TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTEGRADOR EMPRESA NATURA SOBRE LOGÍSTICA

Por:   •  14/9/2019  •  Projeto de pesquisa  •  4.749 Palavras (19 Páginas)  •  692 Visualizações

Página 1 de 19

 CENTRO UNIVERSITÁRIO SENAC

Curso de Tecnologia em Gestão Logística

Adriano Alves de Anchieta

Edilson Braga Novaski

Joao Claudio Gurgel

Ricardo Ferreira Soares

Thiago Felipe do Nascimento Lopes

PROJETO INTEGRADOR

 EMPRESA NATURA

São Paulo

2019


CENTRO UNIVERSITÁRIO SENAC

Curso de Tecnologia em Gestão Logística

Adriano Alves de Anchieta

Edilson Braga Novaski

Joao Claudio Gurgel

Ricardo Ferreira Soares

Thiago Felipe do Nascimento Lopes

PROJETO INTEGRADOR

EMPRESA NATURA

Trabalho do curso de Gestão Logística do Centro Universitário SENAC, como requisito parcial para aprovação da disciplina Projeto Integrador, sob a orientação do Prof. Ms. Marcelo Cerqueira.

São Paulo

2019


INTRODUÇÃO

A construção desse projeto se dará a partir do estudo logístico apresentado através de dados bibliográficos da empresa Natura, sendo sua atividade principal voltada para o ramo dos cosméticos e perfumaria, tendo como valores o respeito a sustentabilidade e à natureza.

Através desses valores é possível perceber que a valorização do meio ambiente gera um impacto positivo na marca que cresceu de forma considerável no mercado nacional e internacional, tornando-se uma multinacional brasileira presente em países como Argentina, México, Peru, Chile e Colômbia.

A partir do cenário inicial temos como objetivo na construção do Projeto Integrador evidenciar a importância da logística dentro das organizações que venham a fazer parte de uma cadeia onde se torna necessário para seu desenvolvimento a melhoria continua e a excelência dos meios de distribuição que possa tornar os processos de armazenagem e distribuição eficazes.

A elaboração deste Projeto Integrador se dará através da metodologia da pesquisa bibliográfica, que segundo GIL (2002) partir de material já existente, usando como base textos e livros relacionados ao assunto em questão, levando em consideração dados já existentes estudados por autores e pesquisadores da área do assunto a ser abordado e ainda  corresponde a possibilidade de delimitar um problema com base em referenciais teóricos, além de conhecer e analisar as contribuições culturais e científicas do passado

 O projeto está divido em tópicos, que buscam evidenciar os processos da cadeia de processos logísticos na empresa Natura que visa buscar ás melhorias na distribuição de seus produtos, como também evidenciar o seu crescimento através da inovação acompanhado o desenvolvimento social e tecnológico, como também a valorização dos índices de satisfação dos seus consumidores.

 Os autores utilizados no presente estudo e que foram de grande importância para o desenvolvimento do projeto integrador foram: Ivan Persio de Arruda que demonstra a importância da logística para às organizações, e o papel desempenhado pela área no contexto das empresas. David Garcia Penof que trata da gestão da produção e sua eficiência nos recursos destinados a produção de bens e serviços. David B. Grant que aborda os resultados a serem cumpridos, de acordo com os requisitos do cliente, ou seja, entrega no lugar certo na hora certa.

2. REFERENCIAL TEÓRICO

A partir da construção desse projeto será possível entender a importância da logística na vivencia das organizações como um todo, ou seja, as modalidades de distribuição dentro da cadeia de produção tornam-se cada vez mais relevante a medida que os consumidores de seus produtos passam a exigir cada dia mais eficiência no compromisso assumido pelas organizações diante das necessidades dos mesmos.

Segundo GRANT 2013 as atividades logísticas causam grande impacto na economia de um pais, assim é possível definir a importância da cadeia logística na parte economicamente ativa da sociedade. Dessa forma torna-se relevante a estruturação da cadeia logística sendo preciso a todo momento rever custos como o de armazenagem e transporte e armazenagem para que há um cada vez mais um reflexo positivo na demanda causando um impacto cada vez maior no cliente final.

Esse reflexo pode ser sentido diretamente pela população diretamente no prato, um exemplo claro disso pode ser sentido em uma pesquisa em 2018 onde pode ser constado que cerca de 40,1% é composta pelo transporte rodoviário de longa distância e isso muitas vezes acaba gerando altos custos para logística, isso se dá pelas péssimas condições da malha rodoviária no pais,

Um fator relevante no crescimento econômico mesmo com a crise econômica foi o e-comerce no Brasil que teve um crescimento de 12% a 15% previstos para 2018 pela Ebit.  Além do agronegócio que impulsionou a economia em 2017 segundo dados IBGE, lembrando que todos esses índices dependem do desempenho na logística.

Vale lembrar que a transformação dos recursos podem ser de tanto na área de bens e serviços, segundo LENOF 2013 que esses meios vão sofrendo mudanças no decorrer do processo isso é uma necessidade, pois tais transformações se tornam importantes a medida que a sociedade vai sofrendo com as suas mudanças de comportamento, sejam elas sociais ou tecnológicas.

Algumas mudanças foram apontadas para 2018 pelo Blog Logística entre elas o e-comerce, a relação entre empresas e consumidores e a tecnologia presente em toda a cadeia. Isso acaba por evidenciar ás transformações em todos os campos da logística cada vez mais presente na vida das pessoas. Em média, os custos logísticos representam 8% do faturamento bruto das empresas e apresentam a seguinte distribuição: Transporte (50%), Estoques (22%), Armazenagem (14%), Administrativo (10%) e Outros (3%). (FONTE OMC CONSULT 2010).

Tendo esses dados como base podemos definir que a cadeia logística representada no Brasil de forma considerável na economia tendo seu papel cada vez mais em destaque nos planos estratégico de negócio nas organizações.

Dessa forma não podemos deixar pensar na qualidade como um fator determinante na transformação da economia, lembrando que o resultado final irá impactar de forma direta nos clientes, ou seja, trazendo par dentro das organizações os melhores resultados possíveis. Assim Campos (2014) trata qualidade como uma percepção de interesse de ambas as partes, isso só se dará através da capacidade de evolução dos consumidores, sendo que as empresas precisam conhecer as mudanças comportamentais de seus clientes para que possam aprimorar suas técnicas, e a partir daí proporcionar as melhorias necessárias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.2 Kb)   pdf (449.8 Kb)   docx (271.3 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com