TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AO CURSO SUPERIOR DE LOGÍSTICA IIIPROINTER III

Por:   •  29/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  730 Palavras (3 Páginas)  •  454 Visualizações

Página 1 de 3

Indústria de Laticínios: qual (is) é (são) o (s) modal (is) mais indicado (s)?

Curso Superior Tecnologia em Logística

Cintia Cristina de Souza Manfrin

RA: 0192593491

Tutor: Veronica Novaes

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AO CURSO SUPERIOR DE LOGÍSTICA IIIPROINTER III

Relatório Parcial

Resumo

A industria de laticínios apresenta um desafio na escolha mais aproproriada para o transporte de seus produtos, uma vez que esses tem um nível de perecidade bastante elevado. O modal mais indicado se faz assertivo após um estudo das necessidades do cliente e das tecnologias disponiveis para atender essas demandas, sendo o gestor logístico o responsável por prover a melhor alternativa após a análise da combinação desses fatores.

Introdução

Transporte é um dos componentes essenciais do sistema logístico, sendo também um fator relevante nos sistemas produtivos e comerciais de bens e produtos, compondo o custo, o faturamento e, consequentemente, impactando os lucros empresariais. Considerando que o transporte de cargas pode ser executado atraves de diversas modalidades diferentes, o Desafio Profissional aborda o modal mais indicado pela logistica no processo distributivo de laticinios. Cada modalidades de transporte possui especificidades de operação, estrutura e custos, assim o modal escolhido deve adequar-se as necessidades individuais de cada projeto. Por conseguinte, o custo, apesar de muito relevante, não é o unico fator decisor na escolha do modal, devem ser consideradas as condições do cliente, priorizando a qualidade e agilidade –fatores chave para a qualidade logistica. Através do presente ensaio academico, pretende-se estudar os processos de tranporte dos laticinios.

Ultimamente a industría de laticínios vem apresentando uma série de alterações em sua cadeia produtiva, principalmente com a qualidade dos produtos (derivados ou não)e também com o desenvolvimento de novos produtos. Sabemos que o leite e seus derivados são produtos com perecibilidade muito alta e que precisam de condições específicas de temperatura, como a necessidade de refrigeração. Portanto, o cuidado com a cadeia do frio e o controle de qualidade são fundamentis para assegurar as boas condições de uso dos produtos e, então, proporcionar produtos de qualidade e seguros ao consumidor. Para isso este trabalho tem o objetivo de acompanhar desde o armazenamento, passando pelo transporte e distribuição dos produtos em uma indústria de laticínios. Foi observado que o controle nestas fases é salutar também para o aumento de eficiência no transporte e distribuição de produtos acabados, bem como, reduz os custos de logística. É mister notar que o custo dos transportes de carga incluem as especificidades de cada modal, como disponibilidade, tempo de entrega e frequência.

A eficiência do transporte de cargas é essencial para o desenvolvimento financeiro e econômico de uma nação, no Brasil é utilizado majoritariamente o transporte rodoviário, com mais de 60% das cargas transportadas, num evidente desequilíbrio na utilização dos modais de transporte de carga. Em países de primeiro mundo há uma melhor distribuição de uso dos sistemas de transporte de carga, principalmente o transporte ferroviário, que possui diversas vantagens em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (145.7 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com