TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Político Pedagógico Ou PPP

Artigos Científicos: Projeto Político Pedagógico Ou PPP. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  340 Palavras (2 Páginas)  •  727 Visualizações

Página 1 de 2

Sendo a escola um espaço de formação, o projeto político pedagógico (PPP), se torna essencial para amplificar o bom desempenho do trabalho pedagógico.

Concordemos que, toda escola tem metas e sonhos a serem concretizados. É pensando em alcançar os objetivos que todo escola deve fazer sempre reflexões sobre suas práticas pedagógicas e as implicações dessas na sociedade e no processo de ensino – aprendizagem do discente. Sendo que, para haver uma boa integração entre professor, aluno e família é preciso que haja um planejamento; esse planejamento é Plano Político Pedagógico ou PPP.

O PPP é um documento que detalha objetivo, elaborando ações do processo educativo a ser desenvolvido em busca do melhor desempenho acadêmico do aluno. Esse documento é abrangedor, ou seja, que envolve todos os segmentos da comunidade escolar, portanto, a escola é responsável pela elaboração do mesmo.

Segundo a Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (LDB), Nº 9394/96, de em 1996, prevê que toda escola deve elaborar o plano político pedagógico. Esse planejamento é de competência de todos, ou seja, os gestores deverão certificar – se de um planejamento democrático, o PPP deve ser elaborado pelo Supervisor de ensino, diretor, gestor, coordenador, professores, funcionários, alunos e pais. Tendo a escola autonomia para elaboração do próprio trabalho a ser desenvolvido, onde os gestores podem Possibilitar maior compreensão do processo de ensino-aprendizagem dos alunos, facilitando uma boa integração da comunidade escolar, contudo, visando uma escola mais inclusiva e que se ensina para emancipação do sujeito.

Definição do projeto político pedagógico (PPP):

• Projeto porque se tem a intenção de fazer, reúne reflexões sobre determinados assuntos; conjunto de propostas de ações a serem executas durante determinado período.

• Político por que se refere à ciência ou arte de governar; a escola é um espaço de formação, formação de cidadãos críticos e responsáveis;

• Pedagógico por ser filosofia ou ciência da educação; planejamento de projetos educativos.

O PPP norteia as ações pedagógicas cotidianas, isso porque nele estar definido princípios e normas que rege a escola, sendo, portanto a identidade da escola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com