TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO MULTIDICIPLINAR 1

Artigo: PROJETO MULTIDICIPLINAR 1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/3/2014  •  2.155 Palavras (9 Páginas)  •  448 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

PROJETO MULTIDISCIPLINAR I

ERIKA RIBEIRO GLORIA LEITÃO-RA 4311771623

LILIAN BUENO RODRIGUES-RA 4578903050

TATIANE ALVES SOBRAL DE SOUZA-RA 5540126074

Itapecerica da Serra

18 de Junho, 2013

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

PROJETO MULTIDISCIPLINAR I

ERIKA RIBEIRO GLORIA LEITÃO-RA 4311771623

LILIAN BUENO RODRIGUES-RA 4578903050

TATIANE ALVES SOBRAL DE SOUZA-RA 5540126074

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Projeto Multidisciplinar I”, -3º semestre-, sob orientação da professora-tutora à distância Ludmilla Cristina Sauhi.

Itapecerica da Serra

18 de Junho, 2013

Sumário

Introdução

Projeto: Identidade

Objetivos gerais

Objetivos específicos

Proposta pedagógica da escola

Justificativa

Metodologia

Atividades

Acompanhamento e avaliação

Equipe responsável

Conclusão

Referências bibliográficas

Introdução

Com o projeto multidisciplinar o aluno pode melhor e construir seus conhecimentos, pois são interligados em suas diversas disciplinas ajudando a melhorar a qualidade de ensino estabelecendo pontos positivos entre professor e aluno, integrando um ou mais temas em comum para a construção de uma opinião formada.

O tema escolhido foi identidade e através dele vamos mostrar que a escola tem papel importante na construção da identidade de uma criança, pois cada ritmo deve ser respeitado e assim promover interações com outras crianças entre outros.

Cada criança tem um gosto, um desejo, um jeito de entender, baseado das suas observações e suas realidades e buscam diversas estradas na vida para a construção da identidade.

No interessamo pelo tema porque consideramos que na educação infantil há o primeiro vínculo social que a criança integra fora do circuito familiar, passando a se conhecer como ser autônomo e com suas próprias emoções, mas que também deve respeitar as de seus colegas.

“O professor não ensina, mas arranja modos de a própria criança descobrir. Cria situações-problemas.” Jean Piaget

Identidade

Objetivo

O objetivo geral do projeto é promover uma sequência de aprendizagem que possa garantir que as crianças desenvolvam suas capacidades. Oportunizando a construção da identidade da criança através das relações entre si e o ambiente que a cerca, buscando uma aprendizagem com significados, conseguindo assim construir sua identidade através da autonomia.

• Possibilitar a construção da identidade, autonomia física e emocional por meio de brincadeiras, vivências, interações sócio culturais.

• Reconhecer a importância da higiene, identificar suas preferências e seus dados pessoais, além de revelar sua criatividade e estimulando sua auto estimia.

• Desenvolvimento da linguagem oral (expressando seus desejos e necessidades)

Objetivos específicos.

Mostrar que a história se constrói com as relações entre pessoas de toda etnias

• Identificar aspectos no seu grupo como características físicas, socialização.

• Conhecer seu corpo, sua história, origem do seu nome, familiarização.

Proposta pedagógica da escola

Ao analisar a matriz curricular da Escola Municipal Santo Antônio situada na cidade de Embu das Artes no estado de São Paulo, observamos que ela está baseada nos seguintes eixos de trabalho: movimento, matemática, linguagem oral e escrita, natureza e sociedade, datas comemorativas, artes e música.

Justificativa

A criança como todo ser humano é um sujeito social e através da educação infantil podemos ampliar o universo da criança por meio de ações que lhe permitam descobrir a si como ser autônomo e o mundo. Para a construção de sua identidade a criança deve se desenvolver física, social e intelectualmente. Buscando estabelecer relações emocionais cognitivas e sociais de modo a conquistar sua autonomia.

Na educação infantil ao vivenciar o ambiente e suas características, o educando tem em sua aprendizagem e desenvolvimento significados que a levarão a progredir na definição e construção da própria identidade, no conhecimento, suas emoções e na valorização de si mesma.

Metodologias

Através da multidisciplinaridade trabalharemos as áreas do conhecimento de maneira lúdica afim de desenvolver um projeto prazeroso onde a criança desenvolva sua identidade através da curiosidade em busca do conhecimento.

• Propor brincadeiras em grupos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com