TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRÁTICA 6 - DETERMINAÇÃO DA RESISTÊNCIA INTERNA DE UMA BATERIA

Pesquisas Acadêmicas: PRÁTICA 6 - DETERMINAÇÃO DA RESISTÊNCIA INTERNA DE UMA BATERIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  639 Palavras (3 Páginas)  •  1.200 Visualizações

Página 1 de 3

1. INTRODUÇÃO

Fontes de tensão e de corrente ideais são fontes que fornecem os valores determinados de tensão ou de corrente independentemente da carga à qual forem ligadas. É possível construir sistemas retroalimentados que percebam mudanças na carga e modifiquem os parâmetros físicos da fonte de forma a manter sua saída constante, embora tais sistemas tenham uma limitação no que diz respeito à velocidade das mudanças às quais ele pode responder.

A forma mais simples de descrever o comportamento de uma fonte de tensão real é representá-la por uma fonte de tensão ideal em série com uma resistência (Figura 1), o que permite caracterizá-la por apenas dois parâmetros: a força eletromotriz (FEM) e a resistência interna r da fonte. A FEM é uma característica do processo interno da fonte que dirige as cargas elétricas contra a diferença de potencial e converte energia de uma forma em outra, e, no caso de uma bateria química, é uma constante característica da reação química envolvida.

A resistência interna representa todos os processos dissipativos que ocorrem dentro da fonte e, portanto não pode ser nula num sistema real.

Uma fonte de corrente ideal poderá ser representada, na forma mais simples possível, por uma fonte de corrente ideal em paralelo com uma resistência. Essa é a representação mais próxima da realidade física de uma fonte de energia elétrica como um gerador fotovoltaico. Entretanto, também podemos representar uma fonte de corrente real, como as que usaremos neste laboratório, pela combinação de uma fonte de tensão ideal e de uma resistência. Neste caso, a resistência é um resistor externo, em geral de alta resistência.

Figura 1: Uma fonte real de tensão ou de corrente pode ser representada por uma fonte de tensão ideal que fornece a tensão em série com uma resistência r. Ao se ligar os terminais da fonte através de um resistor de carga com resistência R fui uma corrente I no circuito.

2. OBJETIVOS

Compreender conceitos relacionados à resistência interna de um dispositivo (pilha e fonte de alimentação), circuitos elétricos e métodos de medidas elétricas e determinar o valor da resistência interna da pilha e de uma fonte de alimentação através da montagem de um circuito elétrico

3. MATERIAIS UTILIZADOS:

• 1 pilha de 1,5 v;

• 2 multímetros;

• placa para circuitos;

• 1 resistor de 10 ohms.

4. METODOLOGIA

Toda bateria ou fonte tem uma resistência interna (r) diferente de zero ligada em série com ela.

Colocar desenho da pilha

*Determinar o valor de R (resistência externa) com um multímetro

9,8 Ω

*Montar o circuito

Para a medição da corrente foi colocado o multímetro na função de amperímetro e em seguida foi colocado o amperímetro em série com o circuito.

Foi montado o circuito conforme a figura 2 foi variada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com