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PROJETO INTEGRADOR SUDOKU

Por:   •  22/5/2016  •  Projeto de pesquisa  •  3.538 Palavras (15 Páginas)  •  531 Visualizações

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FACULDADE EDUCACIONAL ARAUCÁRIA

PROJETO INTEGRADOR SUDOKU

ARAUCÁRIA

2016

FACULDADE EDUCACIONAL ARAUCÁRIA

PAULO CÉSAR BATTISSACCO DA COSTA

PROJETO INTEGRADOR SUDOKU

Trabalho apresentado como requisito, da disciplina de Projeto Integrador I, solicitado pelo Prof. Rodrigo Bevilacqua Marcondes, do curso de Sistemas de Informação e Análise de Sistemas da Faculdade Educacional Araucária.

Orientador: Prof. Prof. Rodrigo Bevilacqua Marcondes

ARAUCÁRIA

2016


Sumário

1 INTRODUÇÃO        

1.1 TEMA DO TRABALHO        

1.2 PROBLEMA DE PESQUISA        

1.3 OBJETIVO        

1.3.1 Objetivo Geral        

1.3.2 Objetivo Especifico        

1.4 JUSTIFICATIVA        

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        

2.1 HISTÓRIA DO JOGO        

2.2 JOGOS DIGITAIS        

2.3 SUDOKU        

3 DOCUMENTOS DO SISTEMAS        

3.1 REQUISITOS FUNCIONAIS        

3.2 REQUISITOS NÃO FUNCIONAIS        

3.3 REGRAS DE NEGÓCIOS        

3.4 TECNOLOGIAS UTILIZADAS        

3.5 REQUISITOS DO SISTEMAS        

3.5.1 Diagrama de casos de uso        

3.5.2 Casos de Uso (descrever todos os casos de uso, protótipo de tela e Diagrama de Sequência, se houver).        

3.5.2.1 – CSU Cadastrar Usuário        

3.5.2.1.1 Protótipo de Tela Cadastrar Usuário        

3.5.2.2 CSU Selecionar Dificuldade        

3.5.2.2.1 Protótipo de Tela Selecionar Dificuldade        

3.5.2.3 CSU Jogar        

3.5.2.3.1 Protótipo de Tela Jogar        

3.5.2.4 CSU Mostrar Ajuda        

3.5.2.4.1 Protótipo de Tela Consultar Ajuda        

3.5.2.5.1 Protótipo de Tela Consultar Ranking        

3.5.4 Diagrama de atividades        

3.5.4 DIAGRAMA DE ATIVIDADES (DO PROCESSO DE NEGÓCIO)        

  1. 1 INTRODUÇÃO

Os jogos e brincadeiras surgiram no século XVI com o objetivo de memorização e obediência, mas antes disso segundo as marcas arqueológicas já existiam bonecas e jogos no século IX a.C, somente em 1789 os jogos seriam vistos como brincadeiras e entretenimento, já nos jogos de rodas o objetivo era que todos ficassem no mesmo nível sem distinção entre líderes.

Em várias culturas do mundo o jogo é passado de pai para filho e por isso os jogos e brincadeiras mantém a  tradição até os dias atuais, mas com a imersão da tecnologia no mundo isso vem se perdendo um pouco, são poucas as crianças que tem contato com essas brincadeiras, já que as mesmas já nascem brincando no celular e mexendo com o computador seja pelo fascismo das crianças em objetos que brilhem e emitem som, ou até mesmo pela comodidade dos próprios pais em entregar um celular para uma criança em vez de passear ou ensinar uma brincadeira nova para seus filhos.        

Atualmente os jogos digitais vem crescendo muito, e se adequando com as tecnologias desenvolvidas todos os dias, um desses jogos é a adaptação do sudoku (que é um jogo de raciocínio lógico para ajudar no aprendizado para pessoas de todas as idades) para a plataforma PC (computador pessoal). O Sudoku digital se torna bastante atrativo pois o usuário tem mais interação com o jogo e com outros usuários, podendo haver disputa com a opção de ranking.[1]

O Sudoku é mais vantajoso também por que é muito mais fácil e prático de jogar, já que neste modo o jogador poderá mudar o número escolhido sem precisar ficar apagando ou rabiscando a folha, também poderá validar o jogo para não repetir o número digitado em uma mesma coluna, linha ou sub grade.        

Este projeto será o desenvolvimento do jogo sudoku com os conhecimentos adquiridos durante o plano de ensino das matérias de Programação Imperativa, Fundamentos de Análise de Sistemas e Algoritmo, otimizando e integrando o conhecimento adquiridos em todas as matérias presente neste curso, fazendo toda a documentação necessária para qualquer projeto de software.

  1. 1.1 TEMA DO TRABALHO

Desenvolver o jogo sudoku, criar os requisitos funcionais, mostrar os requisitos não funcionais e elaborar um algoritmo para resolver o problema.

  1. 1.2 PROBLEMA DE PESQUISA

Pouco conhecimento em linguagem de programação para desenvolver o jogo, levantamento de requisitos funcionais e não funcionais, descrever caso de uso, elaboras diagrama de caso se uso, definir as regras gerais do jogo, tal como níveis de dificuldade, objetivo do jogo, etc.

Programar as telas do jogo, programar os tipos de tabuleiro inicial conforme dificuldade do jogo.

 

  1. 1.3 OBJETIVO

  1. 1.3.1 Objetivo Geral

O projeto será o desenvolvimento do jogo sudoku para pessoas de todas as idades, com vários níveis de dificuldade para treinar a capacidade de raciocínio lógico e memorização de acordo com cada tipo de jogador.

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