TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO MULTIDISCIPLINAR II

Ensaios: PROJETO MULTIDISCIPLINAR II. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2014  •  5.562 Palavras (23 Páginas)  •  480 Visualizações

Página 1 de 23

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

CURSO - PEDAGOGIA

4º Semestre

Jaqueline Costa Baptistella RA:1102000343

Lucineia Aparecida Santos Silva RA : 1102000337

Sandra Idelfonso Almeida Bueno RA:1102000329

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Projeto Multidisciplinar II”, sob orientação do professor-tutor a distância Adalgisa Bergamin Diples

Jundiaí

Data Entrega 18/09/2012

AS ATIVIDADES LÚDICAS E SUAS APLICAÇÕES EDUCATIVAS

1. Introdução

Este trabalho tem o intuito de demonstrar, através de pesquisas bibliográficas, a vida e as contribuições de Friedrich Froebel à Educação Infantil.

Froebel, nascido na Alemanha, é considerado o iniciador dos Jardins de Infância, os quais, para ele, deveriam ajudar os alunos a expressarem-se e a desenvolverem-se, baseando-se na auto-atividade.

Observar-se-á, também, o conceito que Froebel atribuiu à Educação, considerando-a como um processo pelo qual o indivíduo desenvolve a condição humana auto-consciente, com todos os seus poderes funcionando completa e harmoniosamente, em relação à natureza e a sociedade.

Pode-se afirmar, fundamentada na pesquisa bibliográfica, que uma das melhores idéias com que Froebel contribuiu para a Pedagogia Moderna foi a de que o homem é essencialmente dinâmico e produtivo, e não meramente receptivo.

O homem é uma força e não uma mera esponja que absorve o conhecimento exterior. Com essa idéia ele mudou completamente o conceito tradicional do processo educacional, o que verificar-se-á nesta pesquisa.

2. Biografia e Contribuições para a Educação Infantil

2.1 Biografia

Friedrich Froebel, nasceu em Oberweibach na região sudeste da Alemanha na Alemanha em 1782 e faleceu em 1852, filho de um pastor protestante, ficou órfão de mãe muito cedo, e, foi criado com certa aspereza pela sua madrasta.

Quando completou dez anos foi morar com seu tio materno, permanecendo com ele até os quatorze anos, viveu uma infância solitária, em que procurou aprender linguagem e matemática e a explorar as florestas perto do local onde morava.

Tornou-se professor e ainda jovem fez uma visita à escola de Pestalozzi, na Suíça. Seu pai era um pastor protestante. Seus princípios filosóficos- teológicos apontam um Froebel com um espírito profundamente religioso que desejava manifestar ao exterior o que lhe acontecia interiormente: sua união com Deus.

Na educação formal, estudou em Iena, Göttingen e Berlin; na Suíça trabalhou com Pestallozzi e por ele foi estimulado para o interesse pedagógico. Com esse autor aprendeu a idéia da importância de se iniciar a educação do homem desde os primeiros anos de vida. Embora influenciado por ele, formulou seus próprios princípios educacionais.

Em 1816 fundou sua primeira escola, em uma cidade alemã e após dois anos, sua escola foi transferida para Keilhau, onde pôs em prática suas teorias pedagógicas. No ano de 1826, publicou sua obra mais importante, A Educação do Homem.

Logo se mudou para Suíça, onde treinou professores e coordenou um orfanato. Após adquirir essas experiências, fundou o primeiro jardim – de – infância, na cidade alemã de Blankenburg.

O nome (jardim- de – infância) reflete uma idéia de Froebel, que era compartilhada com outros pensadores de seu tempo: o de que a criança é como uma planta em sua fase de formação, exigindo cuidados periódicos para que cresça de maneira saudável.

Juntamente com a administração do jardim- de – infância, Froebel coordenou uma gráfica onde eram impressas instruções de brincadeiras e canções para serem utilizadas em escolas e em casa.

No ano de 1851, o governo da Prússia proibiu as atividades dos jardins. O educador faleceu no ano seguinte, mas o banimento só foi suspenso oito anos mais tarde. Os jardins – de – infância se espalharam rapidamente pela Europa e Estados Unidos, onde foram incorporados aos preceitos educacionais do filósofo John Dewey.

Em 1873 Froebel abriu o primeiro jardim de infância, onde as crianças eram consideradas como plantinhas de um jardim, do qual o professor era o jardineiro. A criança se expressaria através das atividades de percepção sensorial, da linguagem e do brinquedo. A linguagem oral se associaria à natureza e à vida.

Frobel, juntamente com Pestalozzi foi um defensor do desenvolvimento gradual da criança. Para ele o desenvolvimento ocorre segundo etapas bem definidas: a infância, a meninice, a puberdade, a mocidade e a maturidade, todas elas igualmente importantes.

Não é exagero afirmar que esses autores tiveram grande influência na vida e nas idéias de Piaget. Observava portanto a gradação e a continuidade do desenvolvimento, bem como a unidade das fases de crescimento. Enfim, a educação da infância se realiza através de três tipos de operações: a ação, o jogo e o trabalho.

Froebel foi o primeiro educador a enfatizar o brinquedo, a atividade lúdica, a apreender o significado da família nas relações humanas.

Idealizou recursos sistematizados para as crianças se expressarem : blocos de construção que eram utilizados pelas crianças em suas atividades criadoras, papel, papelão, argila e serragem.

O desenho e as atividades que envolvem o movimento e os ritmos eram muito importantes. Para a criança se conhecer, o primeiro passo seria chamar a atenção para os membros de seu próprio corpo, para depois chegar aos movimentos das partes do corpo. Valorizava também a utilização de histórias, mitos, lendas, contos de fadas e fábulas, assim como as excursões e o contato com a natureza.

Froebel afirma em sua obra A educação do homem ( 1826 ) que "a educação é o processo pelo qual o indivíduo desenvolve a condição humana autoconsciente, com todos os seus poderes funcionando completa e harmoniosamente, em relação à natureza e à sociedade.

Além do mais, era o mesmo processo pelo qual a humanidade, como um todo, originariamente se elevara acima do plano animal

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.9 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com