TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto: “Intervenção pedagógica a partir da Terapia Assistida por Animais na Educação.”

Por:   •  1/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.428 Palavras (6 Páginas)  •  955 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP 

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE LETRAS

OLIVIA HELENA HUMMEL – RA:8911116781

Psicologia da Educação

Fundamentos Filosóficos da Educação

 

Projeto: “Intervenção pedagógica a partir da Terapia Assistida por Animais na Educação.”

Tutora Priscila Lourenço

PIRASSUNUNGA/FAP

 2014

Introdução

Este desafio tem como finalidade elaborar um projeto para os alunos com dificuldades de aprendizagem através da “Terapia com animais”, para que os alunos possam ter características de ensino diferenciado e que consigam se adequar dentro da escola Municipal, para que as dificuldades de aprendizagem possam de alguma forma ser extinta ou diminuída. A proposta do desafio profissional possibilita trazer uma melhor forma de aprendizagem e de comportamentos de determinados alunos.

A terapia assistida por animais tem o objetivo de ensino que utiliza o cão e outros animais como instrumento facilitador em suas respectivas áreas de atuação. Essa terapia ajuda a evitar comportamentos agrassivivos de alguns alunos, evita o “bullying”, falta de interesse, respeito entre às diferenças, além de promover o desempenho escolar e responsabilidade pelos estudos. A terapia com animais facilita a expressão das emoções, a sensibilidade, o desenvolvimento sócio-emocional e efetivo, entre outros.

Seu objetivo é ensinar os alunos a se comportar adequadamente em relação aos colegas de classe, a fim de auxiliar com as dificuldades de aprendizagem e também ajudá-los em seu desenvolvimento pessoal.

Por fim, este trabalho irá analisar a educação, aprendizagem, por meio da “Terapia com animais”, tendo como referência nossa ação de desenvolvimento e atitudes baseadas no ensinamenro diferenciado para os alunos.



 

Passo1 - Perfil da turma/ características gerais

Nome da Escola: Escola Municipal Nossa Senhora do Loreto

Ano ou série: 4º ano do Ensino Fundamental

Número de alunos: 20

Meninos: 09

Meninas: 11

Descrição do perfil da turma: Uma Turma excelente, atenciosa, educada, éticos e com bons costumes e aparentemente sem dificuldades de aprendizagem, exceto dois alunos com dificuldades gerais em aprendizagens, não consegue prestar a atenção na aula e são hiperativos. Assim, acabam colaborando para que os demais alunos saiam da regra geral da classe.


Passo 2 - Análise de problema comportamental

Nome do Aluno (1): Livia Maia Xaxier

Idade: 08 anos

Descrição Detalhada dos Problemas Comportamentais: Lívia Maia Xavier, 08 anos. Autista, não interage com os colegas, tem visão diminuída, hiperativa, pouco interesse nos aprendizados em classe e nas brincadeiras. A aluna apresenta dificuldades em manter contato visual, brincar com os colegas de classe, falta interesse em compartilhar, etc. Tem dificuldades comportamentais, interesse restrito a objetos, e quando decide brincar é somente individualmente, e se apega somente a um detalhe do brinquedo, como exemplo girar a roda de um carrinho por horas ao invés de explorar o brinquedo como um todo, resistência a mudança de rotinas e hábitos.

Nome do Aluno (2): Rosa Maria Bravo

Idade: 09 anos

Descrição Detalhada dos Problemas Comportamentais: Rosa Maria Bravo, 09 anos. Uma aluna educada, prestativa, porém, muito tímida, retraída. Fala pouco, tem atraso de linguagem, tem dificuldade de formular frases completas, troca de sons na hora de falar ou ler um texto. Por este motivo, deixa de ser participativa em sala de aula e se isola, prefere fazer as atividades em classe sozinha e não gosta de participar das atividades de aprendizagem.

Passo 3 - Análise de problema de aprendizagem

Nome do Aluno (1): Lucas Coimbra Bueno

Idade: 09 anos

Descrição Detalhada dos Problemas de Aprendizagem: Lucas Coimbra Bueno, 09 anos. Apresenta-se muito ansioso, sempre muito agitado, com dificuldade de relacionamento com colegas e concentração, sempre respondendo ríspido para os professores até provocando “bullying” com alguns colegas de classe. Dificuldade no aprendizado em geral, não gosta de participar de atividade em grupo, não consegue permanecer por muito tempo sentado, atrapalhando assim a concetração dos demais colegas de classe.


Passo 4 - Implementação do Projeto

1 – Definição do(s) animal (is) com perfil adequado às necessidades pedagógicas dos alunos.

Para a realização desse projeto será utilizado um cachorro da raça Labrador, doado por um professor, por ser muito dócil e ser indicado para convívio com crianças.

2 – Definição das estratégias de tratamento e utilização dos animais em sala de aula, espaço escolar ou familiar.

O animal terá cuidados especiais e será assistido por um profissional, ou seja, um veterinário, acompanhando sua saúde, vacinação e manutenção da alimentação e higienização. O cachorro de raça Labrador ficará no jardim da escola, em um espaço grande. O aluno que assim desejar, poderá levar o Cão para sua casa fora do período de aula, com concordância de seus responsáveis para ter uma convivência saudável com os alunos.

3 – Definição da proposta pedagógica relacionada ao conteúdo.

Os alunos manteram contato com o animal por 40 minutos diários, para brincar, jogar bola com o cão, que é um ótimo exercício de coordenação motora, além de ajudar a controlar o estresse. Estudos também comprovam que chamar os animais pelo nome é excelente exercício fonoaudiológico a crianças que possui dificuldade de falar. Aqueles que não falam são estimulados a produzir expressões vocais. O estímulo com o animal ajuda a minimizar os efeitos da depressão, e aumenta as relações interpessoais e facilita e nutri a comunicação entre o professor e alunos para as aprendizagens necessárias.

4 – Definição das estratégias de acompanhamento e avaliação.

Como estratégias para avaliação, é preciso acompanhar a cada evolução dos alunos e assim sempre incluir novas atividades de aprendizagem junto à terapia com animais. Na parte física, por exemplo, os exercícios e estímulos são variados, aumentando a mobilidade, bem-estar geral dos alunos.

5 – Definição dos objetivos gerais e específicos do projeto.

O projeto tem como objetivo, melhorar a comunicação e sentido de convivência; redução da sensação de isolamento; possibilidade de troca de informações e de ser ouvido; redução da solidão, diminuição da ansiedade, relaxamento, alegria; reações positivas a estímulos como alimentação e higiene.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (131.9 Kb)   docx (164.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com