TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

Por:   •  1/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.464 Palavras (10 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 2]

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Curso de Pedagogia

MÓDULO:

PLANEJAMENTO E PROJETO PEDAGÓGICO – 80h

[pic 4][pic 5][pic 3]

O objetivo do dossiê é auxiliar o estudante na dinâmica de estudo e aprofundamento do conteúdo. Portanto, sugerimos que reflitam profundamente sobre as questões propostas, respondendo-as com zelo e autonomia, ou seja, redigindo as respostas com as próprias palavras. A cópia de trechos da apostila ou de outras fontes pesquisadas é plágio (crime previsto no Código Penal Brasileiro, artigo 184, que trata dos delitos contra a propriedade intelectual). Ao constatar tais irregularidades, o professor atribuirá nota zero ao aluno infrator. Em caso de dúvida, entre em contato com o professor (Moodle, e-mail, telefone) ou compareça às tutorias presenciais. Organize-se!

UNIDADE 1

NOÇÕES, CONCEITOS E DETERMINANTES DO PLANEJAMENTO, PLANO E PROJETO

 Questões obrigatórias para o dossiê

  1. Pesquise, em outras fontes, a definição de planejamento e argumente a respeito de sua relevância no contexto escolar, explicando as respectivas etapas.

Resposta: Planejamento é a previsão de ações para se alcançar objetivos em busca de melhorara a realidade que se conhece, no contexto escolar se planeja para melhorar o homem, a sociedade e a qualidade da educação, devendo levar em consideração o contexto externo e interno, é fundamental para organizar o trabalho pedagógico e desta forma rever os procedimento, reorganizar o currículo, detectar as dificuldades em busca de uma educação de qualidade.

Etapas de um planejamento:
Diagnóstico
Elaboração do projeto
Excussão do Projeto
Avaliação do Projeto

  1. Defina projeto e aponte sua finalidade para escola.  Enumere suas etapas.

Resposta: Projeto é um plano para a realização de um ato e um elemento do planejamento. Faz uma reflexão sobre as informações para decidir o que colocar no papel para formalizar o documento.

Suas etapas são:

1°Justificativa: É para responder o PORQUÊ do projeto;

2° Objetivos: são os resultados que se pretendem alcançar em determinado tempo,

Previsto no plano ou projeto.

Objetivo geral e Objetivo específico;

3° Metas: São os objetivos detalhados quantificados. Nelas são descritas as características das ações, o tempo previsto para alcançar cada uma, ou, até quando vai ser alcançada;

4°Recursos: são especificados recursos humanos, físicos, materiais e financeiros, ou seja, de onde vêm, onde serão aplicados e quando;

5°Avaliação: É verificado se o projeto teve resultados excelentes, realmente de qualidade, ou seja, se houve eficácia.

  1. O que é diagnóstico e qual a sua importância no processo de planejamento?

Resposta: Diagnóstico é o momento do check-up da realidade que envolve a escola e seus arredores para ter uma visão geral da situação. O diagnostico é a busca de subsídios necessários para a elaboração de um projeto.
O diagnóstico divide-se em três partes:
1. Caracterização Inicial;
2. Produção de informações;
3. Analise diagnóstica.

  1. Por que é importante o trabalho em equipe e a participação coletiva, no processo de planejamento?

Resposta: Porque neste processo será envolvida toda a comunidade interna e externa, como professores e equipe pedagógica, associação de pais e alunos, para que todos possam contribuir com seus conhecimentos, ideias e emoções, que serão somadas a necessidade e realidade escolar e social do local no qual a instituição está inserida. Desta forma, somam-se ideias, vontades e esforços, para uma ação intencional. O planejamento coletivo evita a rotina e a improvisação contribuem para a realização dos objetivos visados e promove a eficiência do ensino e será elaborado em função das necessidades e da realidade apresentadas pelos participantes e garantira economia de tempo e energia.

  1. Diferencie planejamento e projeto, apontando os aspectos que os distinguem.

Resposta: O projeto não deve ser confundido com o Planejamento Escolar. Embora os dois contenham características semelhantes, há diferença na duração: o Planejamento Escolar é um plano de ações em curto prazo (para o ano letivo), enquanto que o PPP estabelece metas para um período de 3 a 5 anos. 
Planejamento é processo de busca de equilíbrio entre meios e fins, entre recursos e objetivos, visando ao melhor funcionamento de empresas, instituições, setores de trabalho, organizações grupais e outras atividades humanas. O ato de planejar é sempre processo de reflexão, de tomada de decisão sobre a ação; processo de previsão de necessidades e racionalização de emprego de meios (materiais) e recursos (humanos) disponíveis, visando à concretização de objetivos, em prazos determinados e etapas definidas, a partir dos resultados das avaliações (PADILHA, 2001, p.30.
O planejamento é o processo, enquanto que o plano e o projeto são o seu produto, refere-se a uma descrição de larga abrangência em termos de tempo e problemática, enquanto que o projeto corresponde a uma descrição de abrangência menor

  1. Como deve ser a avaliação do projeto?  Responda, assinalando a importância do processo avaliativo para a consolidação do projeto.

Resposta: É verificado se os custos compensaram os benefícios, se valeu o esforço e os gastos para conseguir o que conseguiu, se não poderia ter sido feito melhor com menos gastos, com menos pessoal e em menos tempo, isto é, se houve eficiência, se houve resultados diferentes dos esperados, ou melhores do que os esperados. O processo avaliativo é importante para a otimização do projeto, do setor e da organização visando aproveitar ao máximo recursos.

UNIDADE 2

O PLANEJAMENTO EM EDUCAÇÃO E O TRABALHO PEDAGÓGICO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)   pdf (441.7 Kb)   docx (531.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com