TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO À TECNOLOGIA EM RECURSOS HUMANOS III

Por:   •  28/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.516 Palavras (15 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

POLO DE VALPARAÍSO DE GOIÁS

CURSO DE TECNOLOGIA EM RECURSOS HUMANOS

Wellington da Silva Mota Ra 9370791919

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO À TECNOLOGIA EM RECURSOS HUMANOS III

TUTORA Ead Joziane Almeida

Valparaíso de Goiás / GO

2015

Sumário

Introdução.......................................................................................................03

1. Cargo Mestre de Obras.............................................................................04

1.1 Descrição do Cargo e Salário....................................................................04

1.2 Técnicas de Recrutamento e Seleção.........................................................04

1.3 Benefícios em relação ao cargo.................................................................05

2. Mapeamento de Cargo e EPI`s utilizados..................................................06

2.1 Cronograma................................................................................................07

3. Qualidade de Vida no Trabalho..................................................................08

3.1 A importância da Saúde e Segurança no Trabalho....................................09

3.2 A importância do uso dos EPI`s e EPC`s...................................................10

3.3 A importância de um local de trabalho organizado.....................................11

4. Proposta de melhorias x Acordo................................................................11

5. Referências................................................................................................11

 

 

 

 

 

 

 

 

 

INTRODUÇÃO

A Lopes & Lopes, organização do segmento de construção civil, foi aprovada no processo de licitação há um ano, se tornando responsável pelo canteiro da obra do viaduto Martelli Videira no interior do Rio Grande do Sul. O viaduto vai melhorar o problema do transito na região e vai beneficiar mais de 50 mil habitantes, inclusive com a geração de emprego na cidade. A construtora tem prazo de 18 meses para entrega do projeto junto aos órgãos competentes. A organização tem um quadro efetivo de 200 profissionais de diversas áreas técnicas e operacionais, sem contar os 300 terceirizados sob sua corresponsabilidade. A obra do túnel Martelli Videira, foi paralisada há dois dias, depois de um colaborador ter sofrido acidente, após trabalhar 10 horas seguidas, para suprir o horário de alguns colegas de trabalho que pediram demissão. Diante este cenário, será necessário reorganizar todo o planejamento das obras, revisar equipamentos e procedimentos, treinamentos e contratação de mais mão de obra. Além disso, recuperar o prestígio e a confiança dos empregados, para que, a obra possa ser retomada e não cause prejuízos a nenhuma das partes.

 

1. CARGO: MESTRE DE OBRA

Para iniciar uma obra, há a contratação de um arquiteto, para planejar a construção, após concluir a fase da arquitetura. Um engenheiro entra em ação para tornar o projeto em realidade, a partir do momento em que a construção começa. O mestre de obras e o encarregado são contratados, nem o arquiteto e o engenheiro conseguem cuidar de todos os detalhes da obra, se restringindo apenas a questões de engenharia e segurança.

O Mestre de Obras é o profissional responsável pela execução de obras de pequeno e grande porte. Trabalham gerenciando toda a mão de obra sendo portanto um administrador. É necessário que o Mestre de Obras saiba ler projetos, orientar os funcionários, zelar pela segurança de todos e da obra e possuir liderança. O Mestre de Obras precisa ter muita experiência no ramo da construção civil, é uma profissão que exige uma visão ampla, e muita experiência adquirida para lidar com os problemas do dia a dia, participa de reuniões semanais na construtora que geralmente tem a durabilidade de duas horas, estas reuniões tem o objetivo de discutir o plano semanal de execução das obras. Um profissional desta categoria exerce funções de extrema importância para a execução da construção. O maior desafio para um Mestre de Obras é conseguir tocar os serviços seguindo as metas semanais, precisa ter muito jogo de cintura para lidar com os operários, na maioria das vezes trabalham em mais de um canteiro de obras por dia, são responsáveis por saber o que falta de material e fazer os pedidos, sempre com a ajuda dos oficiais, que indicam o que precisa ser comprado, mantém contato direto com o setor de almoxarifado. De dois em dois meses as obras passam por um processo de auditoria (vistoria) com a presença de um auditor-fiscal, o Mestre de Obras é o profissional que tem contato direto com o auditor, que pergunta sobre como está o andamento das frentes de serviço, quais estão atrasadas e por quê?

Quando ocorrem situações diversas, erros e quando o serviço não pode ser reexecutado, é o Mestre de Obras que juntamente com o Engenheiro avaliam a melhor decisão a ser tomada. O Mestre de Obras tem contato direto com o Engenheiro responsável pela obra, sabe de tudo o que deve ser feito e conhece todos os trabalhadores do canteiro. Qualquer oficial e encarregado sabe que em caso de dúvidas devem procurar pelo Mestre de Obras.

1.1 Descrição do Cargo e Salário.

Nome do Cargo: Mestre de Obras

Descrição do Cargo: Fiscalização das atividades no canteiro de obras responsável por participar de auditorias e reuniões semanais na construtora, o profissional Desta área deve assumir uma postura de liderança junto aos operários mantendo um bom relacionamento com os seus subordinados.

Salário: R$ 5.871,40

 

1.2 Técnica de Recrutamento e Seleção

O Recrutamento e a Seleção de Pessoas é o processo que as empresas utilizam para a captação e a retenção de talentos. Devido ao mercado competitivo, as empresas procuram novos colaboradores que se enquadram nos perfis adequados e se destacam em competências, habilidades e atitudes. Para atraírem novos talentos o primeiro passo a ser tomado é o Recrutamento. Recrutamento é ir até o mercado em busca de novos profissionais, é um momento de busca dos trabalhadores mais capacitados para as atividades da empresa, é um processo de busca do conhecimento, habilidades e as atitudes necessárias a um determinado posto dentro da organização. Atualmente o mercado de trabalho oferece oportunidades para profissionais, as empresas por sua vez, saem em busca das pessoas que melhor se encaixem nos perfis dos cargos em aberto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.6 Kb)   pdf (190.3 Kb)   docx (111.3 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com