preocupa com os lucros, mas também com aqueles que se envolvem de forma única para lhe dar esse lucro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (57.4 Kb)   pdf (491.8 Kb)   docx (1.6 Mb)  
Continuar por mais 33 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com