TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO - PPP

Casos: PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO - PPP. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  375 Palavras (2 Páginas)  •  461 Visualizações

Página 1 de 2

O Projeto Político Pedagógico é o documento legal e político que define a identidade e a missão da escola, é um acordo coletivo, um conjunto de proposições que define os objetivos a serem alcançados, os princípios, o funcionamento institucional, metas, prioridades, medidas, referências para o trabalho, perspectivas e proposições.

Basicamente, o Projeto Político Pedagógico é um planejamento das ações da escola, um compromisso que reflete as crenças, convicções e o conhecimento da comunidade escolar. Trata-se, não de um documento acabado, mas sempre em desenvolvimento, sempre em construção. É um orientador de princípios e normas que dão vida à ação pedagógica no dia-a-dia da escola.

O Projeto político pedagógico vê a escola como um todo em sua perspectiva estratégica, não apenas em sua dimensão pedagógica. É uma ferramenta gerencial que auxilia a escola a definir suas prioridades estratégicas, a converter as prioridades em metas educacionais e outras concretas, a decidir o que fazer para alcançar as metas de aprendizagem, a medir se os resultados foram atingidos e a avaliar o próprio desempenho.

O Projeto Político Pedagógico é elaborado por toda a comunidade escolar, ou seja, contempla a participação de pais, alunos, funcionários, professores e comunidade em geral, sendo elaborado de forma democrática para que haja representatividade. A participação do professor na elaboração desse documento, que é o norteador de todas as ações da escola, se faz bastante importante porque tornam claras as dimensões pedagógicas e as condições de trabalho docente e torna o Projeto Político Pedagógico exeqüível, ou seja, não adianta um PPP apenas para ter o documento, mas sim aquele que define com clareza quais são os papéis de cada um no contexto escolar, o que gera um comprometimento e melhor desempenho das partes envolvidas.

Além, de se envolver na construção do Projeto Político Pedagógico, o professor deve conhecer o documento realizado pra que não haja diferenciação entre a concepção de educação adotada pela escola e a compreensão sobre a mesma pelo professor, o que resultaria na ausência de unidade entre a metodologia proposta e a prática adotada.

A discussão do tema escola e Projeto Político Pedagógico são importantes nas licenciaturas porque, além de levar ao conhecimento deste importante documento, também prepara os alunos para participarem ativamente do processo de construção das políticas educacionais dentro de uma determinada instituição escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com