TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR: Magazine Luiza para construção do PIM VI

Por:   •  13/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  4.922 Palavras (20 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 20

[pic 1]

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EAD

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA

LUIZ GUILHERME DE OLIVEIRA

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR:

Magazine Luiza para construção do PIM VI

ARARAQUARA/SP

2022

LUIZ GUILHERME DE OLIVEIRA

RA: 2138891

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR:

Magazine Luiza

Trabalho de conclusão de semestre,

apresentado à Universidade Paulista –

UNIP para avaliação no Curso Tecnólogo

em Logística.

Orientador: Jair Aparecido Ártico.  

ARARAQUARA/SP

2022

RESUMO

O presente trabalho tem como objetivo expor um estudo sobre um ambiente de trabalho e sua organização, contextualizando a estatística aplicada, a logística de exportação e importação e sua ética, cidadania e sustentabilidade.

Tive a oportunidade de conhecer e aprofundar-me nesse tema relatando os processos e as diretrizes de uma rede varejista de lojas físicas e virtuais, contextualizando a forma na qual trabalham de acordo com as metodologias e a disponibilização de recursos. A empresa em questão se trata da plataforma digital de varejo brasileira multicanal, Magazine Luiza.

PALAVRAS-CHAVES: Estatística. Exportação. Importação. Ética. Cidadania. Sustentabilidade. Rede Varejista.

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        5

2.        REFERENCIAL TEÓRICO        6

2.1.        Estatística Aplicada        6

2.2.        Logística de Exportação e Importação.        7

2.3.        Ética, cidadania e sustentabilidade.        10

3.        ESTUDO DE CASO        11

3.1.        Estatística Aplicada        13

3.1.1.        Indicadores de crescimento        13

3.1.2.        Indicador de unidades logísticas        14

3.2.        Logística para Exportação e Importação        15

3.2.1.        Modelo de planejamento logístico.        15

3.2.2.        Operações logísticas        16

3.2.3.        Legislação no setor logístico de cargas.        17

3.3.        Ética, cidadania e Sustentabilidade        17

3.3.1.        Código de ética        17

3.3.2.        Políticas de inserção social        18

3.3.3.        Práticas de sustentabilidade        19

4.        CONSIDERAÇÕES FINAIS        19

5.        REFERÊNCIAS        20

  1. INTRODUÇÃO

Esse projeto tem a finalidade de analisar a estrutura administrativa de determinada empresa, baseando – se nas disciplinas aplicadas durante o bimestre do curso (Estatística aplicada, logística para exportação e importação e ética, cidadania e sustentabilidade.). A empresa em questão é a Magazine Luiza, uma rede varejista de lojas físicas e virtuais. A empresa foi escolhida pois se transformou na rede varejo de eletrodomésticos que mais cresce no Brasil. Os dados foram obtidos de forma online, através do site da empresa e reportagens sobre a mesma.

O Magazine Luiza foi fundado em 1957 em Franca, interior de São Paulo, por um casal chamado Luiza Trajano Donato e Pelegrino José Donato. Antes de ter seu nome conhecido nacionalmente, a rede varejista se chamava A Cristaleira, e foi rebatizada de Magazine Luiza com o envolvimento da população da cidade, que participou de um concurso que Luiza lançou para escolha de um novo nome na rádio local.

São mais de 1.477 lojas físicas em 21 estados e 830 municípios do país e seu modelo de negócio hoje se caracteriza-se como uma plataforma digital com pontos físicos. Sua operação de e-commerce ganhou 12 vezes o troféu Diamante no Prêmio Excelência em Qualidade Comércio Eletrônico – B2C. Desde janeiro de 2016, seu presidente (CEO) é Frederico Trajano, filho de Luiza Helena Trajano, sobrinha da fundadora da empresa, Luiza Trajano Donato. Sua gestão foi a responsável pela transformação digital da companhia e no ano de 2017, a companhia teve seu melhor resultado até então, com lucro líquido de R$ 389 milhões, um aumento de 300% comparado ao ano anterior. Neste mesmo ano, suas vendas totalizaram R$ 14,4 bilhões. Com essa opção estratégica pelo crescimento exponencial, por atingir um ritmo de expansão que multiplique o tamanho e a abrangência da empresa, fez com que ela se mantivesse relevante na economia digital. Em 2021, a soma de todas as vendas feitas pelo Magalu (online e offline) atingiu 56,0 bilhões de reais.

  1. REFERENCIAL TEÓRICO
  1. Estatística Aplicada

A estatística é um conhecimento voltado à coleta, processamento e análise de dados, cujo objetivo é minimizar as incertezas, apresentando resultados com uma mínima margem de erro possível. Suas inúmeras possibilidades envolvem estudos sobre a população, efeitos e contraindicações de medicamentos, análises de acidentes de trânsito, campanhas de marketing e uma infinidade de aplicações. Um exemplo disso na prática são as campanhas eleitorais, que utilizam pesquisas de intenção de votos por meio de urnas eletrônicas.

Gestores, administradores e empresários se beneficiam dessa ciência de formas variáveis a fim de verificar, de forma simplificada, as mudanças mais relevantes nas áreas relacionadas ao negócio em questão. Por exemplo: preços de produtos acabados, preços de matérias primas, setor financeiro, de marketing, preço final de produtos, controle de qualidade, etc.

Essa ciência é aplicada em qualquer segmento que seja necessário tomada de decisões, quanto maiores os dados, mais precisas elas costumam ser. Dessa forma permitem o planejamento e o levantamento de informações por meio de variados meios, que podem ser entrevistas, questionários, formulários e outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.4 Kb)   pdf (823.8 Kb)   docx (684.1 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com