TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTERVENÇÃO PEDAGOGICA

Artigos Científicos: PROJETO INTERVENÇÃO PEDAGOGICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2013  •  1.206 Palavras (5 Páginas)  •  3.228 Visualizações

Página 1 de 5

PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA:

AJUDANDO O MEIO AMBIENTE

Local de atuação: Escola são José- Universidade Infantil de Alagoinhas

Período: 24 horas

Público alvo: alunos do 5º ano

“É preciso fazer considerações sobre o lixo como um importante arsenal de matéria a ser aproveitada, como composto orgânico ou reciclada e o problema da produção de materiais não degradáveis.” (PCN’s, 2001)

Apresentação

Quando ouvimos falar sobre meio ambiente pensamos logo em florestas, campos, e lugares que tenham plantas ou animais a serem preservados. A expressão “meio ambiente”, entretanto pode indicar qualquer “espaço” em que um ser vive e se desenvolve. Na interação e nas trocas de energia que se estabelece entre ser vivo e meio ambiente há transformação quanto do ser vivo como do meio ambiente. No caso do ser humano, além do espaço físico e biológico existe também o espaço sociocultural. Desse modo, pode-se considerar o local onde se mora, onde se trabalha ou se estuda como parte do meio ambiente.

Todos os seres vivos se relacionam entre si e com o meio ambiente, mas apenas o homem atua conscientemente sobre ele. O homem tem sido responsável por grandes e rápidas transformações dessa “morada” principalmente a partir da crescente urbanização ocorrida após a Segunda Guerra Mundial. Essa urbanização foi mais intensa quando a população rural deixou o campo para tentar a vida na cidade e exigiu um aumento no abastecimento de alimentos e bens de consumo. Isso foi possível devido aos avanços tecnológicos proporcionados pela revolução industrial a partir do século XVIII.

Um dos grandes problemas ambientais é o lixo. O homem colocando o lixo para o lixeiro, ou jogando-o em terrenos baldios, resolve o seu problema individual não se dando conta que as áreas de depósito de lixo das cidades estão em cada vez mais escassas e que o lixo jogado nos terrenos baldios favorece o desenvolvimento de insetos e ratos transmissores de doenças. Por isso, um dos grandes desafios desse século é por em prática as três ações básicas que podem amenizar a quantidade de lixo inorgânico.

As questões lixo, reciclagem e reutilização vêm sendo consideradas cada vez mais urgentes e importantes na sociedade, pois o futuro da humanidade depende da relação estabelecida entre a natureza e o uso, pelo homem, dos recursos naturais disponíveis.

Este projeto pretende abordar a necessidade de conscientização e mudança de valores e atitudes para que os alunos vivenciem isso em seu cotidiano. Para tanto utilizaremos uma metodologia interdisciplinar voltada a atingir os objetivos propostos e consequentemente os discentes serão avaliados durante todo o processo de desenvolvimento deste projeto.

Justificativa

Todos os seres da natureza dependem do meio ambiente para viver. Dessa forma, os bens da Terra são patrimônio de toda a humanidade. Seu uso deve estar sujeito a regras de respeito às condições básicas da vida em sociedade e dentre elas a qualidade de vida dos que dependem desses bens.

O convívio escolar será um fator determinante para a aprendizagem de valores e atitudes. Considerando a escola como um dos ambientes mais imediatos do aluno, relação a elas se darão a partir do próprio cotidiano da vida escolar dos alunos. (PCN’s, 2001).

Objetivo geral

Sensibilizar os alunos para serem cidadãos conscientes, aptos para decidirem e atuarem na realidade socioambiental de um modo comprometido com a vida, por meio de atitudes e cuidados com o meio ambiente através da reutilização, reciclagem e redução do lixo.

Objetivos específicos

• Refletir criticamente sobre o significado e a atuação do ser humano sobre o planeta na formação da cidadania;

• Utilizar a linguagem escrita como instrumento de aprendizagem;

• Utilizar a leitura como meio de transformação;

• Estabelecer a diferença entre separar, reciclar e reutilizar.

• Reconhecer a importância de materiais recicláveis.

Metodologia

Procurando possibilitar o desenvolvimento da sensibilidade e do senso crítico dos alunos, trabalharemos com atividades que venham possibilitar tal desenvolvimento de que haja mudanças de atitudes.

A sensibilização do educando deverá ser conseguida por uma relação prazerosa dele com o processo. Assim sendo, destaca-se na educação ambiental a importância do aspecto lúdico e criativo das atividades e procedimentos utilizados para envolver completamente o aluno, ou seja, abarcar tanto o seu lado racional como o emocional – o que deve ser considerado em um plano de ação.

Língua Portuguesa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com